Como criar um blog pode te ajudar na vida profissional

Como criar um blog pode te ajudar na vida profissional

A primeira pergunta que você precisa se fazer, antes de criar um blog profissional, é: “Eu gosto da minha profissão?” Parece uma pergunta meio óbvia,

O que um Rockstar pode te ensinar sobre Facebook Marketing
O Marketing de Conteúdo e a Geração Info-profissional
Monitoramento de mídia social: como saber o que dizem sobre nós

A primeira pergunta que você precisa se fazer, antes de criar um blog profissional, é: “Eu gosto da minha profissão?”

Parece uma pergunta meio óbvia, mas se você não gosta, ou simplesmente não está satisfeito com a profissão que atua no momento em que resolver criar um blog profissional, dificilmente vai encontrar motivação no dia a dia para pesquisar e estudar antes de escrever sobre os assuntos que propõe. Ou vai fazer de qualquer jeito. E aí, o efeito vai ser inverso.

Em vez de te ajudar, criar um blog profissional vai te atrapalhar. 

Mas, se a resposta for sim, o segundo e mais importante passo precisa ser dado: criar o blog. Independente da plataforma que for usar, no início o mais importante é se preocupar com o conteúdo. Um layout bonito e bem organizado é de suma importância, sim, mas é o conteúdo que vai manter ele vivo e, principalmente, mostrar o quanto você domina sobre o tema.

blog-profissionalBlog: termo simplificado de weblog (web+log), nada mais é do que um recurso que foi criado para registrar suas atividades na internet. O bom e velho diário, só que online.

Então, já que você pode expor sua opinião e registrar conteúdos na internet para todo mundo ler, por que não usufruir de forma positiva na sua vida profissional?

Mantendo um blog profissional você estuda todos os dias

blog-profissional-estudante

Independente da sua área de atuação, quando você decide entrar para o universo da blogosfera profissional, e tratar sobre assuntos profissionais, você é obrigado a estudar e pesquisar todos os dias. Claro, se é que você pretende atualizar o blog, todos os dias.

Não é regra, mas se você não pretende atualizar todos os dias, o ideal é que você deixe claro na sua proposta de conteúdo a periodicidade das atualizações, pois é isso que vai fidelizar e conquistar uma audiência qualificada frequentando e divulgando seu conteúdo.

O blog profissional pode ser o seu melhor curriculum

blog-profissional-curriculum

Se você estuda e faz pesquisas diárias sobre o seu tema de atuação profissional antes de escrever e publicar, mostra que você, além de se atualizar sobre seu mercado, é interessado e domina o assunto. Passa credibilidade para um futuro recrutador de talentos, por exemplo. E isso também é extremamente positivo na construção da sua marca pessoal. Você começa a servir de referência e ajudar outros profissionais.

Explore o networking que o blog profissional vai te oferecer

blog-profissional-networking

Construir um blog profissional, assim como qualquer rede de relacionamento, hoje em dia, deve ser uma via de mão dupla. Você precisa saber se relacionar com outros profissionais de forma madura.

Mesmo que você seja “o cara que saca dos paranauês”, ninguém gosta de um profissional arrogante que se acha dono da verdade.

Construa conteúdo e apresente-o de forma que você possibilite outros profissionais opinarem. Um blog profissional pode ser a melhor forma de você aprender com profissionais melhores que você. Interaja com outros blogs do seu segmento de mercado. Alimente o network de forma saudável, mas não force a barra.

Espero que as dicas tenham despertado algum tipo de insight ou te inspirado de alguma forma. E se você tem algum projeto guardado e precisa de uma força pra começar, a dica é: comece! .

Em breve teremos uma parte dois do mesmo tema.

Um abraço e até o próximo post. 😉

COMMENTS

WORDPRESS: 2
DISQUS: