Ferramentas indispensáveis para quem quer ganhar dinheiro na internet

Ferramentas indispensáveis para quem quer ganhar dinheiro na internet

Planejamento e mensuração são palavras-chave quando pensamos em rentabilizar um site. Independentemente do segmento em que se deseja empreender na in

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Planejamento e mensuração são palavras-chave quando pensamos em rentabilizar um site.

Independentemente do segmento em que se deseja empreender na internet, hoje em dia existe uma grande concorrência on-line e, para conseguir destaque entre ela, é preciso pensar em estratégias que vão fazer a sua empresa sair na frente das outras.

Quando uma pessoa procura por um determinado produto ou serviço, ela se depara com uma infinidade de opções. Se essa busca é feita na internet, a quantidade de resultados é ainda maior e entregue de forma mais rápida. Nesse momento, o maior desafio para empreendedores é fazer com que o seu site sobressaia em meio a tantos outros, chamando a atenção do cliente em potencial e fazendo com que ele inicie o caminho para a conversão.

Como fazer meu site se destacar?

Diante de um cenário extremamente competitivo, é comum imaginar que é quase impossível vencer essa disputa pelo cliente. De fato, não é uma tarefa simples entrar na briga com alguns grandes players do mercado, mas há diversos recursos para entender melhor os desejos do seu público e planejar suas ações para atingi-lo em cheio.

Para trabalhar na internet, não bastam boas ideias para ganhar dinheiro. Planejamento e mensuração são palavras-chave quando pensamos em rentabilizar um site. Esses dois passos devem estar presentes na administração de qualquer negócio, mas ainda mais quando se trata de ganhar dinheiro on-line.

O que muitos não sabem é que existem algumas ferramentas – inclusive gratuitas – que fazem toda a diferença nessas etapas e podem ser usadas até mesmo pelos mais leigos, já que são simples e intuitivas. Na lista abaixo, trazemos algumas ferramentas que você não pode deixar de conhecer e utilizar, selecionadas pelo especialista em e-commerce, marketing e negócios Marcelo Pimenta.

4 ferramentas para trabalhar na internet

Google Analytics

O Google Analytics é o ponto de partida e principal referência para quem deseja ser bem sucedido em negócios pela internet. Basta possuir uma conta de e-mail do Google, preencher um cadastro simples e instalar o código de monitoramento em seu site. Em um prazo de 24 horas você conseguirá acompanhar o desempenho e as métricas do site, e descobrirá informações valiosas para o seu negócio, como: a origem dos visitantes e a jornada deles dentro do seu site, que tipo de conteúdo faz mais sucesso, quais palavras-chave mais atraem visitantes, a forma mais eficaz de converter visitantes em clientes etc.

Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta que pertence ao Google Analytics, mas merece destaque devido à sua importância e suas aplicações, que vão além da mensuração do seu próprio site. Com ela, você consegue entender de que forma o público que você deseja alcançar busca pelo seu produto. Ou seja, você conhece exatamente quais são os termos – ou palavras-chave – utilizados pelo usuário para procurar aquilo que você oferece. Você consegue aplicar o resultado de um estudo feito através do Keyword Planner de duas formas: por meio de Adwords (links pagos) ou de SEO (resultados orgânicos).

SEM Rush

Além de estar por dentro dos dados do próprio site, um empreendedor de sucesso deve estudar seus concorrentes. Com o SEM Rush, ferramenta de análise de palavras-chave, essa tarefa fica muito mais fácil. Você pode optar pela versão paga se desejar uma experiência completa, mas a versão gratuita oferece muitas possibilidades de uso, como: listar concorrentes orgânicos e pagos do Google, obter as palavras-chave relacionadas a esses sites, descobrir o custo por clique (CPC) de palavras-chaves, verificar quais palavras-chave orgânicas trazem mais tráfego para um site, etc. Além disso, é possível gerar gráficos para analisar os concorrentes, mostrando o crescimento de tráfego orgânico e por Ads.

De acordo com Marcelo Pimenta, que é embaixador do SEM Rush no Brasil, essa é a ferramenta mais completa para profissionais focados em performance: “Com ela você pode entender detalhes sobre qualquer mercado e qualquer tipo de concorrente possível. Recomendo muito!”, diz.

LikeAlyzer

Se você ainda ignora o poder das redes sociais para converter, está perdendo muito tempo e dinheiro. Se você já está presente nesse ambiente, mas não mensura os resultados desse trabalho, também está deixando de ganhar. Uma excelente ferramenta gratuita para esse fim é a LikeAlyzer, que monitora o desempenho da Facebook Page da sua empresa e o compara com as principais páginas do seu nicho. Através dela, você obtém análises detalhadas e dicas para melhorar sua interação com clientes e prospects.

Se você não adotou nenhuma ferramenta de planejamento e mensuração até então, comece experimentando os três exemplos acima. Explore todas as possibilidades que eles oferecem, passe a ter uma visão mais analítica do seu negócio on-line e prepare-se para ver o seu site crescer.

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