[Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes

[Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes

Será que seus clientes lhe pedem um relatório de atividade nas redes sociais e você não sabe exatamente o que oferecer? Hoje a maioria dos clientes qu

[Como] aumentar a visibilidade com Twitter Cards
50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 1
Métricas de vaidade: na sua opinião, muitos likes, importam?

Será que seus clientes lhe pedem um relatório de atividade nas redes sociais e você não sabe exatamente o que oferecer? Hoje a maioria dos clientes que contratam serviços de Social Media exigem relatórios de atividade da conta e da comunidade que têm nas redes sociais.

Relatórios são conhecidos em Social Media, há até mesmo os especialistas que são focados na criação de relatórios. Os relatórios podem ser apresentados como um escrito ou como um documento PowerPoint, mas o mais importante e que não devemos esquecer é que o cliente tem que receber o relatório e deve ser capaz de interpreta-lo.

Abaixo seguem algumas dicas que vão ajudá-lo a criar ou refinar os seus relatórios de mídias sociais.

1 – Base de fãs/seguidores

Tudo bem que não é o dado mais importante e não deve ser a única coisa a ser avaliada. Mas é importante seu cliente ver, ao longo do seu trabalho, a evolução na base de fãs. Ele tem um objetivo para alcançar? Existe mídia rodando na página? Acho fundamental você entregar um relatório mostrando o crescimento orgânico e com mídia.

 

2) Taxa de Engajamento Facebook /Twitter / Google Plus

Em todos os tópicos desse post, existem mais de uma maneira de se obter esses dados. Sempre teremos ferramentas que te dão os dados prontos, como SocialBakers, Wildfire, Crowdboost, Quintly,PageViral, graphmonitor entre muitos outros.

Mas a fórmula para se calcular o engajamento é:

posts

engajamento

Sempre lembrando que isso pode ser salvo numa planilha de Excel, inclusive porque podemos exportar os dados do insights direto para o Excel e definir a soma pelas colunas de likes, comentários e posts dividido pela coluna do alcance de cada post e multiplicar por cem 🙂

A dica então é fazer o engajamento sempre por post, pois como o alcance de uma página dificilmente passa de 2 a 3% dos fãs de uma página, os dados serão mais próximos da realidade se você fizer o engajamento por post e usar o alcance de cada post.

3) Volume de posts (Facebook, Twitter)

Aqui, existe também algumas formas de se trabalhar. Dependendo da forma que você trabalha (agência ou direto no cliente) a forma de produzir e aprovar o conteúdo é diferente. Em agência é comum se ter uma planilha no google docs com quem produz o conteúdo.

Independente disso, você pode exportar os dados e você terá todos os posts, com seus respectivos likes, comentários, shares e uma infinidade de outros dados.

É importante você ter uma quantidade de posts semelhantes ao de seus concorrentes e também mostrar isso num gráfico simples de barra.

Uma dica importante: O próprio Facebook diz que quanto menor a quantidade de posts diários maior será o engajamento com seu conteúdo. Os posts precisam de algum tempo para performar e ser visto pela sua audiência. 6 posts por dia no Facebook é muita coisa. Faça testes entre 2 e 5 posts com algumas horas entre eles em todos os períodos (manhã, tarde, noite e até madrugada dependendo do seu público)

4) Maior interação

Aqui, você pode decidir qual métrica usar, junto com seu cliente. Ele prefere que seu conteúdo seja viralizado e muito compartilhado? Filtre seus posts no insights pela viralidade e pegue um top 3 ou top 5. Outra possibilidade é o número de pessoas que interagiram com o post ou o alcance desse post.

5) Mais clicados

Essa métrica é avaliada com os dados dos links que você encurtou. Seja usando o bit.ly, migre.me ou os encurtadores do hootsuite (ow.li/ow.ly) cada encurtador desses te dá a quantidade de cliques. Basta entrar na ferramenta e fazer uma seleção dos posts mais clicados.

6) Tendências e insights

Essa é a parte que você queima massa cinzenta. Analise os posts que foram selecionados anteriormente e veja se consegue encontrar um padrão, ter algum insight que possa ajudar no direcionamento dos posts e do conteúdo dos seus perfis.

Normalmente quem já trabalha há algum tempo com a conta sabe exatamente o tipo de post que mais engaja ou que mais viraliza.

Procure sempre excluir os posts que menos engajaram para testar coisas novas. E mantenha o que dá certo, mas sempre buscando novas formas 🙂

7) Categorias de posts

Esta dica serve para e-commerce ou para qualquer outro segmento em que existe uma subdivisão dos produtos que seu cliente vende. É muito interessante você dizer para ele quais categorias de produtos fazem mais sucesso. Pode ser óculos de sol, eletrônicos ou itens femininos, dependendo, claro, do seu cliente.

Para isso, quando você fizer a pauta, já crie uma coluna para colocar em qual categoria de post aquele assunto se encaixa. Com isso você consegue também fazer um gráfico pizza dizendo quais categorias fazem mais sucesso na sua página, ou no seu blog.

8) Faturamento por mídia social e geral

Use ferramentas como Google Analytics ou o Omniture para definir valores para suas metas de conversão, filtrando assim depois de um mês, tudo o que foi vendido pelas mídias sociais. Basta você taguear os links pelo url tool builder do google. É interessante você filtrar por mídia social, para saber se seu cliente vende mais via Twitter, Facebook ou Google plus.

9) Dados do blog

Como toda boa empresa atuando na internet, sua empresa tem um blog certo? Acesse o google analytics e mostre alguns dados no seu relatório:

Pico de acesso no mês com 1 ou mais posts, palavras chaves que mais usaram para chegar no seu blog, qual a porcentagem dos acessos no site ou no blog vindo das mídias sociais e quanto isso representa no total de visitas.

Para pegar esse último dado, vá em fontes de tráfego no google analytics e filtre por Twitter, Facebook, Google plus, Pinterest etc e some o percentual de acessos de cada um deles.

Isso mostra também a importância de se investir mais nas mídias sociais (com conteúdo de qualidade, adwords e social ads) se os dados estiverem muito baixos.

Uma dica importante: Avalie o SEO do seu blog, olhando a porcentagem de acessos que vem organicamente e a taxa de rejeição dos seus posts.

10) Análise da concorrência

Uma análise da concorrência permite a você identificar quem é e avaliar seus respectivos pontos fortes e fracos. Conhecendo as ações de seus concorrentes, você terá um melhor entendimento sobre que produtos ou serviços deverá oferecer; como poderá anunciá-los de maneira eficaz; e como poderá posicionar sua empresa.

A análise da concorrência é um processo contínuo. Você deve sempre colher informações sobre seus concorrentes. Olhar suas páginas da Internet. Ler a literatura referente a produtos e as brochuras. Experimentar seus produtos. Ver como se apresentam em eventos comerciais.

Tendo todos esses dados em mãos, basta fazer uma apresentação organizada e bonita num powepoint e enviar seu relatório para o seu cliente. Tenha sempre em mente que nem sempre quem vai ver seu relatório entende do seu negócio.

Portanto talvez seja muito bom, ao final de tudo isso, fazer alguns (poucos) parágrafos resumindo os dados que você mostrou. Às vezes, é necessário fazer um tipo de relatório para a diretoria e outro tipo de relatório para o pessoal do marketing ou ainda para o financeiro. Mas isso você vai descobrir, conversando com seu cliente e entendendo a necessidade dele.

COMMENTS

WORDPRESS: 8
  • comment-avatar

    Novo artigo => [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes http://t.co/aLKxbxIoA2

  • comment-avatar

    Novo artigo => [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes http://t.co/POp63vkIYf

  • comment-avatar

    Novo artigo => [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes http://t.co/FaevNf2qaQ

  • comment-avatar

    [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes http://t.co/JIRKAkl1s0

  • comment-avatar

    RT 101startup [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes https://t.co/CRgUCBvUgf #socialmedia #digitalmarketing

  • comment-avatar

    [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes https://t.co/IGjyw8FGgN #socialmedia #marketingdigital

  • comment-avatar

    [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes – https://t.co/0SJDmPBvuX #midiassociais #marketingdigital

  • comment-avatar

    Olá,

    Tentei mandar um email na area de contatos mas deu erro…

    Li o texto de vocês com o titulo [Como] fazer relatórios de mídia social para seus clientes e gostaria de saber se vocês tem cursos sobre o tema. Estou abrindo uma empresa de gerenciamento de redes sociais e gostaria de me especializar na área de relatórios.

    Se não oferecerem cursos, sabem de lugares onde eu possa fazer, ou profissionais que tenham disponibilidade para aulas particulares?

    Desde já obrigada.

  • DISQUS: