6 dúvidas sobre marketing de conteúdo e como superá-las

6 dúvidas sobre marketing de conteúdo e como superá-las

A estratégia de marketing de conteúdo é um estimulante, criativo e vai ajudá-lo a perseguir grandes objetivos, tais como o engajamento social, o recur

Marketing Digital: como “vender” o serviço?
3 ferramentas interativas para o marketing de conteúdo
Animação: As aventuras de um cãozinho chamado… Bom, assistam.

A estratégia de marketing de conteúdo é um estimulante, criativo e vai ajudá-lo a perseguir grandes objetivos, tais como o engajamento social, o recurso certo para os olhos do usuário, bem como a autoridade e não menos importante, melhor tráfego para o site.Conteúdo feito para a direita, em seguida, pode realmente ser a chave para melhorar a presença online de uma empresa.

Como qualquer negócio de “vanguarda” na web, você se acostuma a não obter resultados imediatamente, mas apenas depois de cuidadosa atenção aos detalhes, do que é produzido e como é comunicado, até mesmo o marketing de conteúdo é colocado nessa área tornando-se a atividade promocional, definitivamente, produz resultados, mas requer um pouco de tempo para colher os primeiros frutos.

Este aspecto do “não imediatamente”, a ausência de uma só vez e “converte o quê?”, na verdade faz com que as atividades sejam difíceis de serem desenvolvidas e, muitas vezes, é deixada de lado para usar sempre os mesmos velhos instrumentos que medem os resultados

Isso, no entanto, não significa que o marketing de conteúdo seja uma disciplina adequada para as empresas, um desperdício clássico de tempo, o que torna impossível alcançar os objetivos de negócio, de fato! Absolutamente estratégias que falam ou resultados elevados, mesmo o melhor e duradouros do que “o habitual”, o único inconveniente é que ele requer um pouco de “mais tempo e dedicação.

Em minha experiência, tal como promotor, comunicador e criador de campanhas de marketing de conteúdo, para mim e especialmente para meus clientes, em interface com os mais variados tipos de projetos uns com os outros, em diferentes setores, trazendo algumas preocupações.

Decidi dizer, com base em meus contatos, quais são os principais problemas na fase de arranque, relacionados ao marketing de conteúdo.

duvidas

1. custos

Um dos problemas que mais assombra as empresas, seja por causa da crise, quer restrições ao investimento, são os custos. O marketing de conteúdo sendo uma atividade que não é baseada em qualquer ferramenta padrão ou “embalado” na verdade não lhe permite pensar em termos orçamento, porque cada ação oferece um custo não definido e que varia de acordo com o tipo de conteúdo.

Quer se trate de conteúdo para as páginas sociais, e-book ou infográficos (animado / estático), criação de conteúdo envolve custos que incluem a participação de uma equipe de trabalho, criativa e operacional, por isso temos de pensar em termos de qualidade do produto criado e profissionalismo. 

Um produto pobre redefine o custo do investimento, porque o usuário aprendeu a reconhecer o que ele gosta e o que ele quer compartilhar. O conteúdo deve ser grande para ser bem-sucedido.

2. ROI a longo prazo

Outra preocupação é a medida de quanto em termos de um investimento leva a conversão no conteúdo. Como já referi, são ativos que não podem ser “medidos” com certeza: A divisão conteúdo, Intuição, o estudo detalhado de foco da empresa e detecção sensível do argumento para o público, e avaliar o sucesso da atividade.

Nada menos do que imediato, mas minha experiência me leva a dizer que a análise em profundidade a 360° do comportamento do usuário, do social para o blogs e monitoramento de conversas, permite-lhe criar produtos que quase certamente irão produzir um resultado.

3. Incapacidade de gestão

Quando o nosso papel se torna consultivo e não operacional, a preocupação dos gerentes de marketing corporativo é a incapacidade de ser capaz de gerir diariamente ou mensalmente, dependendo do tipo estratégico, as ações de conteúdo.

O principal problema é que não existe tempo necessário para monitorar o progresso da estratégia, ou seja, coordenar departamentos de criação e operacionais, para obter os produtos no momento certo e espalhar o conteúdo de forma otimizada. Se você sabe de antemão que não têm os recursos para ajudar a gerir tudo, melhor sair ou contar com analistas externos.

4. Não descarte pessoal devidamente treinado

Existe uma percepção da inadequação pessoal da empresa em relação a incapacidade dos recursos próprios serem capazes de produzir conteúdo, de alto padrão, com uma base muito específica porque talvez estejam envolvidos em outras atividades.

Lembre-se, que as ações de marketing de conteúdo podem ser realizadas em intervalos não inferiores a seis meses, assim, a criação constante durante o período é essencial, obviamente, associados à qualidade. Neste caso, precisamos desenvolver o senso crítico para a capacidade / habilidades que podem ter a empresa, se o julgar conveniente, melhor se concentrar em outsourcing.

5. Falta de ideias

Acontece com qualquer a falta de inspiração para continuar. Mesmo em matéria de marketing conteúdo elas não são infinitas e, mais cedo ou mais tarde, especialmente se a estratégia é levada a cabo por tanto tempo, corre o risco da escassez de ideias.

O que fazer sobre isso? Você tem que pensar em termos de reutilização. Quando você cria um produto que não deveria fazê-lo para ser um fim em si mesmo, ou melhor, que se esgote rapidamente, mas para criar uma espécie de bloco “não completo”, que pode ser revisto e modernizado em uma data posterior.

6. Comentários negativos dos clientes

Finalmente, talvez menos importante, é a ideia de que um conteúdo estudado e cuidadosamente trabalhado para ter sucesso, possa ser apontado como ridículo, desinteressante pelos usuários, clientes potenciais. Este não é um problema absoluto porque eu digo por experiência própria que um conteúdo mal feito é simplesmente ignorado por usuários (que é talvez pior). 

Assim, o maior problema a ser analisado é a perguntar “porque o conteúdo não foi bem sucedido?” E uma vez com a resposta a esta pergunta, rever o projeto.

Você também tem essas dúvidas a respeito das estratégias de marketing de conteúdo? Você quer adicionar algo sobre isso?

COMMENTS

WORDPRESS: 3
  • comment-avatar

    6 dúvidas sobre marketing de conteúdo e como superá-las https://t.co/Bsq5M2rPOB | https://t.co/Vb7zvEks7a

  • comment-avatar

    6 dúvidas sobre #marketingdeconteúdo
    https://t.co/4o554oWLuU

  • comment-avatar

    Ótimo conteúdo!
    Excelente artigo.

  • DISQUS: