Como utilizar um blog corporativo em sua startup?

Como utilizar um blog corporativo em sua startup?

Se você estiver procurando por uma maneira de crescer o seu negócio, mas não quer se comprometer muito com recursos online, um blog corporativo é uma

Anatomia de um conteúdo de qualidade
[Resenha] A Lógica do consumo
Audiência vs comunidade: qual é a diferença?

Se você estiver procurando por uma maneira de crescer o seu negócio, mas não quer se comprometer muito com recursos online, um blog corporativo é uma das maneiras mais fáceis de alcançar este objetivo.

No Brasil, pelo que tenho acompanhado nos últimos anos ainda há pouca consciência de como os blogs podem ser utilizados de forma eficaz em uma perspectiva de negócio. Mesmo quando usado como uma fonte de informação, menos de 10% das empresas aproveitam as oportunidades oferecidas pela blogosfera.

Estes números diminuem ainda mais quando se trata de acompanhar o perfil e a reputação da sua startup, ou usar o blog como um meio de marketing ou comunicação.

Tendo em conta estas questões, em relação a blog corporativo é necessário reiterar alguns conceitos:

  • Blog como recurso de informação. Como um indivíduo ou sociedade, precisamos nos manter atualizados com os últimos acontecimentos. Isso é cada vez mais difícil com a mídia tradicional, onde os jornais e televisão selecionam o que eles acreditam ser de interesse para nós. Com blogs, e, com outras mídias online (Facebook, Twitter e LinkedIn), podemos subscrever feeds RSS  que tratam de áreas específicas que queremos ver e receber a informação imediatamente ao nosso gosto.
  • Usar o blog para acompanhar o perfil da startup. Na mídia tradicional monitorar o que está sendo dito sobre sua empresa é um pouco mais complicado, já que precisa de uma abordagem direta. As notícias online se espalham muito mais rápido, exigindo mais tempo de intervenção. Os mecanismos de busca e mídias sociais oferecem a oportunidade de fazer esta verificação simples, rápida e adequada.
  • Usar o blog como uma ferramenta de marketing proativo. O uso dos blogs como ferramentas de comunicação, lhe permite interagir com os clientes (e potenciais clientes), visualizar e compartilhar seus conhecimentos no mercado (autoridade) e todos os outros parâmetros que irão ajudá-lo a desenvolver sua reputação online.

Apesar disso, muitas empresas brasileiras ainda não mostram a mentalidade necessária para perceber que as fontes de informação tradicionais mudaram dramaticamente ao longo dos últimos 10 anos. Os instrumentos de mídia tradicional não devem ser completamente eliminados, mas sim integrados com métodos mais recentes, como os blogs corporativos e mídias sociais para alcançar vantagem competitiva real.

COMMENTS

WORDPRESS: 6
  • comment-avatar
    Gabriela Peres 6 anos

    Gostei muito do texto. Adoraria ler sua opinião, no pngine, sobre como as os blogs estão mudando com o avanço das mídias sociais. http://www.pngine.com/topic/42/Blogging-In-A-Stat

  • comment-avatar

    Acho importante ressaltar também que escrever um blog nos obriga a buscar mais conhecimento e, com isso, acabamos nos aprimorando.

  • comment-avatar

    Como utilizar um blog corporativo em sua startup? – #startup #marketing http://t.co/bxRzALxOaP via @101startup #startup

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Como utilizar um blog corporativo em sua startup? – #startup #marketing http://t.co/bxRzALxOaP via @101startup #startup

  • comment-avatar

    Como utilizar um blog corporativo em sua startup? http://t.co/6RXqq60BDQ #marketingdigital #midiasocial

  • comment-avatar

    Como utilizar um blog corporativo em sua startup? – #marketingdigital http://t.co/t8rGA9mSlL

  • DISQUS: