Os dados sociais a serviço do marketing

Os dados sociais a serviço do marketing

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Informações = Potência: A fórmula é simples, sempre foi e sempre será. Mas, como coletar os dados? Nos tempos antigos, os departamentos de marketing foram quebrando a cabeça e um monte de trabalho para encontrar os dados e informações necessários para criar uma campanha de publicidade eficaz. 

Durante a segmentação da população que é estabelecido como o público-alvo, a maioria precisa ampliar o significado da mensagem, para que possa chegar a um número de pessoas para cobrir os custos de orçamento.

O sonho de todas as pessoas que trabalham na comercialização é ter uma plateia reunida em uma única sala pronta para ser enfarinhada de propostas de negócios. Desde a entrada na era digital da humanidade, e em particular a difusão dos meios de comunicação social, você pode criar um pool deste tipo.

Na verdade, graças aos dados relativos aos hábitos, gostos e opiniões das pessoas você pode selecionar e restringir o segmento de pessoas que querem se envolver com uma campanha publicitária.

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Cifotart/fotolia.com

Do marketing tradicional para o marketing personalizado

De acordo com um estudo publicado pelo analista do Morgan Stanley Benjamin Swinburne, os telespectadores nos Estados Unidos caíram 50% desde 2002 e que o papel impresso é tão notório que está desaparecendo lentamente.

Mas, como sempre aconteceu na história se um sistema já não satisfaz as exigências do mercado, um novo serviço está pronto para assumir a liderança da inovação. No que diz respeito à coleta de informações e dados necessários para os anunciantes direcionem a campanha, as mídias sociais são uma dádiva de Deus. Basta dizer que o percentual estimado do aumento do uso dos meios de comunicação social entre a população de adultos na América atingiu ‘800% em 8 anos.

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As mídias sociais não só permitem que você seja capaz de analisar uma quantidade infinita de dados, mas também entender o tipo de público que a campanha vai ter através do estudo dos hábitos. Com informações mais precisas à sua disposição, os anunciantes têm, pela primeira vez a possibilidade de estudar a publicidade sob medida para o público-alvo usando dados coletados em sociais, movendo-se, assim, do marketing tradicional para o marketing personalizado.

Antes da chegada dos meios de comunicação sociais, os anunciantes foram forçados a encontrar uma mensagem que iria para todos e que estava em linha com o possível e com uma variedade de pessoas diferentes. Esta abordagem requer uma distribuição intensiva e prolongada da mensagem, um investimento substancial de capital e, apesar de tudo, não oferece qualquer garantia de sucesso no que diz respeito ao número de contatos e a eficácia do conteúdo.

Em contrapartida, o marketing personalizado restringe o público-alvo, reduzindo a um nicho de pessoas, maximizando assim o número de contatos. Usando os dados que você pode pegar em mídias sociais e estudar o comportamento online de usuários você pode criar campanhas direcionadas e extremamente eficazes.

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bloomua / fotolia.com

Para manter em mente em marketing personalizado …

Lei de espectadores como passivos no marketing personalizado não é uma estratégia vencedora, em contraste é essencial participar das discussões, inscrever-se em grupos e colocar a referência para mergulhar nos hábitos do público-alvo para entender melhor a maneira de pensar e o modo de vida. Isso fornece uma oportunidade real de coletar dados reais, conforme detalhado e preciso possível.

Após a coleta dos dados há outro trabalho a fazer: é preciso entender melhor os hábitos e práticas do alvo escolhido, analisá-los e usá-los para criar campanhas personalizadas. Finalmente, precisamos reprocessar todas as informações obtidas para atender às plataformas de marketing que são normalmente utilizados, como CRM e redes de anúncios.

As mídias sociais estão oferecendo uma escala cada vez maior de pessoas a oportunidade de expressar gostos e preferências e, consequentemente, também oferecem a oportunidade para os anunciantes criarem campanhas mais direcionadas e eficazes, focando nossos esforços em um só lugar, em vez de se concentrar a massa e esperando chegar ao centro.

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