4 dicas para uma estratégia de marketing no Facebook

4 dicas para uma estratégia de marketing no Facebook

Promover o seu negócio no Facebook com uma estratégia clara? Funciona? Se você não tem uma estratégia clara com metas mensuráveis, não é possível aval

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Promover o seu negócio no Facebook com uma estratégia clara? Funciona? Se você não tem uma estratégia clara com metas mensuráveis, não é possível avaliar o retorno do seu investimento de tempo e recursos em mídias sociais.

Suas atividades de marketing não devem continuar apenas no Facebook, mas devem ser enquadrar dentro de uma estratégia mais ampla para alcançar os objetivos.

Andrea Vahl, Community Manager da Social Media Examiner e co-autor do livro “Marketing Facebook All-in-One for Dummies”, deu uma série de dicas para criar uma estratégia de marketing eficaz no Facebook.

O que você precisa para começar

Antes de sair do Facebook, você deve ter essas coisas prontas:

– Um bom site: seu site é o centro de seu negócio. Ele deve ser profissional e mostrar o que você tem para oferecer aos clientes;

– Um modelo de negócio e um plano de negócios claro: Parece óbvio saber, e ainda muitos empresários não têm nem um plano de negócios sólido, nem tem ideia da estrutura de custos e, portanto, o quanto eles podem gastar em marketing;

– Um e-mail de serviços de marketing: a maioria das atividades ainda precisam de um serviço de e-mail marketing. O e-mail não está morto e ainda é a melhor maneira de ficar em contato com seus clientes regulares e potenciais clientes. É chamado marketing direto e não é coincidência. Há muitas ferramentas para escolher de acordo com suas necessidades e seu orçamento acima de tudo: o AWeber, iContact, Infusionsoft, MailChimp, TrafficWave;

– A página do Facebook otimizada.

Aqui, então, são as coisas a fazer para desenvolver uma estratégia de marketing infalível no Facebook.

1 – Estabeleça metas

Cada estratégia foi estabelecida de acordo com os objetivos. O que você quer da sua página do Facebook? Vender, é claro. Mas há toda uma série de sub-caminhos a serem contados com o que pode levar a vendas. Por exemplo:

– Aumentar a exposição e reconhecimento da marca: este parâmetro pode ser difícil de medir, mas pode ser medido através de um novo curtir na página.

– Criar uma comunidade leal: esse objetivo pode ser medido por indicadores que medem o engajamento do Facebook como o “número de pessoas que estão falando sobre esse isso.” As pessoas com quem você faz negócios, e acima de tudo que eles querem saber para confiar em você. A criação de uma comunidade leal ajuda a criar esse vínculo. 

– Acreditação como uma fonte autorizada: Facebook é o lugar perfeito para mostrar que você tem um conhecimento profundo do assunto e adicionar um pouco de personalidade para o que você faz. 

– Recolha Leads: usar o Facebook como uma ferramenta para coletar leads é um grande resultado. Você pode fazer isso por correio ou e-mail, você também pode dar um produto gratuito, faça um webinar gratuito, no final dos quais oferecem alguma coisa, ou você pode organizar um concurso.

– Vender: vender diretamente através do Facebook é um desafio. Não publique mensagens de vendas muitas vezes (até 10-20% dos seus posts). A única coisa que você precisa fazer é absolutamente controlar suas vendas. Certifique-se de que você tem um caminho de ligação quando coloca a sua mensagem de vendas. Alternativamente, você pode configurar o acompanhamento de conversões no Google Analytics. Se você comprou publicidade no Facebook, certifique-se que você está acompanhando as conversões.

Seja qual for à meta que pretende alcançar, lembre-se de transformá-la em algo mensurável e tenha um prazo.

2 – Analisar

Sua análise e pesquisa sobre Facebook deve cobrir três coisas:

– Identifique o seu alvo e olhe onde ele passa seu tempo. Você pode olhar conseguir esses dados na aba Insights, Pessoas.

facebookinsights – Olhe para seus concorrentes e veja o que está funcionando na sua estratégia: a busca de outras páginas no Facebook está um pouco mais difícil com a nova pesquisa, o Facebook Graph. Melhor usar o Google.

– Utilizar as mais recentes técnicas: certifique-se de estar ciente das últimas notícias no Facebook. Você está sempre a par das mudanças trazidas pelas redes sociais.

3 –  design de experiência no Facebook

Agora que você já estabeleceu seus objetivos, é necessário trabalhar para descobrir como alcançá-los. Quer receber 500 novos fãs no prazo de 3 meses? Verifique se você tem o conteúdo ou o orçamento suficiente para atingir esse objetivo.

– Define um calendário editorial: ter um plano editorial cada semana vai ajudar o seu negócio, pois você pode programar alguns posts, boa aparência e se contentar em suas atividades regulares.

– Definir um calendário de atividades: a outra coisa a fazer é planejar suas atividades de modo a não ser sugado para dentro do buraco negro. Você pode programar suas tarefas diárias, semanais ou mensais usando uma simples planilha Excel.

Tome um pouco de tempo para acompanhar o seu negócio no longo prazo e fazer uma estimativa dos resultados. Então, você vai saber o que você precisa ajustar em sua estratégia.

4 – Meça seu progresso

Aproveite o tempo para medir seu progresso para que você saiba se a sua estratégia está funcionando. Facebook Insights é a ferramenta ideal para você avaliar o nível de interação.

Você pode ordenar suas mensagens, dependendo da taxa de interação registrada (curtir, comentários, ações, e clique no link). Pegue um par de quebras ao longo do ano para reavaliar tudo e ajustar seu plano conforme necessário.

E, em seguida, dar um tapinha nas costas por ter seguido um plano de marketing de longo prazo. 😉

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