5 dicas de nichos de mercado para startups

5 dicas de nichos de mercado para startups

Um dos grandes desafios para as startups é encontrar um mercado que possa oferecer grandes retornos financeiros e no qual se tenha pequena concorrênci

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Um dos grandes desafios para as startups é encontrar um mercado que possa oferecer grandes retornos financeiros e no qual se tenha pequena concorrência, o que amplia as possibilidades de sobrevivência deste tipo de empreendimento. Esta situação “privilegiada” de atuação, na visão dos especialistas em marketing, pode ser construída à medida que o empreendedor busca segmentar os mercados até o ponto da definição de nichos para sua atuação.

De um ponto de vista estrutural, a estratégia de nicho é a mais usual para a pequena empresa. As médias e grandes empresas interessam-se até o nível do segmento de mercado, raramente até o nicho, pois entendem que este não é lucrativo. Os altos custos fixos e a envergadura de uma grande corporação exigem uma massa crítica de clientes que, salvo algumas exceções, não justificam uma operação para nichos de mercado.

Dessa forma, os mercados de nicho acabam possibilitando a entrada de apenas um ou dois grandes players e permitindo a adesão de uma vasta rede de pequenas empresas. Vários exemplos podem ser oferecidos, da indústria de alimentos ao varejo, de softwares a serviços em geral.

nichosdemercado

Nestes casos, você pode aproveitar algumas técnicas que te auxiliam a fazer barulho, ficar ao topo de algum nicho mais concorrido.

1 – TRABALHAR MUITO

Entrar em um nicho muito concorrido significa que você terá que ficar na frente de pessoas que já se iniciaram no assunto há algum tempo. Por isto, sempre que pensar em iniciar num nicho concorrido, deve ter em mente que você precisará trabalhar dobrado para ficar na frente de toda essa galera.

E esse “trabalho pesado” pode significar um bocado de coisa: escrever mais, divulgar mais, correr atrás de backlinks com maior frequência e assim por diante.

Vale a pena entrar em nichos concorridos principalmente se você tiver um tempão de sobra no momento ou não esteja trabalhando em tantos projetos.

2 – QUE DOMÍNIO ESCOLHER

Então, esta é uma boa oportunidade para você assinar domínios alternativos aos já registrados para uma palavra-chave e se iniciar da melhor forma possível em um nicho relativamente concorrido.

Um exemplo: caso o domínio com a palavra-chave “wordpress templates” já tenha sido pego, você poderia pegar o domínio “templates wordpress”. Claro que isto é apenas um exemplo, e provavelmente os dois domínios já foram pegos com as principais terminações do mercado (.com, .net e .org).

3 – INVESTIMENTO NO SEU TRABALHO

É isso mesmo! Não existe maneira mais rápida de começar a bater de frente com a concorrência já estabelecida do que investir monetariamente em seu de nicho. Você pode fazer isto de diversas maneiras, mas como estamos falando de investimentos que otimize o SEO de suas páginas (o que é o mais importante em um Blog de Nicho relativamente novo), aqui vão algumas dicas de como você pode gastar seu precioso dinheiro em um novo projeto de nicho:

  • Compre posts pagos em blogs de assunto igual.
  • Compre artigos prontos de freelancers interessados em produzir conteúdo relacionado a algum assunto que você almeje.

blogmarketing

4 – EXPLORAR O MARKETING DE GUERRILHA

O que chamamos de Marketing de Guerrilha é um conjunto de técnicas que podemos utilizar quando precisamos atacar e vencer um oponente muito mais forte (um site já estabelecido na keyword que atacamos, por exemplo). Também busca a atenção das Mídias Sociais para estourar em qualquer mercado. É a o que a própria palavra “guerrilha” se refere, e podemos aproveitar este tipo de marketing de uma forma mais leve, para o nosso nicho.

Algumas técnicas usadas por verdadeiros guerrilheiros dentro da web podem ser:

  • O lançamento de virais (ou, mais precisamente, de mini-virais, caso nossa pretensão não seja muito grande).
  • A divulgação offline.
  • Fazer uma propaganda “escrota” ou que chame MUITO a atenção.
  • Promover sorteios chamativos. Um exemplo: se o seu novo blog de nicho aborda “copos de vidro”, mande um copinho bem trabalhado para cada primeiro comentarista dos posts por uma semana. Isto já pode atrair a atenção das Redes Sociais rapidinho.

5 – CONTEÚDO EXCLUSIVO

Escreva artigos com assuntos jamais vistos em qualquer parte da web ou em qualquer site que esteja competindo com você. Voltando ao exemplo do nicho dos “copos de vidro”, você pode:

  • Criar uma lista de e-mail para qualquer um que deseje saber mais sobre copos de vidro inusitados, criativos ou baratos.
  • Trabalhar em posts com títulos atraentes, como: “Lista dos 10 copos de vidro mais incríveis já produzidos”, “50 tipos de copos de vidro que qualquer mãe gostaria de ganhar”, e assim por diante.
  • Criar um wallpaper com imagens de copos de vidro.
  • Lançar um e-Book mostrando as melhores formas de comprar copos de vidro pela internet (e aproveitar a deixa para promover Programas de Afiliados).

Estas são apenas algumas dicas rápidas que retirei da minha cuca agora, para um nicho extremamente estranho (hehe!), mas vocês podem aproveitar os insights para pensarem em algo inovador (ou copiarem as ideias em seus próprios nichos!).

Iniciar um blog em um nicho concorrido e já devidamente estabelecido é um pouco difícil atualmente, mas se você batalhar MESMO e seguir sempre que puder todas as 5 dicas citadas acima, terá um campo muito amplo para agir e passar por cima da concorrência enquanto ela estiver “dormindo”. Nunca desista de um bom de nicho!

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    Parabéns pelo as dicas, foram muito importantes, principalmente para mim que seu iniciante

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    muito obrigado adorei me ajudou bastante

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