[Como] escolher o nome para a sua startup?

[Como] escolher o nome para a sua startup?

A escolha do nome é um passo crítico na formação de uma empresa, porque é nesse momento que você decide o primeiro impacto de sua apresentação. Sigla

Empreendedorismo: meus clientes estão sempre em segundo lugar
[Como] criar campanhas de marketing econômicas
Marketing Digital para Iniciantes: não seja preguiçoso

A escolha do nome é um passo crítico na formação de uma empresa, porque é nesse momento que você decide o primeiro impacto de sua apresentação.

Siglas, abreviaturas, nomes dos fundadores: Há muitas maneiras de chamar as atividades que fundaram, mas ao lado das sugestões oferecidas pela nossa imaginação, podemos trazer algumas pequenas regras “técnicas” para pôr em prática este nome para que ele não seja apenas um conjunto de cartas ou ligações conceituais, mas uma verdadeira expressão da qualidade do trabalho, o que pode nos ajudar a tornar reconhecível o que fazemos.

Que características deve ter o nome da nossa empresa?

Uma análise bem feita descreve o problema de todos os pontos de vista.  Proponho uma interpretação, na esperança de que será útil para muitas startups que abordam o problema da nomeação.

Formação

O nome deve: 

  • Ser simples: ele deve ser curto e com bom  som como “Goo-gle” ou “Zyn-ga”, o ideal é parar em uma sílaba, duas no máximo. A escolha com maior tempo de fonética é indicado somente no caso de palavras que fazem sentido.
  • Exigir o mínimo de esforço: é bom escolher palavras que exijam o mínimo de esforço para ser pronunciada. Como? Tome as palavras em disputa e as pronuncie em voz alta, o que o torna menos cansativo pode ser apenas o melhor!
  • Evite 2.0: O nome deve durar para sempre (assim esperamos!). Portanto, evite seguir os modismos, como o uso do 2.0, o uso de hífens.

viral marketing

Cumprir estas primeiras regras, provavelmente, nos permitirá obter um nome viral, que é fácil de ser executado através do boca a boca.

Significado

É também importante que o nome seja:

  • Curto:O nome da empresa deve ser afastado de objeto social. Conselho estranho, mas a motivação é simples. O mercado é um ambiente altamente instável, isso significa abraçar uma flexibilidade que pode salvá-lo em caso de qualquer giro.
  • Internacional: verificar as traduções para outras línguas, melhor evitar uma tradução como “bolas de frango” em chinês, especialmente se eles não vendem bolas de frango.
  • Sem as conotações negativas: evite nomes com significado potencialmente negativo, especialmente no caso de que você não cumprir a regra. Um nome como “Dívida-legal” Seria terrível para um banco!

Percepção

O nome deve evocar emoções na mente dos usuários e corrigir a imagem precisa, talvez seja inspirador usar metáforas, com o objetivo de envolver todas as áreas do cérebro. Deve, portanto, ser:

  • Single: evitar a escolha de um nome muito semelhante a outra startup “famosa”, poderia criar confusão.
  • Magico: O nome deve ser transferido para o leitor em forma de sensações, sugerindo um quase mágico na mente do consumidor. Quando você pensa em maçã, provavelmente deve vir Iphone, Steve Jobs e Apple a sua mente.

apple

  • Prazer à vista: O nome deve gerar uma imagem muito precisa da companhia: Apple é muito boa nisso.
  • Tenha “cérebro”: imagine conectar o cérebro de uma pessoa com um scanner de ressonância magnética, o nome correto é aquele que envolve o maior número possível de áreas do cérebro.

Logo

Ao escolher a palavra você tem que fazer de acordo com o logotipo que irá representar: a questão é inventar um nome que começa com o logotipo ou vice-versa, escolha um nome que representa um objeto para usar como um logotipo.

  • A partir do logotipo para a palavra,quando na verdade o nome é rastreável a um objeto (ver Apple), o logotipo tem uma velocidade superior! a empresa será sempre identificável, independentemente da presença do texto: olhando para o objeto, sempre vemos o nome da empresa.

E finalmente … Vamos registrar!

Neste ponto já haverá candidatos, talvez nós temos a escolha e é hora de verificar se podemos usá-la.  Daí o nome da nossa empresa será:

  • “Protegivel” melhor se proteger do roubo de nome, em seguida, verificar os registros, pois possivelmente já existirão outras empresas com o nome que você escolheu.
  • Conectado a um domínio: certamente a nossa empresa terá um site e talvez seja uma função muito importante do nosso negócio, por isso lembre-se de verificar se o domínio é claro ou devemos mesmo questionar a escolha inicial.

A última regra, mas não menos importante, sobre o tipo de escolha que estamos fazendo: O nome deve ser pessoal e não uma caricatura de algo pré-existente.

As regras que sugerimos são usados ​​para evitar erros perigosos , mas é importante que a escolha seja ditada primeiro e acima de tudo pelo melhor de nossos aliados: o instinto. 😉

COMMENTS

WORDPRESS: 8
  • comment-avatar

    [Como] escolher o nome para a sua startup? http://t.co/ZEDwyptWU2

  • comment-avatar

    Novo conteúdo => [Como] escolher o nome para a sua startup? http://t.co/At67YMRAKB

  • comment-avatar

    Novo conteúdo => [Como] escolher o nome para a sua startup? http://t.co/I9umBnWkMQ

  • comment-avatar

    Pode parecer simples, mas não é!
    [Como] escolher o nome para a sua startup? http://t.co/THNnaWkOob via @101startup

  • comment-avatar

    [Como] escolher o nome para a sua startup? http://t.co/GnQHZJKcMu #marketingdigital #midiasocial

  • comment-avatar

    [Como] escolher o nome para a sua startup? – #marketingdigital http://t.co/YmvsLZTOlP

  • comment-avatar

    Excelente dica do @brunounix [Como] escolher o nome para a sua startup? – #marketingdigital => http://t.co/BuOhioRBUn

  • comment-avatar

    [Como] escolher o nome para a sua startup? http://t.co/fRH77bOTgY #midiasocial

  • DISQUS: