Como posicionar sua startup no Google+ Local

Como posicionar sua startup no Google+ Local

Muitas vezes me perguntam: Como minha empresa pode aparecer nos resultados do Google + Local para determinadas pesquisas? O engraçado é perguntar iss

Qual é a sua história? 7 regras de storytelling para startups
Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups
Competências no LinkedIn: a maneira certa de ser conhecido

Muitas vezes me perguntam: Como minha empresa pode aparecer nos resultados do Google + Local para determinadas pesquisas?

O engraçado é perguntar isso, “de passagem”, mais de 40% das buscas tem um foco local, ainda há muitas empresas que não incluíram a busca local dentro de seus esforços de SEO para obter tráfego qualificado em seus sites.

A busca local tornou-se cada vez mais importante devido à sua presença nos resultados de busca universal. Estes resultados do Google que não se restringem aos 10 sites mais relevantes relacionados com os termos de pesquisa, mas também mostram fotos, notícias … e, no caso de estar relacionado a um, serviço de criação, negócios, etc. ”Locais”, os resultados também são mostrados através do serviço Google Maps.

Como aparecer lá … Para aqueles que estão começando, compartilhado algumas dicas práticas para otimizar a presença no Google:

1. REGISTRE SUA EMPRESA NO GOOGLE + LOCAL

O primeiro é assumir o controle de sua presença no Google Maps. Desta forma, você pode garantir que as informações sobre o seu negócio estão corretas e você tem a possibilidade de otimizá-las.

Pode ser que a sua empresa já tem uma presença, mesmo que você não tenha criado (o que pode acontecer, porque o Google Maps é bases de dados potêncial, como sites de páginas amarelas, diretórios locais, etc.) Mas a melhor coisa é a inserção manual afim de evitar erros de posicionamento.

Da mesma forma, ao se inscrever no Google + Local você vai transmitir mais “confiança” para o Google, que é um fator relacionado ao posicionamento, devido à grande quantidade de spam existente.

CAMPOS OBRIGATÓRIOS:

  • Empresa/Organização:
  • Endereço Principal:
  • Bairro: 
  • Cidade:
  • Estado:
  • CEP:
  • Telefone Principal:
  • Categorias: *As categorias podem ser selecionadas durante o processo.
  • Descrição:

Abaixo, os outros campos que você pode especificar sobre o negócio:

  • Endereço de Email
  • Horário de Funcionamento
  • Opções de Pagamento
  • Detalhes Opcionais – Ex: Estacionamento, Marcas Oferecidas

2 -. DESCRIÇÃO COMPLETA DO CONTÉUDO

É muito importante entrar o máximo de informação possível sobre o nosso negócio, bom e preciso uma breve descrição, incluindo fotografias e vídeos. Horário de funcionamento para o dia, métodos de pagamento, se há WiFi, se há estacionamento. Quanto mais completo o perfil, melhor.

3. VOCÊ DEVE TER UMA PRESENÇA FÍSICA (ESCRITÓRIO, INSTALAÇÕES, ETC) NA ÁREA GEOGRÁFICA PARA A QUAL VOCÊ QUER POSICIONAR

Ao inscrever-se é necessário indicar a localização física do negócio. Se você tem um restaurante em Vitoria e uma em Vila velha, você terá que criar dois e colocá-los na direção onde estão nessas cidades.

4. USE PALAVRAS-CHAVE RELEVANTES NO TÍTULO DE SEU NEGÓCIO

Ao registrar sua empresa no Google + for Business use os termos relevantes e título descritivo para o qual você quer ser encontrado. O título, por sua vez, deve ser conciso e atraente para o usuário.

5. CATEGORIZAR SEU NEGÓCIO CORRETAMENTE

O Google Places permite que você escolha até 5 categorias que estão relacionadas ao seu negócio.

6. OPINIÕES SOBRE O SEU NEGÓCIO

Um dos fatores tomados como referência é o volume de opiniões que foram feitas em seu negócio no Google Maps, uma vez que indica que é “popular”. Embora a natureza das opiniões (que são positivas ou negativas) afeta a proporção de cliques que você recebe, elas não tem efeito sobre o ranking.

7. USE A PÁGINA DE CONTATO DO SEU SITE COMO UM URL PARA SE INSCREVER NO GOOGLE + local

Após o registro em cada uma de suas empresas cadastradas, digite a URL da página de contato e não a página da home, embora esta opção pode parecer mais atraente e relevante.

Isto é especialmente recomendado quando você tem vários locais, neste caso, o melhor é criar uma página de contato específica para cada local dentro do site, que mostra informações sobre o endereço e telefone do local específico.

A página de contato é uma “página de destino” adequada para a presença criada no Google Maps porque esses dados locais (endereço, telefone, etc.) Tem maior relevância.

8. UTILIZAR GEO TAGS NO SEU SITE

As geotags ajudam os mecanismos de busca a encontrar seu site no mapa e isto pode te ajudar nas buscas locais. As geotags são uma combinação de latitude e longitude de sua cidade. Para encontrar a latitude ea longitude de sua cidade, pode visitar :http://mygeoposition.com/ e lá você pode calcular os dados geográficos para a sua cidade ou região.

A aplicação das indicações geográficas não é difícil. Aqui está um exemplo de um site que estaria localizado No Espirito Santo:

Latitude: -20.265519 (20° 15′ 55.87” S)
Longitude: -40.420328 (40° 25′ 13.18” W)

<meta content=”Cariacica – ES, Brazil” />

<meta content=”-20.265519;-40.420328″ />

<meta content=”BR-ES” />

<meta content=”-20.265519, -40.420328″ />

Basta adicionar o código acima dentro das tags HEAD de seu site ou blog (modificá-las para sua conveniência).

9. DIRETÓRIOS LOCAIS E PÁGINAS AMARELAS NO SEU PAÍS

Envie seu site para diretórios locais e páginas amarelas, isso vai ajudar de duas maneiras. Em primeiro lugar, direcionar o tráfego local para o seu site. Em segundo lugar, também lhe dará alguns backlinks relevantes e isso pode melhorar a sua autoridade nos mecanismos de busca para buscas locais.

Estas são algumas dicas que você pode usar para deixar seu blog/site/empresa bem posicionado  em determinada busca local, espero que tenham gostado.

Com essas dicas básicas você pode criar uma presença otimizada no Google + Local e iniciar o processo de posicionamento em busca local.

Quer acrescentar mais alguma coisa? Deixe sua opinião …

COMMENTS

WORDPRESS: 17
  • comment-avatar

    Como posicionar sua startup no Google+ Local http://t.co/vOPeDNRLML

  • comment-avatar

    Novo artigo => Como posicionar sua startup no Google+ Local http://t.co/Ag0K1ha12p

  • comment-avatar

    RT @101startup: Novo artigo => Como posicionar sua startup no Google+ Local http://t.co/C3X6OVLPfS

  • comment-avatar

    Como posicionar sua startup no Google+ Local http://t.co/9FO1CVh44R

  • comment-avatar

    RT @ideiademkt: Como posicionar sua startup no Google+ Local http://t.co/9FO1CVh44R

  • comment-avatar

    Olá,eu visitei seu blog hoje,gostei dos artigos pois me ensinaram muitas técnicas que eu apliquei em meu site e deu muito certo,obrigada e continue postando artigos informativos
    http://temdetudo24hs.blogspot.com.br/

  • comment-avatar
    Rafael Santana 5 anos

    Muito bom esse blog! Tem muito conteúdo para estudar e praticar!

    Bruno, tenho uma dúvida.
    E quando a empresa possui filiais em estados diferentes? O cadastro então terá que ser feito individualmente no Google Places?

    • comment-avatar

      Exatamente Rafael, cadastra uma por uma, pois o Google se baseia em pesquisas locais para mostrar os resultados de alguns produtos e serviços.

  • comment-avatar
    Rafael Santana 5 anos

    Outra dúvida.

    Quanto ao uso de Geo Tags em sites que possui filiais? O ideal seria criar uma página para cada filial e colocar as tags respectivamente? E no caso de não tiver isso, qual seria a recomendação?

    • comment-avatar

      Olá Rafael!!

      O ideal seria criar uma página para cada filial, mas caso isso seja inviável, e recomendo colocar as geotag da Matriz pois a partir dela, você redireciona pras filiais.

      Abraços =)

  • comment-avatar
    Guilherme 5 anos

    Não entendi o porque repetiu duas vezes o

  • comment-avatar

    Como posicionar sua startup no Google+ Local – #startup #marketingdigital http://t.co/ePLiLeizoG via @101startup #startup

  • comment-avatar

    Como posicionar sua startup no Google+ Local http://t.co/eSlTHBWr9X #marketingdigital

  • comment-avatar

    Como posicionar sua startup no Google+ Local – #marketingdigital http://t.co/A6Bdw43Yzx

  • comment-avatar

    Como posicionar sua startup no Google+ Local http://t.co/Jq5M7mNEkL #midiasocial

  • comment-avatar

    legal, usei o lance das geotags…. agora é aguardar as aranhas terminarem o trampo! lol
    abçs valeu mesmo

  • DISQUS: