50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 2

50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 2

Aqui vamos nós com a segunda parte da ligação e do Marketing de Conteúdo (você perdeu a primeira parte? Clique aqui). Se a estratégia de marketing de

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Aqui vamos nós com a segunda parte da ligação e do Marketing de Conteúdo (você perdeu a primeira parte? Clique aqui).

Se a estratégia de marketing de conteúdo e as atividades são tão importantes para uma empresa, como é que não há plataformas dedicadas ao fluxo de atividades de marketing de conteúdo? Na realidade, essas plataformas estão:

Gerenciando o processo desde a criação até a distribuição de conteúdo

Plataformas de Marketing de conteúdo têm características diferentes (e preço). Cada plataforma estende variavelmente para cobrir os passos individuais do processo. Estas plataformas permitem:

  • Organizar ideias que se tornarão sua Estratégia de Conteúdo.
  • Encontrar criadores de conteúdo para alimentar seus canais (tais como autores ou produtores).
  • Gerenciar as atividades de gerenciamento de projetos entre os membros da equipe envolvida em Marketing de Conteúdo.
  • Agendar a publicação de conteúdos em diferentes canais (social e de outra forma).
  • Medir o impacto do Marketing de Conteúdo e dos KPIs.

Aqui estão as minhas plataformas favoritas (nota: nem todas têm as mesmas características e eu sugiro que você as teste. Basta usar para saber qual é melhor para você.)

Bônus 1: Se você está procurando algo que vai ajudar na criatividade do e-mail, eu sugiro que você assista o Flash Issue: http://www.flashissue.com/

Bônus 2: Você julga o desempenho de seu conteúdo antes de publicá-lo? Se você escreve em Inglês você deve testar o Inbound Writer: http://www.inboundwriter.com/ e seu mecanismo de previsão.

Curadoria de Conteúdo: Encontre conteúdo para sua estratégia

Uma das coisas mais difíceis de fazer se você tiver decidido fazer Curadoria de Conteúdo, é encontrar o conteúdo adequado. Apropriado para o argumento, mas também adequado para a qualidade. Eu, pessoalmente encontro uma grande quantidade de conteúdo diário sugerido pelo Daily e o Klout.

Estas são duas plataformas que estão muito familiarizadas com as reações dos leitores ao conteúdo para supervisionar a fase de distribuição. Os conteúdos que são sempre sugeridos a um clique. A minha sugestão é tentar o Feedly um excelente leitor de feed. Um sistema muito útil que mostra o feedback dos leitores da plataforma em relação ao único item. Ao longe lembra o PostRank antes do Google desligá-lo.

Uma boa oportunidade para encontrar conteúdo interessante é o Linkedin Pulse. A plataforma reúne excelentes artigos em função do que é muito compartilhado no Linkedin. Então, na sua maioria os conteúdos relacionados com o mundo da profissão (liderança e gestão em tudo). E depois há o Reddit, tornou-se a fossa de qualquer assunto, verdadeiro ou falso. Mas um excelente teste para identificar notícias (verdadeiras ou falsas).

Outra excelente opção é o Buzfeed. Mas se você está procurando algo que é potencialmente viral, mas que mantém um senso (e acima de tudo: não é falso), então o site para você é Upworthy. Para pescar a partir de conteúdo social, independentemente de seu potencial viral, eu uso Tagboard.

Bônus: Se você está interessado em técnicas para aumentar os cliques em seu conteúdo, você deve manter um olho sobre estas duas comunidades: http://inbound.org/ e http://growthhackers.com/

Distribuir Conteúdo: Canais Sociais

Este parágrafo só poderia ser um artigo. Mas, francamente, de ferramentas para a programação de conteúdos em canais sociais há muitas. Então, evitarei uma longa série de testes e vou direto ao ponto com duas ferramentas que uso: Buffer e Postcron. Elas são simples e rápidas. Sem frescura. Entre os dois meus favoritos fico com o Buffer, nascido em torno da ideia simples (e brilhante) de criar a publicação de conteúdo em streaming.

Distribua (ou Rentabilize) Conteúdo: Circuitos de difusão

Além do social, existe a possibilidade de espalhar o seu conteúdo em lugares onde já existem os leitores: outros sites de conteúdo. As mesmas redes que mostram o seu conteúdo, como um apêndice para o conteúdo de alguém, podem ser usadas para monetizar seus artigos. Mas nosso foco é a distribuição. Neste caso uma taxa. As redes são todas mais ou menos iguais em operação. As mais difundidas no mundo são:

Bônus: você está interessado em monetizar seu conteúdo? Sinto muito, esse não é o objetivo principal deste artigo. Mas se você chegou até aqui a partir de um motor de busca apresento um link útil: http://www.vibrantmedia.com/.

Marketing de Conteúdo: Criar conteúdo em vídeo com iPhone e Android

Boa Estratégia de Conteúdo não pode fazer sem o vídeo. Mas capturar momentos interessantes é difícil, especialmente quando se trata de criação de conteúdo que não são rigidamente planejados. Certamente, a GoPro tem melhorado muito a situação. Mas continua a ser uma ferramenta que requer alguma habilidade e experiência. A maioria dos vídeos são criados no local com seu smartphone: iPhone ou Android. Se você, como eu, cria vídeos com o telefone, eu recomendo o Youtube Capture.

É um aplicativo simples e intuitivo, com todas as funções básicas que você precisa. Juntamente com um dos muitos pacotes de equipamentos fotográficos disponíveis na Amazon, é o suficiente para criar vídeos de alta definição em todos os momentos. E se você quiser uma plataforma de conteúdo de vídeo relacionada com as ilustrações, em seguida, o Powtoon faz mais por você: você pode criar um vídeo real animado.

Bônus: se você precisa capturar apenas o áudio, a minha preferência vai para o querido e velho Audacity ( http://audacity.sourceforge.net/ ).

Encontrar autores freelance para artigos, vídeos, fotos

Encontrar escritores freelances para o seu conteúdo é um recurso que já descrevemos acima com referência às plataformas de Gestão de Marketing de Conteúdo. Mas existem algumas plataformas dedicadas especificamente a isso. Uma delas eu conheço muito bem: é a Prolancer. Se a sua fome para escritores freelance vai além das fronteiras linguísticas desconhecidas, eu sugiro que você experimente outras ferramentas abaixo:

Na próxima e última parte vou falar sobre o conteúdo um pouco especial: Imagens e Gráficos. Se você perdeu parte 1, acesse agora: http://novomarketing.org/estrategias/50-ferramentas-marketing-conteudo-parte-1

Já é um profissional de Marketing de conteúdo? A Estratégia de Conteúdo é o seu pão de cada dia? Então, comente e compartilhe as ferramentas que você usa em seu trabalho será útil para mim e para todos os outros leitores.

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    Olá,

    Creio que poderia adicionar mais uma ferramenta à lista “Gerenciando o processo desde a criação até a distribuição de conteúdo”.

    Contentools – Plataforma completa de automação e gestão de marketing de conteúdo.

    http://contentools.com.br/

    Abraços,

    Felipe de Andrade

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