Os 17 erros mais comuns em blog corporativos

Os 17 erros mais comuns em blog corporativos

Um blog corporativo é por si só, uma ferramenta útil se você estiver interessado em ir um pouco além da estratégia on-line da startup. Por exemplo, é

Renaming: cerveja Budweiser muda o seu nome para: “America”.
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Um blog corporativo é por si só, uma ferramenta útil se você estiver interessado em ir um pouco além da estratégia on-line da startup. Por exemplo, é interessante para posicionar a startup como líder no nicho, desenvolver relacionamentos com clientes ou gerar um intercâmbio de ideias entre prospects e clientes. No entanto, um blog pode ser também o centro da nossa estratégia de mídia social, de modo que ele se alimenta de Twitter, Facebook, LinkedIn , etc. e gera vitalidade.

Embora seja desejável para uma organização operar este canal de comunicação, cada vez mais valorizado pelos clientes, nunca deve ser tratado com uma obrigação,mas como uma oportunidade. Em nenhum momento você deve lançar um blog corporativo apenas porque você acha legal ou porque os outros fazem.

Embora seja importante saber sobre experiências bem sucedidas e avaliar se uma iniciativa semelhante poderia ser, ou não aplicada, a primeira coisa a fazer é acreditar na ferramenta. E aprender a usar a ferramenta de forma eficaz e eficiente.

Grandes erros feitos na implementação de um blog provocam precisamente ignorância. Estes são alguns dos principais:

1 – Começar sem estratégia

Não lance um blog corporativo de forma desesperada. Mesmo que no início apenas algumas pessoas o visitam, é provável que estes sejam os clientes ou potenciais clientes da nossa startup.

Quando pensar sobre a estratégia de um blog corporativo, leve em conta os seguintes tópicos:

  • É adequado um blog para o meu negócio?
  • Que objetivos eu quero alcançar?
  • Estou disposto a alocar os recursos necessários?

Com base nestes objetivos poderemos avaliar a abordagem que vamos dar o nosso blog: vendas / marketing, relacional / posicionamento corporativo ou cliente. Como as possibilidades são diversas, temos de considerar exatamente o que você deseja receber o seu início.

2 – Não integrar o seu blog com o seu site

Não integrar seu blog com o site da sua startup pode ser prejudicial por vários motivos:

Search engine optimization (SEO)

Uma das maiores vantagens dos blogs corporativos é o seu impacto na otimização dos mecanismos de busca. Cada novo artigo cria uma nova página web que pode ser indexada nos motores de busca, e que ajuda você a encontrar o seu público-alvo, de modo que ajuda as pessoas que estão realmente interessadas no seu blog corporativo. Assim, todos os bons resultados de SEO que você gerar a partir do seu blog automaticamente beneficiará o seu site. 

Marca

Há alguns pontos negativos associados com hospedagem do blog separado do site da startup que afeta a marca da sua startup. Primeiro mesmo se o blog estiver linkado no menu de navegação principal do seu site, os visitantes são enviados para um site completamente diferente, cujos elementos não estão em linha com o design e o branding do seu site e pode resultar em confusão. Além disso, enviar os visitantes para um blog hospedado em uma plataforma livre pode levar à percepção de marca não confiável, que afeta diretamente a credibilidade do seu negócio.

Centralização

É possível que tenha hospedado o blog corporativo em uma url separada e criado um vínculo no menu principal do site da startup. A melhor prática foi vista no ponto anterior, você está enviando seus visitantes para longe de seu site. Isso é totalmente contrário ao objetivo geral de atrair visitantes usando o seu blog corporativo como isca. Finalmente, o envolvimento deve ocorrer no blog para que os visitantes associem sua marca.

Não se concentre em ter um grande blog. Concentre-se na produção de um blog que seja ótimo para os seus leitores.

( Brian Clark )

3 – Mensagem focada no produto

O projeto é importante, é ainda mais o conteúdo, se queremos interagir com o nosso público. Temos que lembrar que o blog não é uma vitrine para a promoção dos nossos produtos ou serviços.

Publicar conteúdo centrado no produto ou na startup é bom, se for um blog de notícias e / ou de um determinado produto. Como indica o título deste post me refiro a blogs corporativos que te permite mostrar se como um líder de opinião ou do perito. Se o blog for centrado basicamente em produtos, os visitantes o penalizarão.

Se as pessoas estão visitando seu blog na esperança de encontrar conteúdos educativos e tudo o que encontram são artigos que falam sobre como são maravilhosos seus produtos e serviços, você não vai alcançar os mesmos objetivos ou atrair tantos leitores como você publicar conteúdo educativo sobre o mercado.

4 – Publicar raramente e de forma inconsistente

Startups que mais se beneficiam de blogs corporativos são aquelas que publicam conteúdo com frequência e de forma consistente. Criar de um blog que realmente gerará benefícios para o seu negócio leva tempo, esforço e dedicação.

Além disso, existe uma correlação direta entre a frequência de trafego e de publicação, e os leads. Quanto mais vezes você atualizar o conteúdo do seu blog, mais tráfego você vai ser capaz de gerar e, consequentemente, provocará um aumento no número de suas ligações. Negligenciar seu blog, em vez de mantê-lo atualizado com novos conteúdos, significa perder muitos clientes em potencial, compradores ou oportunidades de negócio.

5 – Publicar conteúdo que foge a temática do blog

Um blog sem um propósito claramente definido ou abordagem terá sérias dificuldades para seguir adiante. Se o seu objetivo é criar uma comunidade de assinantes, leitores e fãs para cultivar, a fim de um dia se tornarem clientes, é preciso dar-lhes razões para voltar.

Não há dúvida que você queira que as pessoas encontrem o que elas buscam quando visitam o blog. Este blog, por exemplo, virá a encontrar recursos e informações sobre blogs corporativos, Marketing de Conteúdo, Social Media – e esse é o objetivo do blog.

6 – Conteúdo limitado

Embora, já tenho dito, as pessoas olham para a coerência da abordagem de um blog, você também precisa manter o seu interesse através do tipo de informação que você publicar. Um Blog deve fornecer aos assinantes diferentes formatos, como imagens, vídeos, infográficos, documentos… As pessoas gostam de consumir informações de forma diferente, e se você não oferecer variedade, você está limitando o escopo do seu conteúdo apenas para as pessoas que consumem informação como texto. Além de compartilhar informações sem alterar o meio pode transformar seu blog em um blog chato e monótono.

7 – Não incentiva a participação ou envolvimento

Se o que queremos é que o blog morra no nascimento, é melhor criar e não intervir nele. Mas se estamos a cumprir o nosso objetivo devemos atualizar imediatamente o seu conteúdo. Se todos os dias, muito melhor: começar novos tópicos (para uma MPE, um post por dia seria suficiente), horários de atualização de conteúdo atraente.

Isto é, sim, para atrair o interesse. E, claro, responder a todos os comentários que chegam e responder as perguntas ou participar das discussões e conversas, respondendo às críticas… Não há nada mais prejudicial para uma startup que um cliente sem respostas. Blogs são um elemento social, e funcionam como um megafone, em vez de uma plataforma para comunicação bidirecional.

8 – Nenhuma relação com outros blogueiros

Há um grande grupo de profissionais altamente influentes em seus setores. Conhecê-los e iniciar relações com eles (visitando seus blogs e comentando) é importante para construir a confiança.

9 – Descuidar do SEO

Como afirmei no erro #2 (não integrar o seu blog com o seu site), uma das maiores vantagens de blogs corporativos é a sua influência positiva sobre a otimização para mecanismos de busca. Se não conhece as várias maneiras de otimizar seu blog para os mecanismos de busca, você está perdendo uma grande oportunidade de aumentar a sua classificação para determinadas palavras-chave relevantes para o seu setor e aumentar o seu tráfego de buscas orgânicas.

10 – Implementar um projeto ruim

Você sabe que o conteúdo do blog tem que ser incrível. No entanto, um projeto ruim pode arruinar até mesmo os melhores conteúdos. Olhe isto deste modo: você compraria um carro de luxo e conduziria quatro pneus totalmente carecas? Talvez você fosse capaz de ir mais rápido, mas não tanto como você faria com as rodas em bom estado. Um blog com um design claro e centrado na obtenção de leads vai ajudá-lo a melhorar o desempenho de sua estratégia de conteúdo.

11 – Títulos pouco atraentes

Um grande título pode fazer a diferença entre um artigo que levanta algumas visitas e um artigo que gera centenas de hits. Embora o título não seja a única parte importante do blog, geralmente é a carta que você tem a oferecer para os potenciais leitores sobre o conteúdo. Escrever títulos cativantes é uma arte. Por isso é melhor que você tenha certeza de que o título seja bom o suficiente se você deseja obter centenas de cliques.

12 –  Estabelecer colaborações

Vamos enfrentá-lo, é relativamente fácil sentir a pressão de publicar conteúdo em uma base regular, mesmo que esteja querendo desistir. Isso também pode ser perigoso, porque você já sabe o valor que o blog pode ter e quanto pode beneficiar o seu negócio. Além disso, um blog escrito por uma pessoa traz uma perspectiva única e individual e pode levar a uma perda de interesse pelo o conteúdo do blog.

13 – Não otimizar a geração de leads

Dependendo da natureza do seu negócio, o seu blog corporativo pode se tornar uma importante fonte de leads. Se você não está otimizando seu blog com ofertas atraentes e as chamadas à ação, você está perdendo a oportunidade de gerar leads, o que diminui o ROI de seu blog.

14 – Não promover o seu conteúdo em mídias sociais

Ao não promover o conteúdo do blog através de plataformas de mídia social, você está perdendo a oportunidade de alcançar um grande número de leitores que possam estar interessados ??em seu conteúdo e até mesmo aqueles que não tinham conhecimento de sua existência. Se você está investindo muito tempo e esforço em seu blog, mas não o promove, você está desperdiçando o potencial do seu blog.

15 – Ignorando o analytics do blog

Analisar de seu blog pode lhe dar informações valiosas sobre o seu sucesso e ajudar a justificar os esforços investidos de sua responsabilidade ou de seu endereço comercial. Também pode ser útil para determinar quais temas, títulos e tipos de artigos tem tido melhor aceitação. Por não analisar esses dados, você está ignorando as informações e dados que podem melhorar o seu blog.

16 – Não tentar variações sobre os elementos do blog

Recusando-se a testar vários elementos você pode estar prejudicando o crescimento de seu blog, pois você está perdendo informações e oportunidades para melhorar seu desempenho. O fato de que um CTA (call-to-action) ou o projeto parece estar funcionando bem, não quer dizer que não possa ser melhorado. Mesmo o mais simples teste pode resultar em melhorias significativas.

17 – Esperar o sucesso da noite para o dia

Entregar-se antes do tempo significa que está perdendo uma grande oportunidade para gerar leads e novos clientes. Fazer com que seu blog forneça os resultados esperados é algo que é alcançado em longo prazo e não acontece durante a noite.

Precisa de ajuda?

Será que estes erros refletem a realidade do seu blog? Gostaria de corrigir, mas não sabe como? Você está pensando em lançar o seu blog corporativo e não sabe por onde começar? Escreva-me, eu vou ser feliz em ajudar!

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    Olá, parabéns pelo post!
    Acompanho você pelo twitter e gosto muito das suas publicações.
    Estou reformulando o site da minha empresa e estou pensando em começar com um blog. Tenho estudado bastante, mas ainda não dei o start. 🙁

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    achei bom de mais suas dicas e sugestoes quero reformular o site da minha emprea e estou pensando em começar com um blog quem sabe mas tenho aprendido muito com vcs.e quero continuar aprendendo parabems.

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