Conselhos de Seth Godin para blogueiros

Conselhos de Seth Godin para blogueiros

Seth Godin é uma pessoa brilhante, um dos profissionais de marketing mais brilhantes do mercado e um grande blogueiro. Na verdade, administra um dos b

4 formas de usar seu blog de forma eficaz
4 passos preliminares para uma estratégia de mídia social
[Como] criar um plano de conteúdo para redes sociais e blogs

Seth Godin é uma pessoa brilhante, um dos profissionais de marketing mais brilhantes do mercado e um grande blogueiro. Na verdade, administra um dos blogs mais populares sobre as tendências em marketing da internet. Ao longo dos anos eu tenho lido muitos dos seus livros e escuto suas entrevistas. Embora muitas pessoas em todo o mundo o vê como “o maior marketer da América” enquanto os outros o veem como um mestre dos blogs. 

Seth Godin fundou e foi CEO de uma das primeiras companhias de marketing online, a Yoyodyne, que mais tarde vendeu ao Yahoo!. Em 1998, como parte da venda, Godin tornou-se Vice-Presidente de Marketing de Permissão do Yahoo!. Godin escreveu muitos livros, sobre diversos temas, mas foram os livros que veiculam a sua ideologia de marketing que o tornaram mais famoso.

Abaixo resumi as 10 lições sobre blogs apresentadas no posts de Nei Patel feita com Seth Godin.

Experiência

Quando se trata de criação de conteúdo para o seu blog, o método convencional é analisar tendências, ver o que seus concorrentes estão fazendo, desenvolver grandes ideias e – acima de tudo – dar aos leitores o que eles querem.

Seth Godin não faz nada de tudo isso. No decorrer do tempo, desenvolveu uma voz pessoal. Na escrita prática até chamar as pessoas.

Uma vez por dia

Em uma entrevista na Ad Age em 2011, Godin explicou o seu ritual de blogs: cada post é uma seção transversal de produtividade da empresa, e a criatividade. Escreve uma vez por dia, mas nem sempre seus posts são longos e complexos, de fato, a maioria são curtos e diretos.

Evita comentários

Como um blogueiro Seth Godin é sem dúvida, produtivo. Qual é o seu segredo?

Primeiro de tudo, não permite comentários. A primeira escolha é aceitável em um personagem como Godin já que para cada post recebe um monte de comentários (lembro quando eles estavam disponíveis). Provavelmente, não respondia a todos, por isso preferiu fechá-los.

Os comentários são úteis para esclarecer os pensamentos e refinar ideias, mas para Godin são apenas um desperdício de tempo ou, como ele mesmo admitiu: “Uma oportunidade para mantê-lo ocupado enquanto na verdade não faz nada.”.

[bctt tweet=”Você tem tudo que você precisa para construir algo muito maior do que a si mesmo.”]

Não assisti TV e não vai a reuniões

Em uma entrevista com Georgina Laidlaw do Problogger disse ser prolífico porque raramente olha para a televisão.

Ele também admite ser um dos “piores frequentadores de reunião dos Estados Unidos.” Algumas pessoas passam muito tempo em reuniões, em vez de distribuí-lo a coisas mais produtivas.

Além disso, ele acrescenta que, se você quer fazer alguma coisa, você só precisa falar com alguém. Falamos então de uma conversa e não uma reunião. Seth Godin admite falar com um monte de gente durante o dia, iniciando conversas.

Escreva como fala

Uma tática que leva Godin – e muitos blogueiros a fazerem sucesso – é a capacidade de escrever como se fala.

Escrever como você fala não é difícil quando você tem alguma coisa que vale a pena compartilhar. Visto deste ponto de vista o blog não é particularmente difícil. Você apenas tem que escrever o que floresce em sua mente.

Observar

Muitos estão se perguntando onde conseguir ideias para o seu artigo. Basta prestar atenção e perceber as coisas que acontecem ao seu redor.

Por exemplo, se Godin vê algo que não faz sentido para ele ou ele não entende, ele a transforma em uma visão para apresentar em seu blog. O mesmo se aplica a quaisquer outros blogueiros. Um bom exemplo é o famoso livro A Vaca Roxa.

Em uma viagem de carro pela Europa, Seth se deslumbrou com as belas vacas da paisagem. Todas lindas, preto-e-brancas, ornando a bela paisagem campestre. Passados alguns minutos e depois horas, se deu conta que apesar de lindas e perfeitas, no final das contas, eram todas IGUAIS, ou indistinguíveis. 

No marketing atual, ou mesmo no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou negócios, tudo é como as vacas. Podem ser bons ou até excelentes produtos, mas olhados no geral são “todos iguais”…

…Mas se uma vaca fosse notavelmente diferente, digamos…. roxa! Certamente se distinguiria das demais, se distinguiria inclusive da paisagem do fundo. Mais que isso, uma vaca roxa nem precisaria de esforço de comunicação ou marketing. Todas as pessoas que vissem a vaca roxa, falariam dela a todos de tão inusitada que era a vaca.

Com essa ideia em mente bolou o que seria o conceito desse livro.

(Por André Vargas)

Se você não tem tempo para fazer naquele exato momento, anote os pensamentos e adie a publicação do post.

Usar o blog como um teste

Uma coisa que eu gosto sobre o meu blog é que eu posso compartilhar minhas ideias e ver que tipo de reação que eu posso inspirar nos leitores. Se a resposta for boa, vou continuar nessa estrada. Se não for, eu só preciso mudá-la ou não usá-la mais.

Faça conteúdo, não dinheiro

É equívoco pensar que o blog de Seth Godin nasceu para ganhar dinheiro ou promover suas outras atividades, bem como o Squido. É claro, muitos artigos falam sobre o conteúdo de seus livros, mas Godin acredita que os blogueiros devem realmente curar um blog por amor e não por dinheiro.

Na verdade, Godin acha que o blog pode se tornar pior quando começamos a usá-lo como uma ferramenta para vendas diretas.

Por quê?

Em nosso mundo digital, onde as ideias são abundantes, criar algo que vale a pena o preço é quase impossível. Ele acredita que a onipresença (estar em todos os lugares) é uma estratégia melhor do que tentar criar escassez.

Determinar o que o motiva a sair da cama

Godin acredita que as pessoas não devem ter um blog para gerar uma renda a tempo completo. Se esta é a razão pela qual você é blogueiro, então você tem uma paixão, mas um trabalho.

sairdacama

Então você tem que perguntar a si mesmo:

O que me faz sair da cama de manhã?

Para ser um blogueiro bem sucedido é necessário estabelecer, desde o início o que lhe proporciona paixão na vida. Se você quer se tornar o melhor empresário do mundo, então você precisa escolher um tema no qual você seja capaz de dominar, como Henry Ford fez com carros onde segundo ele, seria o melhor no setor dos transportes. Ele simplesmente disse que ele queria ser, ou seja, os melhores carros do mundo.

Seth Godin não se tornou um profissional brilhante da noite para o dia. Levou anos para dominar o que o fascinava.

Imagem: Publiseek

COMMENTS

WORDPRESS: 32
  • comment-avatar

    Novo artigo => Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/EQIRH3e7y4

  • comment-avatar

    Novo artigo => Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/VMHrHXxQTz

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/euRDgaKM4S via @101startup

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/CZXv1FqeOw via @brunounix

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/W2rnoPTU1B

  • comment-avatar

    Novo artigo => Conselhos de Seth Godin para blogueiros – Seth Godin é uma pessoa brilhante, um dos p… http://t.co/XDY7luX4D6

  • comment-avatar

    Novo artigo => Conselhos de Seth Godin para blogueiros – Seth Godin é uma pessoa brilhante, um dos p… http://t.co/tFyIUeWZJ3

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Novo artigo => Conselhos de Seth Godin para blogueiros – Seth Godin é uma pessoa brilhante, um dos p… http://t.co/tFyIUeWZ…

  • comment-avatar

    Parabéns Bruno! Legal levantar esses temas sobre pessoas que cresceram com simplicidade e hoje são referências inquestionáveis!

    Mais uma mega bola dentro! Abraço! 😀

    • comment-avatar

      Olá Adriano!

      Sempre fui fã de Godin pelas simplicidade e genialidade em que ele faz seus projetos.

  • comment-avatar

    Conselhos do @SethGodinisms para bloqueios:http://t.co/fkdXdyONpZ via @brunounix

  • comment-avatar

    Atitude! Palavra que resume na minha opinião o pensamento de Seth Godin e o que faz o Bruno desde cedo quando o conheci na feira do empreendedor no SEBRAE – MS.

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/3pLlZ7z586

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/CkQE8EUmAf

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/XXLFSa6DXn #marketingdigital #midiasocial

  • comment-avatar

    Grande profissional e ideias úteis.

  • comment-avatar
    Marcelo Rodrigues 6 anos

    Mas gente que texto ruim!!!

    É uma regra ele também falar para não revisar os textos?

  • comment-avatar
    brazuca trader 6 anos

    Muito bom o artigo!!

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros >>> http://t.co/JK9aPXrxGX #blog #conteudo

  • comment-avatar

    RT @marthagabriel: Conselhos de Seth Godin para blogueiros >>> http://t.co/JK9aPXrxGX #blog #conteudo

  • comment-avatar

    RT @marthagabriel: Conselhos de Seth Godin para blogueiros >>> http://t.co/JK9aPXrxGX #blog #conteudo

  • comment-avatar
  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/UVUUuo76RY

  • comment-avatar

    Vale a leitura RT @marthagabriel: Conselhos de Seth Godin para blogueiros >>> http://t.co/3XC0T1ZW6Q #blog #conteudo

  • comment-avatar
    Laryssa Caetano 5 anos

    As ideias são muito boas e bastante práticas, mas o fato de não ter comentário eu acho estranho, até porque se sabe que o assunto repercutiu e pode ter desdobramentos a partir dos coments.

    • comment-avatar

      Olá Laryssa!

      Creio que ele prefere não entrar em polêmicas ou simplesmente gastar o tempo em outra coisa, não dá, de fato, pra saber o que passa na cabeça dele. rsrs

      Abraços 🙂

  • comment-avatar

    Essa parte de evitar reuniões é a melhor rs odeio reuniões também, acho que um bate-papo para um levantamento de ideias com hora para começar e acabar é a melhor solução.

  • comment-avatar

    Você apenas tem que escrever o que floresce em sua mente. @ThisIsSethsBlog e http://t.co/ddiVESP2af #writting #blogger #socialmedia

  • comment-avatar

    Conselhos de Seth Godin para blogueiros http://t.co/Vxu0ZwVE01 #midiasocial

  • comment-avatar

    Tem um Blog? Então confira esses conselhos do brilhante Seth Godin. https://t.co/UQgSERTENO

  • comment-avatar

    Tem um Blog? Então confira esses conselhos do brilhante Seth Godin. https://t.co/sfYYGowgGQ

  • DISQUS: