10 dicas essenciais de video marketing

10 dicas essenciais de video marketing

Você sabia que a ferramenta que mais causa impacto nas pessoas é o vídeo? Hoje, os recursos audiovisuais deixaram de ser exclusividade do cinema e da

Como elaborar um calendário editorial para mídias sociais
Mercado: Você tem medo de mudança?
Métricas da influência online

Você sabia que a ferramenta que mais causa impacto nas pessoas é o vídeo? Hoje, os recursos audiovisuais deixaram de ser exclusividade do cinema e da TV. A universalidade da internet, integrada ao baixo custo de equipamentos eletrônicos de qualidade razoável faz do vídeo uma excelente ferramenta de auto-promoção e vendas para o seu negócio.

O público do Marketing com Vídeo estão geralmente vendendo um produto ou serviço e usando o vídeo para explicar melhor este produto ou serviço. Geralmente isso é usado incorporando o vídeo em uma campanha de marketing direto como newsletter ou promoção de um produto.

Se você tem algum negócio na internet ou com braços nela, então trago excelentes dicas de vídeo marketing pra você:

1) Faça contato visual

Para conquistar a atenção do seu espectador e causar grande impacto no que você está passando, é fundamental que você olhe diretamente para a câmera por pelo menos 90% do tempo. Fazendo isso você estará olhando diretamente nos olhos do seu espectador e transmitindo toda a sua emoção, seriedade e sinceridade na informação que você está dando a ele.

Atenção: Muito cuidado ao desviar o olhar da câmera. Isso dispersa o espectador e transmite uma imagem de falta de compromisso, falta de confiança no que está falando e falta de sinceridade.

2) Não fique lendo textos prontos!

Não cometa o erro terrível de ler o que você está transmitindo ao espectador. Isso é horrível. Causa uma péssima impressão e dispersa o espectador. Se você tiver dificuldade em lembrar o que precisa falar, então escreva no papel apenas os tópicos para guiá-lo. Aí não tem problema se você der uma olhada rápida de 1s ou 2s neste guia, pois a maior parte do tempo você estará falando diretamente ao seu espectador.

megaphone

3) Use os 40s iniciais do vídeo

É fundamental que você diga ao espectador antes do primeiro minuto do que trata o seu vídeo, quem é você e o que o espectador vai aprender com isso. Os usuários de internet são muito apressados (e você sabe bem disso, pois também é um), então se ele não encontrar o que procura rapidamente, ele cai fora. O mesmo ocorre com vídeos. Não importa se o vídeo tem 4 minutos, 10 minutos ou 50 minutos, se você não mostrar a ele o que será falado e qual será o benefício para o espectador, ele pára de assistir ao vídeo antes do final.

4) Doure a pílula

Use pelo menos 40% do tempo do vídeo para “dourar a pílula”. Dourar a pílula é valorizar o que você está oferecendo. Lembre-se que ninguém quer comprar nada de ninguém, portanto você precisa despertar na pessoa o desejo ou necessidade de ter aquilo. Um dos caminhos é valorizar o que você tem a oferecer (no caso a informação, serviço ou produto).

Então, antes de começar propriamente a falar sobre o assunto que interessa, você vai falar da sua experiência e como esta magnifica informação pode te ajudar a conquistar o que você tem hoje. Que esta informação tem embasamento científico e é reconhecida pela celebridade A, ou B, Que esta informação pode ajudar o espectador nisso e naquilo e etc.

5) Não crie enfeites

Procure fazer sempre uma abordagem verdadeira. Se nenhuma celebridade (artística ou cientifica) reconhece o que você oferece, então não fale sobre isso. Procure outra abordagem pra valorizar verdadeiramente a sua informação/produto/serviço.

6) Fale com entusiasmo

De nada adianta seguir as dicas acima se você falar com desânimo e sem um sorriso. Você precisa estar excitado com o que tem nas mãos. Mostrar para o espectador que ele está perdendo tempo ao não usar o que você tem.

7) Crie expectativa em que está assistindo

Se você tiver fazendo uma série de vídeos grátis pra divulgação, no meio do caminho comece a dar a pinta que existe algo que você está preparando que será estrondoso e que o espectador não pode perder. E vá aumentando esta expectativa a medida que a série de vídeos vai se concluindo.

WHO-WILL-WIN-2

8) Use a lei da escassez!

Essa lei é muito poderosa. A lei da escassez força o espectador a tomar uma atitude. Causa impressão de emergência. Se não for agora pode não ser nunca mais. Exemplos de uso:

“Abrirei apenas 10 vagas em meu curso exclusivo e não tenho ideia de quando abrirei outra”.

“Estarei abrindo oficialmente as inscrições para o curso no dia 10 de julho e encerrando no dia 14 às 23h. Sem previsão de novas turmas após esta.”

9) Valorização do produto em relação ao preço

Quando criamos bons argumentos pra justificar o preço, o produto/serviço fica imbatível.

Então, se você estipulou o preço em X, você vai dizer que o produto custa X + 140%. Daí vai mostrando argumentos que justifiquem este valor. Em seguida você começa a oferecer uma série de vantagens ao espectador e vai reduzindo o valor, mediante certas condições, como inscrição (compra) dentro de um período específico, pagando à vista etc e aí você chega no seu preço inicial (X) e neste ponto este preço já está sensacional! Até você quer entrar na fila pra pagar este valor!

10) Encontre sua motivação pessoal

Creio que esta seja a mais importante dica que eu te dou. Encontre a sua verdadeira motivação e tudo acontecerá em sua vida. Cuidado se você pensa que a sua motivação é ter dinheiro. Isso não é uma motivação autêntica. Ter dinheiro é uma condição pra você realizar alguma coisa. Talvez você queira ter dinheiro pra poder oferecer um tratamento de saúde digno à sua mãe. Neste caso a sua motivação é cuidar da sua mãe.

O dinheiro é apenas um meio pra isso. Da mesma forma, encontre a sua motivação quando for oferecer um serviço ou produto ao seu público. O que você oferece te motiva? É o que você gostaria de estar fazendo? Ou está fazendo só pelo dinheiro?

Estarei me aprofundando mais nestes assuntos que dizem respeito ao marketing num mini-curso sobre marketing e vendas que iniciarei nesta semana em meu site, gratuitamente.

COMMENTS

WORDPRESS: 4
  • comment-avatar

    Novo artigo => 10 dicas essenciais de video marketing https://t.co/2ggPoKrwry #videomarketing

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Novo artigo => 10 dicas essenciais de video marketing https://t.co/2ggPoKrwry #videomarketing

  • comment-avatar

    10 dicas essenciais de video marketing https://t.co/i4wYkBIhmH via @novomarketingg

  • comment-avatar

    Baita artigo do Bruno de Souza! → 10 dicas essenciais de video marketing https://t.co/f2zjASszpa

  • DISQUS: