Como organizar a sua agenda de blogueiro

Como organizar a sua agenda de blogueiro

A organização é tudo. Quando você decide começar uma nova aventura de blogger você tem que apontar para este objetivo: ter tudo sob controle. Provavel

Os desafios da produção de conteúdo em vídeo – Ep.08: criando padrões | JobCast 77
A ferramenta 5W2H aplicada ao copywriting
Ganhar a confiança dos consumidores através do blog corporativo

A organização é tudo. Quando você decide começar uma nova aventura de blogger você tem que apontar para este objetivo: ter tudo sob controle. Provavelmente não suceda, provavelmente, alguma coisa vai sair dos trilhos e você terá que correr para se esconder. Mas a ideia básica é esta: organizar e alcançar a meta.

Obviamente, é mais fácil falar. Mas a organização da atividade de blogging não é um dado adquirido, é por isso que você precisa de uma agenda. Esse é um lugar para lembrar de todos os detalhes de suas atividades de blogs. Especialmente se essa atividade é dividida na parte da frente e na equipe profissional: gerenciar um blog para o seu próprio negócio não é fácil, mas se você também adicionar o blog de clientes se torna um desafio.

Há uma agenda para fazer tudo isso? Claro, você pode comprar em uma papelaria: a agenda blogger é nada mais do que um documento de papel em que você vai marcar todas as informações que você vai encontrar neste artigo. Obviamente, não deixei sem algumas alternativas digitais.

Blocos de notas

Você sabe por que eu sempre professo a utilidade da agenda? A inspiração vem sem bater. De repente, investe seus pensamentos e você tem que escrever, você tem que tomar notas. Em qualquer momento. Você não pode dar ao luxo de esperar: o seu ser blogger força você a capturar ideias na mesma hora.

Aqui, a agenda pode ser transformada em blocos de notas. A agenda se torna o lugar físico em que lista títulos, notas, inspirações. Ideias possíveis para criar itens, títulos, projetos e colaborações. Para se ter uma agenda útil é necessário parar no papel a sua criatividade. Você pode substituir tudo com o Evernote.

evernote

Evernote é uma ferramenta perfeita para criar um lugar virtual onde se ligam todas as informações relevantes para a elaboração de um post. Você tem que começar com a abertura de um notebook: aqui você pode colocar todas as ideias, os artigos que você encontra em linha, a informação que pode ser útil para o seu trabalho.

Dessa forma, quando você estiver curto de ideias você pode abrir este “container” e sempre encontrar ideias interessantes.

Para saber mais: 4 técnicas de gestão de tempo para ser mais produtivo

Calendário Editorial

Agenda de um blogger é dedicada ao planejamento dos trabalhos. Como qualquer produto editorial, um blog – ainda que pequeno – tem uma organização interna que reúne artigos, datas, temas. O resultado desta mistura é chamado o calendário editorial.

Por isso eu já abordei a questão do calendário editorial : através deste documento, você pode definir em um momento suas publicações, suas atividades no blog. Torna-se fundamental em um blog multi-autor e em um relacionamento profissional: se um cliente curar o blog você tem que mostrar o calendário para a sua aprovação.

calendar

O calendário editorial é útil para manter o ritmo do post (bom para aqueles que não podem ser constante), mas também serve para monitorar constantemente o que você está publicando: talvez possa estar exagerando um tópico, talvez possa estar dando muita importância a um tema e está removendo para outro.

Pessoalmente eu prefiro utilizar o excel para organizar meu calendário editoria, porque eu posso para um outro trabalho.

Alerta e planejamento

Suas atividades de bloggers não tratam apenas de escrever o post ou planejar e organizar publicações internas apenas uma planilha. Mas há outras atividades a serem programadas para obter bons resultados nesta área. Alguns exemplos:

  • As entrevistas para outros blogs.
  • Colaborações.
  • Workshops e conferências.

Para um blogueiro é essencial criar novas interações offline e online. Não basta criar conteúdo para o seu blog: você tem que ser notado por um público diferente, você tem que sair do seu círculo e você pode fazê-lo através da publicação de artigos em outros blogs (como eu faço no startup), mas também através da participação em eventos, criando oportunidades para colaborar com outros profissionais, talvez a organização pública de Hangouts para resolver um problema que diz respeito a você.

É por isso que você precisa de uma ferramenta para servir como um mero alerta. Lembre-se que amanhã você tem que participar neste webinar, não se esqueça que na próxima semana você tem que entregar o item de um cliente. Nós precisamos de um secretário, ou pelo menos uma agenda. Eu sugiro que você use o Google Calendar.

Google Calendar

O Google Calendar é excelente aplicativo de Mountain View que você pode usar para criar o alerta. O processo é muito simples: criar um evento, em seu painel de controle, indicar o tipo de notificação que você prefere na forma (localizado sob as cores do evento).

A sua opinião

Criar uma agenda de blogueiro não é fácil. Você também pode trabalhar com um diário de papel clássico, é claro, mas eu encontrei bons substitutos digitais. Obviamente olhar a sua opinião para encontrar novas soluções e melhorar a minha organização: a ferramenta que você deseja adicionar à lista? Você acha que isso é o suficiente para organizar um blogger agenda?

COMMENTS

WORDPRESS: 5
  • comment-avatar

    Como organizar a sua #agenda de #blogueiro http://t.co/sj75IpRd1K^LN @brunounix @101startup #blog #meta #blogging #Evernote #planejamento

  • comment-avatar

    Como organizar a sua agenda de blogueiro http://t.co/JRjeNidEGd #midiasocial

  • comment-avatar

    Como organizar a sua agenda de blogueiro http://t.co/JRjeNhW3hD

  • comment-avatar

    @101startup Como organizar a sua agenda de blogueiro https://t.co/qC2LX50s4o #socialmedia #marketingdigital

  • comment-avatar

    Como organizar a sua agenda de blogueiro https://t.co/hEzdYSgBIO #socialmedia #marketingdigital

  • DISQUS: