4 dicas para um conteúdo de qualidade ( a 1 é a melhor)

4 dicas para um conteúdo de qualidade ( a 1 é a melhor)

Ultimamente estou forrado de compromissos o dia inteiro, dormindo no máximo 6 horas por dia e ficando morto à noite. Quando temos uma rotina assim, pr

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Ultimamente estou forrado de compromissos o dia inteiro, dormindo no máximo 6 horas por dia e ficando morto à noite. Quando temos uma rotina assim, precisamos encontrar tempo para se divertir. Portanto, as coisas devem ser feitas mais rápidas, mas não podemos tirar a qualidade de nosso trabalho, mesmo sem tempo. Na blogagem, precisamos otimizar nossas tarefas, fazendo com que elas tomem menos o nosso tempo, mas mantendo a perfeição.

Todos procuram poupar seu tempo. Todos querem um dia com mais de 24 horas, para poder fazer tudo o que se deve. Mas existem momentos em que não se deve lutar CONTRA o tempo, e sim a favor dele! Isso não é uma tarefa fácil, mas existem métodos que devem ser criados para correr junto com o tempo, sem “brigar” com ele. E isso se dá com o que eu chamo de “racionamento de tempo ineficiente”. E por fim, peço também a opinião de vocês, leitores, sobre um assunto importante.

A rotina de um blogueiro pode tornar-se estressante quando o ritmo de postagem não é o ideal.  O conceito básico por trás do racionamento de tempo é buscar acabar com o tempo perdido ineficientemente. Isso pode ser feito de várias maneiras, muito interessantes de se analisar:

1 – Quando começar a fazer algo, termine

Ou deixe o que restou totalmente esquematizado para continuar rapidamente depois. Essa é a tarefa que mais traz potencial à uma pessoa que precise de tempo sobrando. Quando você começa a fazer algo hoje (editar seu novo tema do WordPress, por exemplo), tente completar isso o máximo possível. Assim, você não terá o mesmo trabalho amanhã. Mas, se o trabalho não pode ser completado apenas em um dia, crie um sistema que te ajude a voltar de onde parou rapidamente.

Suponhamos que você realmente esteja editando um tema do WordPress. Você não conseguiu colocar seu novo logotipo no topo, se estressou, e parou para“terminar depois”. O que você deve fazer antes de largar tudo, é criar toda uma metodologia que te faça voltar do saved game. Isso funciona melhor quanto maior for o problema com que você está lidando.

No caso do tema WordPress, você provavelmente já tinha criado um método de edição: “primeiro vou começar pelo header.php, depois passo para a sidebar.php, depois para o single.php e index.php, e depois o resto”. Assim, se você está editando seu header para colocar o novo logotipo e parou, saiba a parte do código exata em que parou. Tente anotar o que estava planejando fazer, para amanhã retomar daí mesmo.

Eu peguei este exemplo do tema WordPress porque atualmente estou editando um novo, para o blog, e costumo mexer em tudo ao mesmo tempo. Assim, eu me perco com facilidade, e a única coisa que costuma me salvar são estas anotações que funcionam como um “saved game“.

2 – Exclua espaços de tempo

Aqui, eu chamo de espaços de tempo àquela hora em que você irá fazer algo, mas ainda não começou. Vamos tomar como exemplo uma casa. Quando um estudante acorda para ir ao colégio, a primeira coisa que ele faz (depois de abrir olhos e acordar) é arrumar a mochila com os materiais. Depois vai para o banho e, depois, para a cozinha tomar o café da manhã.

O banheiro fica no caminho entre a cozinha e o quarto. A melhor coisa para otimizar seu tempo é fazer tudo o que é necessário e está no quarto, depois passar para o banheiro e, depois, para a cozinha. Posteriormente pode-se sair da cozinha e ir para o banheiro, e depois para o quarto. Isso poupa aquelas idas e voltas à toa, que podem gastar um bom tempo.

Este é um exemplo muito pequeno do que você pode fazer na hora de blogar, por exemplo. Crie uma metodologia do tempo. Ao ligar o computador, o que eu vou fazer? Tenha sempre a resposta para esta pergunta: “primeiro eu acesso minha caixa de entrada de e-mail, depois passo para os contatos nas minhas Redes Sociais principais, depois escrevo, publico e lido com outras coisas”, e assim a coisa vai andando.

O grande problema quando esta metodologia não existe é que você mexe com as Redes Sociais um pouco, depois lê metade das mensagens de e-mail novas, depois passa para as Redes Sociais de novo, e assim vai. E quando isso acontece, não se pode definir um “save game” perfeito. Você nunca vai largar sua caixa de entrada de e-mail e voltar de onde parou nas Redes Sociais. Sua cabeça vai realmente embrulhar.

 3 – Se não aguenta a rotina, Alivie

Este é o grande ensinamento que deixo à vocês e passei a utilizar em meus blogs. Eu sinto que tenho muito a escrever e passar aos meus queridos leitores, mas minha rotina de escrita (um artigo por dia) está me deixando realmente louco, e vejo que a qualidade de meus artigos está caindo.

Na blogagem, o mais interessante é poder destrinchar um conteúdo totalmente, com qualidade. Eu gosto muito disso. Quando escrevo algo, gosto de ir até o fim, mostrando ao leitor tudo o que ele deve saber sobre o assunto que está sendo escrito. E isso não pode acontecer se eu escrever uma vez por dia. Meus conhecimentos vão ser lidos fracionadamente pelos leitores. E creio que isso não é bom.

Se eu começar a escrever um artigo por semana, no primeiro dia da semana eu já sei sobre o que vou escrever, e trabalho a semana toda no mesmo assunto, criando uma qualidade muito maior do que a existente em blogs que escrevem um artigo/dia.

Se você estiver com este problema de tempo, diminua sua rotina e aumente exponencialmente sua qualidade de escrita.

4 – Mais dicas

  1. Desligue o chat do Facebook, desligue a televisão, pare com as conversas alheias na web, feche-se no quarto ou escritório e apenas faça o que precisar fazer. Assim você poupará um tempo enorme, pois o que geralmente nos faz perder tempo são as coisas sem importância que fazemos juntamente com a escrita.
  2. Você deve saber o que é um checklist: uma lista de coisas diárias a se fazer. Se você seguir uma rotina, tudo fica automatizado e você não precisa perder tempo pensando no que vai fazer, quando termina outra tarefa.
  3. Não tente escrever conteúdo de qualidade usando apenas curtos espaços de tempo entre o almoço e a academia, por exemplo. Neste tempo, eu trato é de fazer outra coisa.
  4. Reserve um tempo longo para escrever e blogar, pois assim você não precisará se preocupar em terminar de escrever sob um tempo predefinido. É por isso que você só vê artigos novos por aqui à noite (vou dormir apenas quando terminar todo o trabalho blogueiro).
  5. Assim você consegue descansar mesmo nos dias em que você precisa escrever. Quando estiver no ócio e com vontade de fazer algo, vá escrever artigos de sobra. Isso é o que todo blogueiro profissional faz.
  6. Não é tão difícil poupar tempo na hora de blogar, só precisamos ver onde podemos ser mais rápidos e, assim, conseguir dormir um pouco mais à noite, ou se divertir mais. Sente e pense em quais tarefas você pode otimizar seu tempo!
  7. Você pode enviar seu artigo para várias, mas gaste seu tempo criando conteúdo de fora (como comentários, votos e bate-papos) em apenas 3 ou 4 Redes Sociais, no máximo. Assim, você consegue fazer um branding pessoal mais rapidamente e com maior qualidade, já que seu foco será mais restrito.

E você indica alguma dica que te dá ajuda a escrever um grande conteúdo? Se sim, compartilhe!! 😉

COMMENTS

WORDPRESS: 12
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    RT @brunounix: Novo conteúdo => 4 dicas para um conteúdo de qualidade ( a 1 é a melhor) http://t.co/twyJvqQRnM

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    Parabéns pelo artigo Bruno,

    Saber “remir” o tempo é algo que poucos blogueiros sabem fazer com eficiência.

    Em minha opinião uma das coisas que mais tomam o tempo é o que você citou sobre chats do Facebook e conversas alheia, estas coisas são verdadeiros ladrões de tempo..

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    Bruno, parabéns pelo artigo!
    Acompanho diversos blogs de marketing e publicidade em geral, e achei o seu blog muito bom!
    Acompanho esse daqui também: http://geracaointerativa.com.br/noticias-marketing-digital.html
    Obrigado pela atenção, continuarei acompanhando o seu blog!
    Abraços

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      Opa fala ai Juan, blz??

      Muito obrigado elas palavras, fico em saber que você esteja gostando do conteúdo.

      Abraços =)

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    Olá Bruno tudo certo? rapaz conheci seu blog por um artigo compartilhado no Facebook e já li um monte de postagem sua, gosto da forma como aborda o assunto e parabéns pelo artigo vou usar algumas dicas aqui para melhorar não só a qualidade do conteúdo mais também a produtividade.

    Até mais!

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