[Como] fazer um bom trabalho de networking

[Como] fazer um bom trabalho de networking

Pesquisas indicam que entre 50% e 75% das pessoas que estão no mercado de trabalho encontraram seu último emprego através de contatos. Pode-se criar u

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Pesquisas indicam que entre 50% e 75% das pessoas que estão no mercado de trabalho encontraram seu último emprego através de contatos. Pode-se criar uma rede de contatos de várias maneiras, dentre as quais podem incluir conversas telefônicas, apresentações, contatos em redes socais. Este artigo irá se concentrar em três tipos de face a face: o “1-1″, “um para muitos” (por exemplo, uma reunião) e os “muitos para muitos” (por exemplo, um evento).

As oportunidades de networking face a face abundam. Encontros de membros de associações profissionais, eventos sociais, feiras de emprego … são apenas alguns dos contextos favoráveis para isso. Os procedimentos, dicas e ferramentas descritos neste artigo podem ser aplicados em qualquer área. Você deve decidir quais contextos e configurações pessoais são mais favoráveis para você.

Primeiro de tudo, fazer um pequeno teste na rede:

O que é? 

A) Para conhecer pessoas. 
B) Para conseguir um emprego. 
C) Para ganhar dinheiro. 

Por que buscar contatos entre estranhos? 

A) Para dizer às pessoas que estão procurando trabalho. 
B) Promover as relações interpessoais. 
C) Para ser chamado quando há vagas ou outras oportunidades. 

No processo de trabalho em rede, Você deve … 

A) Falar sobre você. 
B) Fale sobre o seu emprego dos sonhos. 
C) Fazer perguntas e tentar criar empatia. 

Se suas respostas foram, respectivamente, A, B e C, então você está no caminho para o sucesso. Também tenho notado que um processo de networking face a face pode ser dividido em três componentes essenciais: o conhecimento da pessoa / s / em causa, o estabelecimento de uma afinidade e uma comunicação eficaz.

Conhecer a pessoa

networking face a face começa com uma boa atitude e linguagem corporal correta. Você provavelmente já ouviu falar que cães podem sentir medo, certo? Da mesma forma, os seres humanos podem, em geral, inferir as atitudes que os rodeiam. O comportamento em si é um aspecto importante do processo de ligação em rede. Algumas atitudes “úteis” são entusiasmo, curiosidade, cooperativismo, paciência e interesse.

Ferramenta #1: Encontrar uma atitude positiva

Tente esta técnica para obter uma atitude positiva antes de ser exposto a uma situação de networking face a face. Encontre um lugar quieto, feche os olhos e pense em uma experiência positiva que já viveu. Lembre-se de tudo o que viu, ouviu e sentiu naquele momento. Fortalecer cada uma das sensações quando você chegar a um ponto culminante desse processo sensorial, aperte o polegar e o dedo indicador da mão direita, em seguida, solte os. Pratique este exercício simples várias vezes.

A linguagem corporal humana envia suas próprias mensagens. A linguagem corporal pode criar uma presença positiva ou negativa: representa o indivíduo e define o grau de atenção que ele recebe. Os sinais físicos que indicam uma presença “positiva” são basicamente quatro: a posição vertical com as palmas abertas, contato visual, saudação calorosa e amigável de boas-vindas.

Ferramenta #2: Contato visual positivo

Para determinar se você está definindo um contato positivo, pense em uma conversa cara a cara que você teve hoje e tente lembrar a cor dos olhos do seu interlocutor. Pratique esta observação em várias configurações, até que se sinta natural. Este simples exercício pode ajudá-lo a manter um contato visual genuíno em conversas. Um sorriso acolhedor transmite uma mensagem simples e eficaz. 

Ferramenta #3: Praticar seus melhores sorrisos e cumprimentos

Uma saudação positiva inclui gestos amistosos, contato visual e um sorriso. O cumprimento também deve ser em um tom agradável e incluir o nome da pessoa que você está falando. O chamador usou o nome e isso transmite uma mensagem de familiaridade. Além disso, repita o nome da pessoa, isso mostra que você a está ouvindo.

Empatia

Essas ferramentas básicas vão ajudá-lo a estar pronto para começar a conhecer pessoas. De qualquer forma, uma vez que você encontrou alguém, você também quer criar uma ligação positiva com, ou em outras palavras, você quer criar empatia. Uma técnica para construir habilidades de empatia é sincronizar suas ferramentas físicas e vocais para estarem em sintonia com a outra pessoa. Sincronizar atributos físicos podem incluir gestos, postura, movimentos corporais, expressões faciais e até mesmo respirar. Você também pode sincronizar os atributos faciais, incluindo volume, velocidade, ritmo, entonação e fluência. A fluência verbal é usar as palavras que se suspeita que a outra pessoa prefere.

Ferramenta #4: Conversas sincronzadas

Pratique o tempo todo em suas conversas com um amigo. Assuma o papel de “ativo” (que de “sincronizador”) no diálogo e depois de um minuto, intercambie os papeis.  Ajude uns aos outros com comentários construtivos.

É importante assegurar que as palavras, o tom, gestos e linguagem corporal congruente, isto é, enviar a mesma mensagem. Outra dica: para criar empatia, observe pessoa / s / antes de abordá-las para conversar. Isto irá identificar seus estilos físicos e vocais.

Comunicação eficaz

O Networking eficaz exige a criação de um diálogo. Isto pode ser conseguido através da troca de informações e encontrar formas de ajudar uns aos outros. A primeira regra de uma comunicação eficaz é: “pergunte, não diga”. Perguntas abertas (aquelas que começam com quem, o quê, quando, porquê, onde e como).

Outra técnica eficiente é fornecer dados a partir do qual o chamador pode facilmente extrair informação e então responder. Isto pode ser feito em expansão, por exemplo, a saudação com algum tipo de informação pessoal: “. Olá, sou Bruno eu sou consultor” Esta última informação dá ao ouvinte a oportunidade de responder. Muitas vezes, ele irá copiar a sua resposta (“Eu sou Pedro e sou um professor da Faculdade X”), em outros momentos, ele irá responder com uma pergunta como: “Que tipo de consultor?”. Se o parceiro responde com uma pergunta aberta, você pode começar um diálogo. Se você copiar sua saudação, então você precisa usar uma questão em aberto para começar uma conversa.

Ferramenta #5: Pratique o uso de perguntas abertas 

Em pares, praticar o uso de questões abertas, uma das que você precisa para começar com uma questão em aberto, para que outro responda com outra pergunta aberta.

Ferramenta #6: Aprenda ouvir ativamente

A escuta ativa é responder à chamada para que alguém saiba que você a ouviu e entendeu. Não é a paráfrase. Que parafraseia, repete com palavras diferentes. Em escuta ativa, um extrai informações e responde com novas informações relacionadas com a primeira. Aqui está um exemplo simples. Uma pessoa diz: “O mercado de trabalho é muito competitivo.” O outro responde: “Sim, eu me inscrevi para vários empregos para as quais existem muitas pessoas qualificadas.” As pessoas gostam de saber que estão sendo ouvidas.

Junte todos os ingredientes

Praticar a encenação de uma atitude útil, a linguagem corporal correta, o tempo e escuta ativa, pode te ajudar a dominar as três ferramentas-chave de Networking face a face. Este artigo forneceu uma série de ferramentas e dicas para aperfeiçoar suas técnicas. Agora é sua vez de implementa-lás. 

Imagem: Freepik

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