Estratégia de marketing de conteúdo: Como definir de maneira eficaz

Os investimentos em marketing de conteúdo estão sempre aumentando. Para conseguir um bom marketing com resultados você precisa criar conteúdo atraente

Marketing Digital: garantia vs. metas
A Morte do Social Media: O cliente Social Media
Ame de Novo: campanha da Petz dá um outro significado para tatuagens de nomes

Os investimentos em marketing de conteúdo estão sempre aumentando. Para conseguir um bom marketing com resultados você precisa criar conteúdo atraente, emocional, denso e significativa. 
Mas como planejar e entregar conteúdo valioso?

Cada ação de marketing de conteúdo deve ser desenvolvida a médio ou longo prazo e inserida numa estratégia precisa.  Desenvolver uma estratégia permite medir os resultados e verificar o retorno real do investimento. 

Pergunte a si mesmo algumas perguntas-chave e responda de forma concreta e oportuna:

  • Quais os benefícios gerados para o seu negócio através de marketing de conteúdo?
  • A quem quer chegar?
  • Como capturar seu alvo?

Passo 1: Defina os objetivos

Se você quer obter o valor do que você está criando, você deve ter objetivos claros a serem alcançados. Qual é o seu ponto? O que você quer conseguir com suas atividades de marketing de conteúdo?

Em particular, a definição dos objetivos no âmbito de uma estratégia para o conteúdo é:

  • Aumentar o conhecimento da marca;
  • Atrair novos clientes;
  • Gerar tráfego para o website;
  • Aumentar a taxa de conversão.

Passo 2: Conheça o seu alvo

estrategia-content-marketing

Você realmente conhece as pessoas que estão destinadas o seu conteúdo? 

Um passo fundamental para ter um marketing de conteúdo realmente eficaz, é conhecer o público-alvo que você está alvejando: ouvi-lo, se identificar com ele, saber perfeitamente quais são os seus hábitos e desejos.

Compreender os códigos culturais do seu público, os interesses e os desejos das pessoas permitirá que você crie um conteúdo que pode realmente estimular e envolver.

Passo 3: Estabelecer prioridades e planejar o seu conteúdo

content-estrategia

Mais não é sempre melhor. Não tente resolver muitas questões ao mesmo tempo. Centre-se na criação de conteúdo em aspectos fundamentais. Uma boa maneira de criar conteúdo valioso é alimentar seus canais de marketing com uma abordagem pilar e tipo de conteúdo. 

O conteúdo deve ser denso e rico em ideias, definir um tópico específico e interessante de forma completa, profunda e abrangente.

É “como” estilo de conteúdo que visa dar valor e conhecimento de uma forma abrangente e sólida, como um pilar. E se faz isso com imagens, texto, vídeo, infográficos, podcasts, pós, etc.

content-pilar

Passo 4: envolver o seu público

Depois de definir os objetivos de negócios, determinado o seu alvo e estabeleceu o perfil das pessoas que você está segmentando, vai ser mais fácil de entender o que eles precisam e como suas atividades de marketing de conteúdo irá envolver e construir lealdade.

Você tem que direcioná-lo para uma comunicação envolvente, participativa, emocional; uma comunicação que fala ao coração de pessoas.

Passo 5: Atribuir funções e responsabilidades

content-seo

Criar um fluxo de trabalho simplificado de conteúdo é um dos maiores desafios. Para qualquer conteúdo que você planejar, identifique as pessoas responsáveis por: 

  • A criação de conteúdos
  • Aprovação de conteúdo
  • Planejamento de Conteúdo
  • Publicação de Conteúdo
  • Gerenciamento de Conteúdo
  • A mídia social
  • SEO
  • Análise de desempenho

Marketing de conteúdo, assim como mídias sociais, são importantes atividades de marketing. Elas não podem ser rebaixadas a “quando você tiver um tempo” porque nunca temos um tempo extra.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: