E você, o que compartilha?

E você, o que compartilha?

Quem já nos acompanha a alguns anos, se recorda que o Joga o Job levantava a bandeira do compartilhamento e já ditava uma tendência ao dizer "Se o seg

Produtividade: 5 dicas para escrever releases mais eficientes e convertê-los em vendas
Empreendedorismo: os ensinamentos do motociclismo no mundo empreendedor
Empreendedorismo: só a tempestade revela o verdadeiro navegante

Quem já nos acompanha a alguns anos, se recorda que o Joga o Job levantava a bandeira do compartilhamento e já ditava uma tendência ao dizer “Se o segredo é compartilhar…”.

“Sim, Kadu. Isso eu já sabia. Nós, brasileiros, adoramos compartilhar informações nas redes sociais digitais. Conta uma novidade!”

Não! Eu não estou aqui para falar sobre o compartilhamento de suas fotos das férias no ~feice~, e sim, sobre a Economia de Compartilhamento. Esta modalidade comercial já é realidade (graças aos deuses!) e estamos acompanhando o surgimento de ótimos serviços voltados ao P2P (pessoa para pessoa).

Como estamos falando hoje sobre compartilhamento, divido com você alguns dos serviços que conheço e recomendo.

Compartilhando a casa

Que tal realizar um intercâmbio sem sair de casa, recebendo pessoas de fora? Ou então, viajar para qualquer outro lugar no mundo e se hospedar na casa de alguém sem pagar nada por isso? Pois é! Isso é possível graças ao Couchsurfing. O serviço, no ar desde 1999, permite esta incrível possibilidade de se hospedar em qualquer canto do mundo gratuitamente e em troca, hospedar pessoas em sua casa.

Sou suspeito para falar, pois o utilizo desde 2009, e vejo ali uma comunidade muito confiável e engajada. Vale à pena conhecer!

compartilhando_casa_couchsurfing

Compartilhando coisas

Imagine-se na seguinte situação: você compra um quadro super bacana pela internet e, ao chegar a encomenda, se dá conta que não tem uma furadeira para pendurá-lo na parede. Ao tentar conseguir emprestado com algum amigo ou familiar, também não obtém sucesso. E agora, quem poderá defendê-lo? Não, o Chapolin Colorado não existe.

Então para te ajudar com este e outros perrengues domésticos, lhe apresento o Tem Açúcar?, um sensacional serviço que permite que os usuários emprestem e solicitem coisas emprestadas na vizinhança. Baseado na localização através do CEP, o Tem Açúcar? mostra o que seus vizinhos estão precisando, além de permitir que você realize solicitações de empréstimos a estes. Genial, né?

compartilhando_coisas_temacucar

Compartilhando tempo

Sim! Já é possível e eu não estou ficando maluco. Se você ainda não ouviu falar no Bliive, te convido a conhecer logo. Nele você pode dedicar seu tempo a outra pessoa, compartilhando com ela alguma habilidade sua, como cozinhar, tocar um instrumento, praticar um idioma, entre outras atividades e hobbies. Aqui o céu é o limite. Você pode ensinar e aprender uma infinidade de coisas, a partir da troca de tempo. Que tal?

compartilhando_ctempo_bliive

Compartilhando o espaço de trabalho

Mesmo com os já consagrados espaços de coworking, muitas pessoas ainda preferem o aconchego do home office.

Porém, todo esse conforto também conta com suas desvantagens, onde trabalhar sozinho é uma delas. Por isso, serviços como o Hoffice e o SpareChair nasceram para que as pessoas possam compartilhar também as suas casas com outros profissionais. Trabalhar sozinho nunca mais!

compartilhando_espaco_trabalho_hoffice

compartilhando_espaco_trabalho_sparechair

Compartilhando 1 dia da rotina profissional

E você pudesse experimentar uma nova profissão ou ofício por um único dia? É exatamente esta a proposta do Lifetramp. Nele, há profissionais dos quatro cantos do globo dispostos a compartilhar um pouco do seu dia-a-dia com outras pessoas que se interessam em conhecer a profissão que exercem. Aqui no Brasil inclusive, já tem muita gente cadastrada por lá oferecendo um dia de muitas trocas profissionais. Recomendo bastante.

compartilhado_casa_lifetramp

E você, o que acha desta tendência crescente pelo compartilhamento? É mais uma modinha ou algo que veio pra ficar?

Conhece algum outro serviço similar a estes? Compartilhe com a gente aqui embaixo. 😉

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: