Como conversar com os clientes na internet

Como conversar com os clientes na internet

Muito tem sido dito sobre a melhor maneira de falar e conversar com os clientes através da Internet. Gostaria de compartilhar com vocês um decálogo de

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Muito tem sido dito sobre a melhor maneira de falar e conversar com os clientes através da Internet. Gostaria de compartilhar com vocês um decálogo desenvolvido ao longo dos anos que acumulei com a experiência de ver como as empresas e seus clientes se relacionam. Antes de mergulhar em farinha, uma premissa básica: Banir a ideia de como é difícil se “comunicar” com pessoas que você conhece ou sua empresa desfrutar de palavra-chave. Para entender este jogo a chave é a empatia: no entanto, um proprietário embora seja também um cliente de outros restaurantes, hotéis, lojas, dentistas, oficinas… Vamos nos colocar na perspectiva de nosso cliente e falar não é tão difícil: você só tem que pensar sobre o que você quer ouvir, não como proprietário, mas na experiência de cliente, bons e maus, em todos os tipos de empresas.

conversar

Agora vamos com algumas recomendações que podem ser úteis para você morder as conversas que são geradas através das redes.

Humanizar o seu negócio

Redes e clientes se aproximaram de uma forma até então desconhecida. Esta abordagem está trazendo uma humanização do negócio: abrir as portas para seus clientes e saber quem está por trás de seu projeto, por que existem pessoas que trabalham nela, as histórias da vida cotidiana, etc. são dados que fortalecem os laços com os clientes e transformam seu negócio em algo muito mais próximo e emocional.

Personalize

As pessoas nas redes não são mais “Prezado Cliente” ou “Caro Consumidor”, são seres com nome completo, uma foto de perfil e uma vida pessoal e profissional, muitas vezes exposta. Esta mudança permite que você vá muito melhor com seus clientes, de forma muito mais pessoal, e até mesmo aprender um pouco mais sobre seus gostos, as relações pessoais …. Fale sobre você como um amigo fala a outro amigo.

Melhorar seus reflexos e a capacidade de resposta

As redes de comunicação tornaram-se algo imediato. Um faz uma pergunta e as respostas são imediatas. Como um negócio, você tem que estar assistindo o que eles dizem sobre você. Quanto mais cedo você responder uma dúvida, preocupação ou opinião de um cliente, melhor. Se demorar muito as perguntas, preocupações ou opinião terão perdido valor e a validade para o cliente e muito menos uma resposta…

Tente não cruzar a linha fina do spam

A diferença entre o que é ruído e o que é informação interessante é muito subjetiva e depende do indivíduo. Em qualquer caso, é o cuidado a este respeito que vale a pena. 

Use uma linguagem simples

Todo mundo sabe que cada área tem seu próprio jargão. Procure não usar termos técnicos ou termos específicos do seu nicho: as pessoas comuns não têm interesse em conhecê-los e, se encontrado, em vez de comunicar melhor com eles, os distanciará mais. Sempre que você falar com um cliente pergunte a si mesmo se o que você está escrevendo é para o público em geral ou apenas alguém entender o seu setor: se a resposta é esta, tire o texto e o faça novamente.

À procura de concisão e clareza em seu post

Vivemos na era de 140 caracteres. Não há mais cartas de cinco páginas: se você pode dar informações ou responder a quaisquer perguntas, sugestões ou problemas em duas linhas, melhor fazê-la em três parágrafos. Uma explicação muito longa pode fazer o leitor se perder e um risco dele não entender o que você quis dizer.

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“Não alimente os trolls”

As empresas estão divididas em dois tipos: aqueles que já sofreram a invasão de um troll e as que vão sofrer. Não fique obcecado com esse estranho tipo que quer acima de tudo zoar com sua empresa (comumente conhecido como um troll): discutir com ele vai levar a um ciclo interminável de conversa. Dar uma primeira resposta, na melhor das hipóteses, vale a pena: não se preocupe, as pessoas são facilmente identificadas. O dano que eles fazem é mínimo.

Corrige problemas

Tanto quanto você fala com seus clientes, lembre-se que em caso de dúvidas, sugestões ou opiniões, o que o cliente realmente quer ouvir é uma solução ou explicação para o problema. Não force mensagens vagas ou genéricas e dê soluções reais.

Fugir das mensagens predefinidas

Crie o seu próprio estilo de conversação. As pessoas estão entediadas com mensagens como: “Obrigado por sua sugestão, vamos observar”. Pegue um pouco de substância da coisa: somos pessoas falando com as pessoas, não máquinas que ficam cuspindo mensagens pré-gravadas.

Conhecendo a mente do consumidor, o que eles querem, precisam ou desejo não é fácil, mas não impossível. Para isto, estude o seu mercado-alvo e sua concorrência de modo a obter uma melhor perspectiva sobre o que você deve ou pode oferecer e como eles fazem isso, a fim de transformá-los em futuros clientes. 

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