[Como] tirar o máximo do Facebook Insights

[Como] tirar o máximo do Facebook Insights

Ao trabalhar em uma fanpage, as chances que temos para mostrar os resultados do nosso trabalho são enormes. Infelizmente, a rede social está cheia de 

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Ao trabalhar em uma fanpage, as chances que temos para mostrar os resultados do nosso trabalho são enormes. Infelizmente, a rede social está cheia de ferramentas que não funcionam, sistemas que caem, e estatísticas incorretas. Muitos estão convencidos de que não há nenhuma maneira precisa para medir a nossa presença online. Em parte, eles têm razão. Hoje vamos rever uma das ferramentas mais poderosas que temos para métricas no Facebook, o Facebook Insights.

O Facebook Insights é a ferramenta nativa que o Facebook nos fornece para que possamos ver as nossas estatísticas, ter acesso a informações valiosas para construir estratégias de conteúdo, promoções, planejamento, alvo da publicidade online, e muito mais. Além disso, a interface limpa e fácil de usar permite-nos ter acesso quase imediato às estatísticas e relatórios das páginas que você gerencia.

Compartilho com você 10 dicas para tirar proveito do Facebook insights. Agora iremos nos aprofundar neste assunto para aprendermos como conseguir dados mais completos sobre a sua comunidade no Facebook.

1 – Planejar de acordo com a popularidade

É verdade que todos que administram páginas, gostam de pessoas que tendem a aparecer o tempo todo na nossa página. Mas nunca é demais saber o que esse usuário gosta para usá-lo a nosso favor e expandir a presença na rede. O painel com as publicações dos últimos dias pode ser muito útil para descobrir.

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2 – Entender as métricas

O Facebook Insights e Google Analytics não funcionam da mesma maneira, e se você é um especialista neste último, provavelmente não terá problemas para decifrar rapidamente, e com certeza você se moverá confortavelmente no Insights. Para começar a utilizar esta ferramenta útil, precisamos entender que informações ela está nos dando.

No lado das estatísticas mais difíceis, não temos nenhum problema de interpretação (número total de fãs, número de curtis, opiniões, etc.) Há, no entanto, existem alguns indicadores que nos obriga a pensar cuidadosamente e ver como podemos utilizá-los. Estes são os seguintes:

  • Reach ou alcance: é o número de usuários únicos que viram nossa publicação. Esta é a questão mais importante na definição da popularidade ou sucesso de uma página. O alcance pode ser explicado aos nossos clientes que utilizam outras métricas, como o número de comentários ou ações, mecanismos que têm uma vitalidade própria, que nos ajuda a aumentar a quantidade de escopo.
  • Engaged Users  ou Usuários envolvidos: essa métrica serve para medir a participação efetiva da comunidade. Ela diz quantas pessoas clicaram em publicações, no geral, são os que se relacionam intimamente com a métrica.
  • People about this ou as pessoas estão falando sobre isso: Está á uma métrica pública, por isso atenção sobre os concorrentes. Com este título extensor, que o Facebook nos proporciona, essa métrica tem a capacidade de ver o que as pessoas têm curtido, comentado ou compartilhando, ou aceitar um evento ou responder a uma pergunta. Como os usuários interagem, é essencial para medir a participação em uma comunidade, mas também intimamente relacionado com o alcance.
  • Virality ou Divulgação: Embora muitos afirmem que é uma das métricas mais úteis dentro do Insights, eu acho que é uma combinação de duas variáveis ??diferentes que sempre levam a um resultado ruim aos olhos do cliente. A taxa de difusão é obtida dividindo-se as pessoas que estão falando isso pelo número de alcance. As taxas são geralmente muito baixa e não refletem o estado de uma comunidade. Pelo contrário, é uma abordagem estatística, que também podem ser obtidas utilizando outros indicadores mais precisos.

3 – Entenda sua demografia

Dentro do painel de Alcance, temos uma série de dados que são muito úteis para o planejamento e elaboração de relatórios para ajudar os clientes. Os dados demográficos nos oferecem a oportunidade de mostrar a localização geográfica de nossos usuários, mas também nos permite ver sexo e idade, dados cruciais quando se considera o conteúdo. De acordo com as faixas etárias que são mais populares, propomos slogans apropriados.

4 – Revisar o anúncios

Você pode monitorar as redes sociais, nós também devemos estar conscientes das campanhas publicitárias sendo realizadas com Anúncios do Facebook ou em outras plataformas. Se você estiver executando uma campanha no Facebook Ads, somos capazes de ver o sucesso que foi em um período de tempo através de uma métrica comparativa que nos permite diferenciar entre seguidores “comprados” e seguidores orgânicos. Esta ferramenta pode ser acessada através do Facebook Insights, no gráfico Alcance Total.

5 – Comportamento do usuário

Embora o Facebook não nos permita conhecer o sentimento de uma página (isto é o que nos mesmo que temos que fazer), em si nos permite ver como se comportam os nossos usuários em nosso site. Algo muito interessante de ver, por exemplo, de onde eles interagem: telefones, tablets, PCs, temos que levar isso em conta ao planejar o conteúdo.

6 – Experimentar novas métricas

Nem todas as métricas do Insights são úteis, o Facebook tem trabalhado duro com elas e a maioria das estatísticas são muito pobres. No entanto, ainda há um caminho a percorrer. Existe alguns dos dados que podemos perguntar aos clientes que têm de ser calculados a mão, mas não tem que ser um gênio da matemática: com três regras simples podemos calcular com base nas informações fornecidas pelo Facebook. Por exemplo, a porcentagem de impressões diárias pode ser calculada dividindo-se o total de visualizações das postagens pelo número total de curtir da página.Não tenha medo de experimentar esses números, nem sempre pode funcionar, mas pode ser também uma forma de agregar valor a nossa análise.

6.1. Aplicações

Se as páginas representam o ponto de partida para a presença de marcas e anunciantes no Facebook, os plug-ins sociais são a melhor maneira de “socializar” conteúdo externo, as aplicações constituem a altura de seu envolvimento com esta plataforma, permitindo a distribuição de conteúdo viral com experiências interativas (buscando benefícios ainda maiores em termos de visibilidade, circulação e análise).

O Facebook Insights permite-nos saber agora o que se segue: número de instalações / desinstalações,  estatísticas diárias de conteúdo compartilhado dentro do aplicativo (status do usuário, fotos, etc.) E atividade das permissões de usuários específicos (por exemplo. e-mail). Além disso, o App Insights incluiu alguns dias atrás, uma repartição dos mais populares dispositivos móveis no acesso à aplicação (iPhone, iPad, Android, mobile web, etc.), Detalhes demográficos de uso móvel (idade, sexo, idioma, país ) e canais móveis para acessar o aplicativo (procura interna, “Feed” notícias, Timeline, ou específicos).

7 –  Usar o tipo mais bem-sucedido de conteúdo

Através Insights, podemos discernir que tipos de mensagens são mais bem sucedidas. Isso também irá nos ajudar a melhorar o nosso EdgeRank. Isto pode ser útil se você trabalha com uma variedade de clientes com necessidades diferentes. Por exemplo, temos uma fanpage que funciona melhor com fotografias, enquanto outro pode ter os vídeos como os principais protagonistas. Com poucos dias de uso da página podemos perceber qual é melhor conteúdo para postar (frases de auto ajuda, amor perdido, funciona em todas as páginas, minha opinião), e podemos usar o Insights para fornecer evidências para os clientes.

8 – Monitorar a concorrência

Através da métrica Pessoas falando sobre isso, podemos aprender, ainda que de forma limitada, o estado da página dos concorrentes. Embora as marcas sejam geralmente guiadas por dados estatísticos fornecidos pelos aplicativos, podemos usar essa métrica do Facebook sem ter que contratar serviços adicionais.

Com esta métrica sabemos, ou pelo menos temos noção, de quantas pessoas estão interagindo. Nós só precisamos saber o que a métrica significa para nós e como tirar proveito dela. Neste caso, a melhor maneira de controlar uma marca concorrente é através de um serviço de apoio. Por enquanto, o Facebook não oferece essa alternativa.

9 – Crie seus próprios relatórios

Com o passar do tempo o Facebook desenvolveu informação gráfica que está pronta para ser apresentada ao nosso cliente, se quisermos. No entanto, se nós estamos olhando para o valor adicionado, podemos criar bons relatórios manualmente. Se você tiver um conhecimento básico de Excel também pode criar fórmulas para criar relatórios automatizados para facilitar o trabalho.

10 – Tire proveito de relatórios do Excel

Como nós avançamos na seção anterior, podemos usar o Excel para criar os nossos próprios relatórios personalizados. O Facebook insights também nos dá acesso a métricas muito mais profundas que nos permitem fazer uma análise mais aprofundada da situação da nossa fanpage. Para baixar esses dados, é preciso clicar relatórios de Exportação, e vamos encontrar um painel personalizado, onde você seleciona o tipo de relatório, as datas para cobrir, e formato.

Outra opção de trabalhar dados do Facebook insighs no excel é utilizando o Next Analytics que é basicamente um plugin que se instala no Excel, e que se conecta a API do Facebook, Twitter e outras redes sociais para extrair informações e estatísticas e, portanto, pode te ajudar a montar relatórios específicos para cada cliente.

Se você é um analista de web analytics ou de mídias sociais e está em busca de melhores relatórios e de facilitar a sua vida. O Next Analytics é a solução de todos os seus problemas, pois evita que você tenha aprender uma API ou exportar / importar dados e manter planilhas complexas.

Encorajo-vos a experimentar as dicas acima e compartilhar com outros usuários as suas experiências.

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