[Como] você projeta uma estratégia de mídia social?

[Como] você projeta uma estratégia de mídia social?

Pare para pensar: as empresas usam redes sociais por isso precisam de uma estratégia ou possuem uma estratégia e por isso usam redes sociais? Mídias s

O psicomarketing nas decisões de compras – Parte II
[Como] construir tráfego social qualificado
Os 4 C’s de uma estratégia de branded content

Pare para pensar: as empresas usam redes sociais por isso precisam de uma estratégia ou possuem uma estratégia e por isso usam redes sociais? Mídias sociais como o próprio nome diz é uma mídia; e uma mídia é um canal, um meio de comunicação que é ou não utilizado dependendo dos objetivos e da estratégia da empresa.

Para promover uma campanha de marketing, nas mídias sociais ou não, é fundamental estabelecer objetivos e estratégias. Uma das formas de se fazer isso é situar a marca ou produto dentro do conceito de ciclo de vida, que é trabalhado por diversos autores em Marketing.

Onde é que vamos começar a desenhar uma estratégia de mídia social para o sucesso? Como escolher o conteúdo certo?

1. Eu aceito a ideia de planejamento de uma estratégia de mídia social. Quando o parto?

Certamente o conteúdo. A partir da mensagem é crucial em qualquer forma de comunicação, as mídias sociais não são exceção.

Posteriormente, deve concentrar-se na especificidade do canal individual – Facebook é diferente de Twitter que é diferente do LinkedIn – não apenas ao nível do, mas apenas ao nível das possibilidades tecnológicas e, por conseguinte, as técnicas para utilizar .

Muitas vezes, ainda hoje, estamos testemunhando as ações sociais que não levam em conta as especificidades do canal: o tamanho das imagens, textos concebidos como se fossem em um papel, corte de vídeo da televisão.

Uma parte bem-sucedida da estratégia de mídia social, é reconhecer que os canais sociais são (e não apenas um canal) o que deve ser estudado, porque eles eles evoluem muito rapidamente.

estrategia-fotolia

 

2. Como faço para integrar a estratégia com outras ferramentas de marketing social?

Certamente cada empresa tem a sua própria história, mas temos de reconhecer a necessidade de integrar as diferentes ações de marketing. Em geral, as integrações fundamentais ocorrem entre os canais e o conteúdo social produzido pela empresa (também para canais não sociais, adaptando); entre os canais sociais e do produto / serviço que está sendo vendido (a nível de bloco, mas especialmente ao nível dos usos potenciais: comprar o liquidificador e ver o que você pode conseguir no Youtube); entre os canais sociais e clientes (ao nível de Social CRM).

Finalmente, entre os canais sociais e a própria empresa, entendida como um ecossistema. Não só em termos de employer branding, mas, acima de tudo, no que diz respeito à transparência; não necessariamente de uma forma tão incrível como meus mitos pessoais de tampão.

3. Eu tenho um eCommerce, a mídia social pode ajudá-lo a vender mais?

Sim, com certeza. Na pré-Internet o melhor veículo (custo-eficácia) para gerar vendas foi o boca em boca (Word of Mouth). E ainda é. A Internet “apenas” introduziu a capacidade de controlar e, portanto, pode estimular essa palavra da boca, tornando-o visível. O social, em particular, é para uma palavra de máquina de boca.

O social ajuda o ecommerce de várias maneiras:

  1. como uma fonte de reputação através dos comentários;
  2. como fonte de insights importantes sobre como melhorar o produto e a experiência de compra;
  3.  como um canal de vendas que se conecta a narrativa do produto (storytelling) para a compra direta call-to-action (veja as fotos, curtir, comentários).

e-commerce

4. Como faço para medir o KPI em mídia social?

As plataformas sociais estão bem cientes do seu valor, que, essencialmente, é um valor da relação.

Este valor aumenta como uma função da capacidade de analisar. Como a relação é de natureza intangível, plataformas sociais aumentam o seu valor, oferecendo ferramentas para analisar as interações e os perfis dos usuários.

O exemplo a chave é o Facebook, pode fornecer uma ferramenta muito poderosa, tanto para a análise de conteúdo (como o Insights e Insights de Domínio) é para a análise do alvo (os Insights público tem uma gama assustadora).  Mas, agora, todas as plataformas sociais tendem a alinhar ao Facebook oferecendo ferramentas nativas de análise de desempenho.

Não é, portanto, mais um problema extrair os KPI; se eu julgar a minha ação no Facebook pelo número de curtir que recebo na página ou sobre a taxa de engajamento no conteúdo, a minha perspectiva pode mudar radicalmente. Em um mundo que está cheio de dados, cada vez mais se adquire valor aquele que sabe como interpretar esses dados.

Quando tudo estiver dito e feito, o resultado final é o que conta. Você está percebendo seus objetivos? Você já percebe um aumento nas conexões, engajamentos, tráfego, leads e vendas? Se não, faça ajustes. Teste e aprenda também. Afine a sua estratégia até que os resultados não só atendem, mas superem as expectativas.

COMMENTS

WORDPRESS: 6
  • comment-avatar

    Novo artigo => [Como] você projeta uma #estratégia de mídia social? http://t.co/kKX54vInAp

  • comment-avatar

    Novo artigo => [Como] você projeta uma #estratégia de mídia social? http://t.co/ZcSFfhugtM

  • comment-avatar

    RT @101startup Novo artigo => [Como] você projeta uma #estratégia de mídia social? http://t.co/SA8xrkPo47

  • comment-avatar

    [Como] você projeta uma estratégia de mídia social? http://t.co/8ohSx5elcQ

  • comment-avatar

    [Como] você projeta uma estratégia de mídia social? http://t.co/02epj6yWKh #midiasocial

  • comment-avatar

    [Como] você projeta uma estratégia de mídia social? https://t.co/EWUGYTIggz #socialmedia #marketingdigital

  • DISQUS: