[Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing

[Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing

O Neuromarketing decorre da necessidade das empresas descobrirem o que o cliente quer, o atrai e que não precisa. A lenda acima é baseada em "manipula

Marketing de Conteúdo: 3 Princípios de excelência
A Tabela Periódica do Marketing de Conteúdo
Clube da Permuta: estudante, quanto vale o seu tempo?

Neuromarketing decorre da necessidade das empresas descobrirem o que o cliente quer, o atrai e que não precisa.

A lenda acima é baseada em “manipular” a mente das pessoas para garantir que eles tenham um produto ou serviço, esta técnica é amplamente utilizada por empresas de publicidade. Recentemente terminei de ler um livro relacionado ao Neuromarketing e no qual será o tema do meu TCC na pós e que essas técnicas são aplicadas a cada um de nós sem que percebamos.

Este artigo vai te ensinar 5 Técnicas simples de Neuromarketing que você pode implementar para vender mais, essas técnicas foram implementadas e são surpreendentemente verdadeiras.

O que é Neuromarketing?

Neuromarketing é o estudo dos processos cerebrais (neurociência) e suas mudanças no processo de tomada de decisão.

O Neuromarketing investiga quais áreas do cérebro estão relacionadas com o comportamento das pessoas na escolha de uma marca quando você compra um produto / serviço ou recebe e interpreta as mensagens que recebemos de negócios.

Neuromarketing pode ser aplicado a várias áreas de mercado, alguns são:

  • Inteligência de mercado
  • Projetos de produtos e serviços
  • Comunicações
  • Preços
  • Posicionamento da marca
  • Canais
  • Vendas

Especialistas em marketing medem os resultados das ações em Neuromarketing em termos de vendas, consciência, a preferência de marca, etc.

O objetivos do Neuromarketing  incluem:

  • Identificar o impacto emocional do produto, serviço, marca, canal, etc.
  • Prever o comportamento do consumidor no momento da compra.
  • Entender e atender às necessidades e expectativas dos clientes.

O ponto chave do Neuromarketing é que todos esses objetivos sejam alcançados sem que as pessoas façam perguntas, mas a avaliação do cérebro.

As técnicas são baseadas em satisfazer o nosso cérebro primitivo, também conhecido como cérebro límbico localizado abaixo do córtex cerebral “Não vou me alongar muito sobre o cérebro em termos médicos como este artigo é apenas para entender o básico.”.

limbico

Segundo os cientistas, há milhões de anos, os primeiros seres humanos tinham um cérebro subdesenvolvido “cérebro primitivo”, o cérebro é o que nos faz tomar decisões com base nas satisfações básicas e nos faz reagir inconscientemente. 5 técnicas que irei falar são baseadas em estimular ou enviar uma mensagem para essa área do cérebro, de modo a criar uma reação de compra. As técnicas são:

1. Criar um sentimento de perda

Já observou algum anúncio do tipo?: “último par, mercadoria em liquidação.”.

Vendo isso o cérebro primitivo interpreta como um aviso de sobrevivência, na verdade, o anúncio diz: “Se você não comprar hoje provavelmente não vai vê-lo novamente e você está ficando com o desejo de tê-lo.”. Esta técnica é amplamente utilizada para promover itens que não se movem em nosso estoque.

2. Preços psicológicos

Preços Baixos

Provavelmente, você já viu um anúncio como o acima na TV, em Lojas, sites de e-commerce ou em supermercados. Em muitos lugares, observa-se que os preços sempre aparecem desta forma, este truque engana a mente e também leva a um impulso de comprar “barato” que em outros lugares é mais caro, mas não é sempre o caso.

Há uma semana, visitei uma loja que mostrou uma tela de LED a um preço incrível de R$ 1.999,00, esta técnica é eficaz e atinge rapidamente a mente do consumidor, pois faz ele pensar em pagar um custo menor, mas sem querer acaba pagando um maior custo de R$ 2.000,00.

3. Gente atrai mais gente

Tire proveito das mídias sociais para atrair mais pessoas, se você usar o poder do famoso botão LIKE em suas vendas, mas cuidado com os famosos comentários no Facebook, porque se eles podem aumentar suas vendas, você também pode enterrá-las se receber comentários negativos.

NOTA: Recomendo que você seja cuidadoso com o que você escreve no Facebook ou em qualquer mídia social, porque embora seja um meio para aumentar suas vendas, também pode ser usado contra você, como os usuários podem recomendar ou possivelmente refutar o produto ou serviço que você oferece.

4. Sexo vende muito bem

Sexo Vende

Esta imagem te lembra de algum anúncio que começa assim? Sim… A cerveja é. Uma das necessidades do nosso cérebro primitivo é o sexo, a maior parte das empresas quando promovem seus produtos querem reafirmar sua marca de beleza na mente dos consumidores. Embora, o sexo não venda seus produtos, a imagem sempre estará registrada no cérebro primitivo de seu cliente que inconsciente ou consciente busca por sexo.

5. Reforçar a experiência

Nosso cérebro usa inconscientemente hábitos de compra, experiência e algumas pistas emocionais para decidir sobre uma marca. As empresas devem influenciar a experiência e a percepção que os consumidores têm do mesmo. Tente fazer isso na mente dos consumidores, temas positivos estão associados com a experiência da marca.

O recall da marca é alterado a cada experiência que o usuário tem com ela, uma vez que interage por meio da web, mobile ou anúncio. E, neste ponto, as mensagens emocionais e instintivas tem muito mais capacidade de modificar a memoria racional.

O trabalho de departamentos de marketing é reforçar atitudes positivas em relação à marca. Tudo isso acrescenta-se: a qualidade da comunidade on-line, parabéns para aniversários. É como uma “navegação mental”, experiência de marca, pequena ou grande, precisa fortalecer o conceito mental positivo que os consumidores têm sobre a marca.

Como resultado, os consumidores que se sentem algum tipo de ligação emocional com a marca compram mais. Kevin Roberts, uma das figuras mais importantes da publicidade e marketing em décadas recentes disse que “o que faz o ser humano é emoção, não a razão.”.

Espero que essas ajudas técnicas o ajudem a aumentar suas vendas.

Imagem: Freepik

COMMENTS

WORDPRESS: 15
  • comment-avatar

    Novo conteúdo => [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/YLo44nOLFy

  • comment-avatar

    Novo conteúdo => [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/zDdAO2Eoyz

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/g4o1uV6lUK

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing O Neuromarketing decorre da necessidade d.. http://t.co/GYibrxV93B

  • comment-avatar

    RT @brunounix: [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing O Neuromarketing decorre da necessidade d.. http://t.co/GYibrxV9…

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de #neuromarketing >> http://t.co/7TW6KMGbzj #marketing

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/MXf4UBAzJl via @101startup

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/0w4tb7BLdn via @101startup

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/mb8Vg7r8dg #marketingdigital #midiasocial

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing – #marketingdigital http://t.co/y2LyEbJpSw

  • comment-avatar

    RT @brunounix: [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing – #marketingdigital http://t.co/y2LyEbJpSw

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/93jQRLreEw #socialmedia

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/93jQRLreEw #midiasocial #marketingdigital

  • comment-avatar

    [Como] seduzir seus clientes com técnicas de neuromarketing http://t.co/93jQRL9DMY #midiasocial

  • comment-avatar
    William 2 anos

    Acredito plenamente que entender o comportamento do consumidor é o principal elemento para construção de campanhas e estratégias de marketing.

    Para se fazer excelente campanhas utilizando neuromarketing, utilize gatilhos mentais, é a ponte que leva a publicidade ao sistema límbico do cérebro.

    Grande Abraço,

    William Alves
    Saiba mais em: http://www.techd.com.br (Criação de sites e marketing digital)

  • DISQUS: 0