Como trabalhar o marketing pessoal na blogosfera?

Como trabalhar o marketing pessoal na blogosfera?

Um blog é um importante veículo de comunicação, disseminação de informação e interatividade, nesta perspectiva a postura pessoal de cada blogueiro bem

22 ideias para criar conteúdo
Estratégia de conteúdo para mídia social
Manda mais, Shell!

Um blog é um importante veículo de comunicação, disseminação de informação e interatividade, nesta perspectiva a postura pessoal de cada blogueiro bem como um bom relacionamento interpessoal é essencial para que a pessoa consiga transmitir suas ideias e seja bem aceito no meio. Existem algumas coisas que você pode fazer para se tornar um blogueiro mais atuante, mais interativo e ter uma imagem mais positiva na blogosfera, veja abaixo alguns itens com links para textos que podem lhe ajudar a entender mais um pouco sobre cada item.

personalmarketing

1. Linkar artigos de outros blogueiros no seu texto

Se você encontrou textos que lhe deram embasamento para um post porque não fazer a referência dele no seu texto? Isso ajuda também a fazer com que seus leitores entendam melhor o contexto do assunto que você aborda. Este gesto também demonstra que você é uma pessoa antenada ao que acontece ao seu redor e também colabora com a divulgação de outros blogs tão bons quanto o seu.

2. Comente nos blogs que você gosta

Se você gosta de um texto que algum blogueiro escreveu comente, diga o que pensou, dê algum ponto de vista interessante pra complementar as ideias do autor, quem sabe você até consegue trazer novos elementos para o debate que está sendo feito ali. Isso enriquece você, o autor e seus leitores. Um bom comentário reflete positivamente na imagem de quem comenta.

3. Conheça os leitores do seu blog

Além de responder os comentários, você pode visitar os blogs dos leitores e verificar se tem algum assunto que lhe interessa, comentar lá também e assim quem sabe não se tornam até parceiros ou amigos na blogosfera? Já fiz boas amizades assim, meus amigos na blogosfera também divulgam meus textos.

4. Interaja com os leitores do seu blog

É muito importante se aproximar do seu leitor, saber a opinião deles sobre o que você faz e escreve e chamá-los para participar do seu blog. Isto só é possível se for pessoas educadas, gentis e que gostam do seu trabalho. Se você gostou muito da participação de um leitor no seu blog deixe isso muito claro pra ele, tente ser um blogueiro receptivo as sugestões e críticas, estamos sujeitos a erros e podemos aprender muito uns com os outros. Já mudei muita coisa no meu blog com a ajuda de meus leitores, assim como reconsiderei alguns pontos de vista baseando-me na opinião deles também, isto porque dou abertura pra eles fazerem isso, fator que acaba me ajudando a melhorar enquanto pessoa e enquanto blogueira.

5. Interaja no Twitter

Apesar de Twitter ser considerado uma mídia social, vejo que poucos se socializam por lá, muita gente pensa que Twitter serve apenas pra divulgar links e dá RT no que o pessoal manda, mas é preciso fazer muito mais do que isso pra criar uma identidade por lá. É recomendável que você dê sua opinião a respeito de algum assunto que aparece na sua timeline, responda os seus seguidores quando eles te mandam algum tweet, agradeça pelos #FF recebidos, agradeça pelos RTs que dão nos seus links, enfim, não vá ao Twitter só pra ler e divulgar links, socialize-se, mostre-se, fale de você, o que você pensa, suas opiniões e impressões a respeito da vida em sociedade, deixe que as pessoas te conheçam, interaja!

6. Indique bons blogs para os seus leitores

Se você acompanha bons blogs e acha que seus leitores podem gostar então divulgue, mostre para os leitores o que você anda lendo e gostando. A indicação é muito bem aceita na blogosfera e atrai leitores fiéis e simpatizantes tanto para o blog que você indica quanto para o seu blog

7. Cuide da imagem do seu blog

Seu blog é sua identidade, ele tem que ter sua cara, refletir seu gosto e personalidade, então procure ter um layout bacana, que seja fácil de ler, tenha recursos que facilitem a vida do leitor, deixe o leitor ou visitante te conhecer um pouco através do seu blog.

8. Escreva para outros blogs

Se um dia você for convidado para escrever em algum blog é recomendável que você aceite, se não puder ser colaborador fixo, escreva um guest post como eu fiz aqui para o Marketing Digital, mas não é de bom tom recusar convites, se achar que por algum motivo não será possível nem um guest post então agradeça o convite e explique ao blogueiro que te convidou, mas não feche as portas. Entretanto, este convite tem que partir do dono do blog, não fica bem você se oferecer. Escrever para outros blogs é bem interessante, pois você dá oportunidade de mais pessoas conhecerem seus textos e seu trabalho, isto é excelente pra sua imagem.

9. Ajude outros blogueiros

Quando você lê um blog é importante que você dê um feedback para o blogueiro, dê sugestões ou dicas para que ele melhore alguma coisa, se percebe que o blogueiro tem dificuldade e você sabe como ajudar, ajude, contribua para os blogs que você gosta de ler ficando atento ao que acontece por lá e ajudando quando puder. Não precisa oferecer ajuda profissional, indicando um texto que o ajude a sanar aquela dificuldade já é uma importante contribuição.

10. Invista na sua atividade blogueira

Não basta ter um blog, é preciso também investir nele, melhorá-lo a cada dia tanto no conteúdo quanto no layout, mas também o autor do blog precisa se aperfeiçoar sempre, procure ler mais sobre blogs, blogosfera e blogueiros, pesquise temas pra debater no seu blog, procure escrever com mais afinco. Se sei alguma coisa hoje e estou começando a ter alguma visibilidade na blogosfera é porque passei a ler muito e estou aprendendo a blogar com outros blogueiros. Abaixo disponibilizo o link de uma série que fiz onde eu falo da importância de ler metablog para melhorar-se enquanto blogueiro.

11. Não fale mal de outros blogueiros

O blog é seu e você pode fazer o que quiser nele certo? Errado, você pode até expor sua opinião sobre alguma atitude que você discorda, mas citar nomes de blogs e blogueiros no post é um grande risco para sua imagem, se você não está nem aí para o que pensam de você, então desconsidere este conselho, mas se você se preocupa com sua imagem perante a blogosfera evite ao máximo falar mal de alguém, seja discreto se precisar critique e dê sua opinião, mas não cite exemplos reais identificando a pessoa que você se refere, nem todo mundo entende o que você quer dizer e nem toda polêmica vale a pena. Basta apenas uma frase mal colocada pra acabar com a imagem de uma pessoa e pra reconquistar a confiança leva tempo e muitas vezes nunca se consegue recuperar a imagem que ficou arranhada, pois as pessoas infelizmente lembram mais dos nossos erros do que dos acertos, um passo mal dado é o que chama mais atenção.

12. Cuidado com as polêmicas

Como eu disse no item anterior, nem toda polêmica vale a pena, as pessoas se desentendem e se entendem em seguida, não vale a pena você se meter e botar mais lenha na fogueira, dê sua opinião, mas não crie caso nem polêmicas.

13. O que fazer com os leitores que não gostam de você?

Nessas situações não adianta insistir, as pessoas tem gostos variados e não precisam gostar das mesmas coisas, não é porque um blog é famoso que você é obrigado a gostar, tem muito blog famoso que não me agrada, seja pelos temas que abordam, seja pela postura do próprio blogueiro. Para trabalhar sua imagem com este tipo de leitor é delicado, não adianta você forçar, vai seguindo com seu trabalho da forma como você acredita que é o certo, tente melhorar-se com as criticas recebidas e com o tempo você vai conquistando estas pessoas naturalmente. Como eu disse em um dos meus textos: “deixe a porta aberta, mas não force a entrada”

Considerações finais

Enfim, este assunto permite mais desenvolvimento, mas vou ficar só com estes itens porque acredito que sejam os mais importantes para refletirmos. Tentei mostrar para vocês que muito do que fazemos na blogosfera reflete no que somos nela, não adianta querer que os outros  tenham uma boa impressão nossa se não cuidamos da nossa imagem na blogosfera, não que você precise ficar se policiando o tempo inteiro, mas há maneiras de você ficar mais atento ao que diz, ao que repassa e ao que defende por aí, analise-se bem e veja como você pode melhorar-se para ter uma boa imagem na blogosfera. Cuide do seu marketing pessoal, você é o principal cartão de visitas do seu blog!

COMMENTS

WORDPRESS: 12
  • comment-avatar

    Muito bom artigo Bruno! Passarei a acompanhar seu blog daqui em diante.

    Abraços!

    • comment-avatar

      Olá Adriano!!

      Fico feliz pelo feedback, irei trazer muita coisa legal por aqui. Sucesso pra gente.

      Abraços…

  • comment-avatar

    Muito Legal Bruno! parabéns, com certeza e um blog que entrou na minha lista para acompanhar..
    muitas coisas boas, que vou com certeza compartilhar lá no meu blog. .

    Abraços…

  • comment-avatar

    Como trabalhar o marketing pessoal na blogosfera? http://t.co/vkPDfGF8nJ via @101startup #startup

  • comment-avatar

    Como trabalhar o marketing pessoal na blogosfera? http://t.co/vkPDfGF8nJ via @101startup #startup

  • comment-avatar

    Como trabalhar o marketing pessoal na blogosfera? http://t.co/omEycI0p5M via @101startup #startup

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Como trabalhar o marketing pessoal na blogosfera? http://t.co/vkPDfGF8nJ via @101startup #startup

  • comment-avatar

    RT @El_Startupero: Como trabalhar o marketing pessoal na blogosfera? http://t.co/omEycI0p5M via @101startup #startup

  • comment-avatar

    Ae, Bruno!!!

    Ficou muuuuito bom esse artigo! Adorei.

    Abraços!

  • comment-avatar

    O Bruno interaje mesmo com a galera. Mencionei ele em um tweet e ele respondeu super atencioso. Parabens pelo seu trabalho

    • comment-avatar

      Obrigado!!!

      A função de quem trabalha com blogs e social business é interagir, se não, muda de área.

  • comment-avatar

    Parabéns Bruno. Um cara tão novo que nem você e com essa visão tão evoluída e moderna do mundo dos negócios… muito bacana. parabéns!

  • DISQUS: