[Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz?

[Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz?

Ultimamente ouvimos falar mais do que nunca. E tornou-se o imperativo de uma comunicação bem sucedida. O que eu quero dizer? A estratégia de conteúdo.

11 mandamentos do marketing pessoal para empreendedores
Marketing de Conteúdo: Um guia para planejamento estratégico
[Como] fazer Personal Branding em mídias sociais

Ultimamente ouvimos falar mais do que nunca. E tornou-se o imperativo de uma comunicação bem sucedida. O que eu quero dizer? A estratégia de conteúdo. Mas o que é, especificamente?

Quem é o responsável pela estratégia de conteúdo sabe que é um elemento fundamental do marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo, é preciso, de fato, uma estratégia de conteúdo sólida para atingir os objetivos. Uma estratégia adequada de marketing de conteúdo essencialmente aborda duas questões:

  1. O conteúdo para atingir um determinado segmento, a fim de estimular o interesse e a curiosidade dos usuários?
  2. Onde a publicar? Blog? Site? As redes sociais? Outro?

Antes de desenvolver a sua estratégia de conteúdo, no entanto, é bom fazer uma análise preliminar.

Análise Preliminar

1 – Metas claras

Desenvolver um planejamento de conteúdo é muito importante para obter os resultados. Antes, porém, a elaboração de um plano é necessário para refletir sobre os objetivos a serem alcançados: para fornecer informações úteis e relevantes para um determinado setor, obter conversões de vendas, aumentar o tráfego para o seu site, aumentar a visibilidade da marca, convida para se inscrever no boletim informativo?

Tendo uma visão bem definida dos objetivos é um bom ponto de partida para se obter uma configuração apropriada para o conteúdo, a seguir um percurso consistente e também para avaliar, no final deste caminho, no entanto os resultados que foram atingidos ou não.

2 – Análise de destino

Para desenvolver uma comunicação dirigida é muito importante analisar o alvo a que se destina o conteúdo. E é essencial, em primeiro lugar, descobrir quem são os destinatários, quais são suas necessidades e seus desejos, que tipo de conteúdo está mais focado nas estratégias de pesquisa postas em prática (nesse sentido, é útil para executar uma análise das palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários em relação a um determinado setor e se o seu conteúdo é destinado a web).

Obter todas as informações sobre o perfil do usuário e até mesmo a experiência do consumidor pode ser muito útil para implementar uma estratégia de conteúdo ad hoc.

Comece com a sua estratégia de conteúdo!

1 –  Traçar os argumentos

Uma vez delineado o perfil do alvo e definido os objetivos a prosseguir, o próximo passo será o de traçar os temas abordados para a estratégia de marketing de conteúdo. Se você tem materiais disponíveis, tais como folhetos, catálogos, brochuras ou outro, pode ser útil considerá-los como ponto de partida.

2 –  Originalidade, perseverança e humanidade

Supondo-se que o conteúdo deve ser útil e de qualidade, simples e claro, não devemos subestimar a originalidade que deve distinguir a voz e identidade da marca.  É necessário que o estilo de comunicação seja, portanto, original humano, e que se mantenha constante ao longo do tempo apenas para reforçar a imagem da empresa.

3 – Enfatiza a necessidade e os benefícios

Além de atender às necessidades específicas do alvo, o conteúdo também deve destacar os benefícios de um produto / serviço particular, sem furar o público. É por isso que, de acordo com o tipo de produto / serviço que incide sobre o plano de comunicação, que pode ser útil estabelecer conexões com situações da vida real. Desta forma, o utilizador pode experimentar concretamente a utilidade do produto.

4 –  Estabelecer diretrizes editoriais

As diretrizes editoriais podem abranger diferentes aspectos:

a) Objetivos de comunicação
b) As plataformas de publicação
c) Extensão dos textos 
d) Digitar o texto 
e) as imagens no formato e regras de formatação 
f) Frequência de publicação 
g) Preparação do calendário editorial

5 –  Estratégia de Promoção

Por fim, uma estratégia de conteúdo bem deve incorporar, para chegar a uma área de influência mais ampla, a promoção através de redes sociais ou outros dispositivos, como a newsletter.

Senha: evolução!

Quando falamos de estratégia de conteúdo é importante ter em mente que o processo nunca é dado uma vez por todas, mas que requer ajustes contínuos, com base nos resultados alcançados. A perspectiva é a de um processo evolutivo constante que mistura as necessidades do público-alvo e os objetivos de negócios.

O desempenho obtido pode variar bastante, daí ser necessário uma refinação constante por tópicos, palavras-chave, líderes de opinião, formatos e canais de propagação. Quanto mais fizermos, mais aprendemos e crescemos.

A palavra é sua!

O que você acha? Seguir estes passos no planejamento de sua estratégia de marketing de conteúdo? Você acha que existem outros aspectos interessantes de destacar? Deixe um comentário!

COMMENTS

WORDPRESS: 11
  • comment-avatar

    [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/pilpWvIevH

  • comment-avatar

    Novo conteúdo => [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/umiay8wHCw

  • comment-avatar

    Novo conteúdo => [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/mogFcoFQAx

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Novo conteúdo => [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/umiay8wHCw

  • comment-avatar

    [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? – #marketingdigital http://t.co/Fv0pXKhHnd

  • comment-avatar

    [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? – #marketingdigital http://t.co/6PJG5DNOIF via @brunounix

  • comment-avatar

    Como fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/1PKcQvUGEJ #contentmarketing

  • comment-avatar

    RT @101startup: [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/OS9JHRBgHN #socialmedia

  • comment-avatar

    RT @101startup: [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/OS9JHRBgHN #socialmedia

  • comment-avatar

    [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/OS9JHRBgHN #midiasocial #marketingdigital

  • comment-avatar

    [Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz? http://t.co/OS9JHRBgHN #midiasocial

  • DISQUS: