Estratégia de mídia social: a regra dos 5C para garantir o sucesso

Estratégia de mídia social: a regra dos 5C para garantir o sucesso

Marketing é cheio de letras e números: 4P, 4S, 4V não são códigos simples, mas as diretrizes reais para uma estratégia de sucesso. Enquanto os quatro

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Marketing é cheio de letras e números: 4P, 4S, 4V não são códigos simples, mas as diretrizes reais para uma estratégia de sucesso. Enquanto os quatro Ps significam: “produto, preço, praça, promoção”, os quatro S dizem: “velocidade (speed), serviço, a satisfação, a sinceridade”, e por último mas não menos importante, o V: “variação, versatilidade, valor, vibração”. 

E para a estratégia de mídia social? Quais são as regras mais úteis para se manter em mente?

Hoje apresento os 5C, os cinco requisitos que uma estratégia de mídia social deve ter para ser bem sucedida.

Tomando uma sugestão do WeRSM, hoje vou explicar os 5C que não pode faltar em seu vocabulário.

Conteúdo

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Parece realmente trivial, é verdade, mas, considerando que muitas marcas, não propõe conteúdo original o que é certo colocar este C na primeira posição. 

Nunca se esqueça de que o conteúdo é o rei indiscutível do mundo social: você pode ter excelentes planos editoriais, excelente serviço de assistência social, e talvez você ainda melhor em técnicas de otimização e esforços.  Mas, sem um conteúdo de valor não existe uma estratégia de mídia social.

Consistência

Consistência, o segundo C indica a necessidade de ficar conectado com o público-alvo. É inútil ter um conteúdo que iria gravar um pico de ações para adolescentes, quando o seu alvo são os boomers próximos da aposentadoria. 
Também falando sobre estratégia de mídia social, é ser coerente com a comunicação, ou organizá-la em uma visão geral sobre os diversos canais, tendo em conta as inovações contínuas.

Conversa

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A comunicação social não é unidirecional. Temos de buscar constantemente a conversa com seu público: Envolva o seu público essa é a lei.  Monitorado o conteúdo que atingiu a atenção do seu público.

Use os canais como forma de interação social, sempre de responder quando os usuários fazem perguntas ou críticas.

Atendimento Ao Cliente (consumer service)

Diretamente relacionado com o ponto anterior, o C de serviço ao cliente, indica a necessidade não só para falar, mas para cuidar de seu consumidor materialmente.

Bons exemplos disso são dados no Twitter por muitas marcas que interagem com o consumidor, dando serviços adicionais sobre as questões sociais e de atendimento, fazendo com que o consumidor se sinta parte de algo. 

Isto confirma o que alguns estudos argumentam, que mais de 70% dos usuários no Twitter procuram uma resposta para os seus problemas com as empresas, em vez de voltar-se para os números verdes.

Gestão de Crises (crisis management)

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Por último, mas certamente não menos importante, o C de gestão de crises (crisis management). Nenhuma estratégia é previdente, se chegou ao deslizamento (inevitável, acontece às vezes até mesmo com os melhores) peço apenas que não entre em pânico. 

Você tem que saber como lidar com uma falha épica, de vez em quando, e não barricavél ao clichê: “Qualquer publicidade é boa publicidade“. Sempre que você pensa nesta frase um especialista em reputação de marca morre.

E você? Já usou estes 5C ou irá começar a incluí-los em sua estratégia de mídia social?

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