Guia de estilo para conteúdo perfeito na web

Guia de estilo para conteúdo perfeito na web

O MailChimp é um serviço que permite que milhões de usuários possam enviar bilhões de e-mail e eles elaboraram um guia - oficialmente para seus funcio

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O MailChimp é um serviço que permite que milhões de usuários possam enviar bilhões de e-mail e eles elaboraram um guia – oficialmente para seus funcionários, mas, na verdade, dedicado a todos os “escritores e editores” – para escrever bem na web.

Lançado sob Creative Commons precisamente para facilitar a sua divulgação, essas são as diretrizes para escrever conteúdo claro, útil, amigável e adequado: palavras simples, guiadas por um objetivo, escrito como um ser humano e em contexto com a situação.

Simples? Nem por isso, os usuários leem conteúdos demasiadamente na web. E mesmo para um copywriter mais experiente esse guia será útil para atualizar a base de seu trabalho.

Conteúdo e comunicação

Guia do MailChimp sugere forma e substância, ou seja, o que redigir e como fazê-lo, ou seja, conteúdo e comunicação. Em seguida, parte da voz – ser humano, amigável, família – e tom – informal, mas só depois de ter considerado bem o alvo a que se destina – para percorrer o público e chegar à gramática.

Como escrever, então, por MailChimp? Como eles nos ensinaram na escola há muitos anos, pensando em mensagens com frases simples, curtas, parágrafos divididos. Isso seria o suficiente, mas para aqueles que desejam aprender, o guia enumera uma série de itens a serem monitorados, entre superior e abreviaturas, o emoji a formatação de números e datas, a pontuação. Para fechar com um maravilhoso “Escreva de forma positiva.”

Não esquecendo que você deve escrever para a web e seus usuários, hoje: diretrizes, portanto, também de botões, links, menus, formulários, listas, títulos … e SEO. SEO? “Nós escrevemos para os seres humanos, não máquinas”, diz o MailChimp, mas também admite que precisam ser encontrados: organizar o conteúdo em torno de um tópico, use frases curtas, claras e títulos e aberturas e estrutura dos tópicos da página. Parece fácil, mas não foi realmente fácil criar esse guia para nos ajudar.

Escrevendo para a internet. Como e para quem?

É fácil dizer internet. Escrever nos meios on-line postar em redes sociais, escrever e-mails, executar um blog, design do site, traduzir páginas e milhares de outras coisas.

Como escrever um blog? “Bem casual, mas elegante”, a primeira sugestão de que soa melhor, por uma vez, não traduzida; mas também ser pontual, não rir, usar tags generosas e palavras-chave (uma piscadela para WordPress) e estão repletos de imagens. Aplica-se ao blog MailChimp como outro qualquer.

Um pouco mais articulado – e não poderia ser de outra forma, considerando o core business da MailChimp –  como compor um e-mail: nada é esquecido, se desloque dentro de um manual perfeito que não subestima nada, a partir do nome para o rodapé, via o objeto, o cabeçalho, a cópia, a chamada à ação e outros detalhes técnicos que aqueles que recebem um boletim não notam.

Gerenciamento de rede social é um capítulo que, dada a diversidade dos muitos mais ou menos cheios que povoam a internet, só pode ser geral, mas ainda útil, “Faça curto, mas inteligente”, e para aqueles que limitam o número de caracteres, para aqueles que não o fizerem, uma ou duas frases curtas é um bom limite. Criar envolvimento e não exagerar na hashtag. Não existe uma rede social que não se encaixa estas poucas dicas.

Um resumo de como estruturar o seu conteúdo, à luz de todas as boas práticas listadas pelo MailChimp, segue-se um modelo consiste em título, introdução, conteúdo principal e links adicionais. A princípio, um conteúdo e um fim? Décadas se passaram, mas hoje vemos que ainda é escrito como antes.

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