Como criar um blog corporativo passo a passo

Como criar um blog corporativo passo a passo

Um blog é uma das melhores ferramentas de marketing online que existem para qualquer startup que queira ter uma presença na Internet e fortalecer sua

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Um blog é uma das melhores ferramentas de marketing online que existem para qualquer startup que queira ter uma presença na Internet e fortalecer sua marca, ou para qualquer profissional que queira desenvolver uma carreira.

Inicialmente, os blogs foram usados por pessoas que queriam compartilhar suas experiências, expressar suas ideias, expressar seus pontos de vista, etc., Mas ao longo do tempo, os blogs também foram utilizados pelas empresas, seja para construir e manter uma imagem positiva, fortalecer relações com clientes, promover seus produtos ou serviços, etc.

Hoje, há muitas empresas de sucesso usando um blog, e se a nossa empresa ainda não tem um, estamos perdendo uma boa oportunidade para tirar proveito.

bloggingcorp

Enfim, neste post vou mostrar um guia para os passos básicos que você deve executar para instalar o seu blog corporativo a partir de zero, incluindo as ações que irão ajudá-la a crescer nos primeiros dias:

Etapa 1: Adicionar um domínio

A primeira coisa a fazer é reservar o seu domínio. Apesar de existirem serviços on-line que oferecem domínios gratuitos, não recomendo, se você quiser que o seu blog tenha um mínimo de seriedade. Se é um blog corporativo, é melhor incluí-lo como parte de seu domínio atual, por exemplo, www.minhaempresa.com/ blog. Se vai ser um blog que representa a sua marca pessoal, o melhor é comprar o domínio com o seu nome, por exemplo, www.brunodesouza.com.

Etapa 2: contratar uma hospedagem

Depois de ter seu domínio, você deve contratar um serviço de hospedagem para hospedar seu blog. Minha recomendação é procurar um serviço de hospedagem que é gerenciado com cPanel e que permita instalar seu blog em questão de 10 segundos com um único clique. A minha recomendação pessoal para hospedagem é a Hostgator Brasil.

Etapa 3: Instalar o WordPress

A melhor plataforma para a criação de seu blog é, de longe, o WordPress . Se você já tem um blog em outra plataforma, como o Blogger , o que recomendo a você, como eu faço com todos os meus clientes , é que mude para o WordPress em breve. Se você seguiu o meu conselho, e contratou um serviço de hospedagem , você pode instalar o WordPress com um único clique.

Etapa 4 – Projetar um blog atraente, que identifica a nossa empresa

Uma vez que nós criamos o nosso blog, o próximo passo é obter um design atraente que identifica nossa empresa.

Para fazer isso, incluímos o nosso logotipo da empresa no cabeçalho do blog, perfil “humano” para escrever um comentário, fornecer informações sobre nossos produtos, colocar nossas cores distintas, incluir um slogan, publicar o nosso endereço e números de telefone, etc.

Para executar essas funções, deve se fazer uso de qualquer uma das plataformas mencionadas, há uma necessidade de mais conhecimento em web design, há centenas de milhões de blogs na Internet, e aparecem milhares a cada dia. Portanto, você deve diferenciar-se do resto, e usar um design personalizado que se destaca dos outros blogs. Se você não tem orçamento para um webdesigner personalizar o design do seu blog, o melhor é usar um modelo “premium” para o seu blog, que apesar de ter um custo pequeno, ajuda seu blog a ter um perfil mais profissional e personalizado, com um modelo livre.

Etapa 5: Instalar o Google Analytics

Se você não medir o que está acontecendo em seu blog, você não pode melhorá-lo. É essencial saber o tráfego que você tem, de onde vem, o tempo que um usuário permanece em seu blog, as páginas visitadas, etc.. Para isso, a melhor plataforma de web analytics que há é o Google Analytics , e o melhor de tudo, é GRÁTIS! Registre-se e instale o código de rastreamento para iniciar a análise de tudo o que acontece em seu blog.

Etapa 6: Criar as páginas mais importantes

Antes de liberar seu blog para o público, você deve adicionar algumas páginas para o blog que eu considero essenciais:

  • Sobre mim / nós: Incluir uma página mostrando quem são as pessoas por trás do blog, e quais as motivações e os objetivos que você tem com o blog.
  • Contato: Incluir um formulário de contato para que qualquer leitor possa contatá-lo facilmente. Isto é muito fácil de fazer com um plug-in que incluo no passo seguinte.

Etapa 7: Instale os Plugins fundamentais

Uma das vantagens oferecidas pelo WordPress é que você pode adicionar novas funcionalidades ao blog, muito simplesmente, e sem conhecimentos de programação, utilizando plugins. O mais importante para mim, e eu acho que todo blog deve incluir são:

  • Wordpres SEO: Para otimizar seu blog para os mecanismos de busca.
  • Cforms: Para criar formulários facilmente.

Etapa 8: Adicione links para seus perfis sociais

Hoje, as redes sociais são um orador perfeito para o seu blog, e as melhores ferramentas para fazê-lo crescer. Não se esqueça de deixar claro para os leitores do blog que sua empresa está em canais sociais, adicione links de mídia social de seus perfis na barra lateral do blog.

Etapa 9: Adicione um formulário de inscrição Newsletter

Tenha uma Newsletter que lhe permite se comunicar com os seus leitores de forma mais direta. Então, eu sempre recomendo que você inclua um formulário de inscrição na barra lateral do blog. Os melhores serviços para fazer isso facilmente são Aweber e MailChimp. Outra maneira de criar uma newsletter é usar o feedburner, você pode ver como usá-lo no artigo a seguir:

Etapa 10: Publicar os primeiros posts

Uma vez que nós criamos o nosso blog e temos procurado um design atraente que identifica a nossa empresa, é hora de escrever e publicar nossos primeiros “posts”.

Escrever um “post” em qualquer uma dessas plataformas não é complicado se você sabe usar um editor de texto como o “Word”; basicamente é entrar na seção que nos permite adicionar um “post” novo em cima escrever o título e na parte inferior escrever o conteúdo.

Como regra geral, o nosso “post” deve ser curto e interessante, sempre tendo em mente que os principais objetivos do blog e deve fornecer uma imagem positiva de nossa empresa, e fortalecer o relacionamento com os nossos leitores. Quanto à escrita, é preciso buscar uma linguagem clara e simples (humanizar nossas relações com os nossos leitores e clientes).

Etapa 11: Defina uma frequência de publicação

Um dos fatores principais para ter um blog de sucesso é o estabelecimento de um cronograma para a publicação e manter uma constante base publicação de conteúdo, seja diária, semanal ou mensal.

Etapa 12: Promover o blog

O próximo passo é promover o nosso blog corporativo, ou seja, divulgá-la e garantir que as pessoas o sigam. Atrair seguidores é algo que vem automaticamente com o tempo, desde que o conteúdo seja interessante e de boa qualidade, mas para acelerar o processo um pouco, você pode em primeiro lugar se dedicar a promoção do blog.

Para fazer isso, podemos incluir o endereço do blog em alguns diretórios de blogs, nós também publicar em algumas redes sociais como o Facebook ou o Twitter, outros blogs de tema semelhante, fóruns especializados, Usar o Google adwords, agregadores de conteúdo, etc.

Etapa 13: Comunicar lançamentos de produtos, promoções e eventos

Uma das vantagens de ter um blog corporativo é a capacidade de comunicar o lançamento de novos produtos, o lançamento de novas promoções, ou eventos que a empresa vai participar.

Por exemplo, podemos publicar um “post” em que divulga um novo produto que estamos prestes a lançar, no “post” poderia colocar, por exemplo, data de lançamento, um resumo do produto, algumas imagens, e até mesmo um vídeo.

Ou, por exemplo, poderia postar anunciando a abertura de uma nova loja, no “post” poderia colocar a data de abertura, a localização das instalações, algumas imagens, e um convite para os leitores participarem da sua inauguração.

No entanto, não devemos abusar dessa prática de publicar propaganda, devemos usar o blog como um meio de humanizar nossas relações com os consumidores, e não como um meio de comunicação que nos permite anunciar.

Etapa 14: Respostas para todos os comentários

É importante que você mostre a seus leitores que os leva muito a sério e que dedica algum tempo respondendo aos comentários de cada um deles. É a melhor maneira de interagir com o seu público e assim eles percebem que seu blog é realmente um lugar para conversar.

Etapa 15: Analise o que é dito sobre o seu blog

Ouça o que é dito sobre você em outros sites e redes sociais para que você saiba o que está sendo dito e assim participar da conversa. A melhor maneira de saber quando mencionam você em outros sites é usando o Alertas do Google. Assim, receberá um e-mail todos os dias com os lugares que foram mencionados.

Etapa 16: Mantendo o blog atualizado

Para que o nosso blog corporativo tenha sucesso, deve ser constantemente atualizado, isto é, publicar “posts” e responder os comentários leitores, continuamente.

Publicar “posts” em uma base contínua pode ser complicado no início, mas com a prática você pode publicar várias vezes por semana, é aconselhável ter um projeto onde vamos escrever e planejar o que vamos publicar.

Não devemos nos sentir pressionados a manter o nosso blog, mas devemos ter em mente que quanto maior a taxa de atualização, maior o número de leitores, maior a sua lealdade e, em geral, o blog é o maior benefício para nossa empresa.

Ao seguir estes passos, você deve ser capaz de criar seu blog e seus primeiros leitores. 

COMMENTS

WORDPRESS: 3
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    Olá,
    Meu nome é Fabio, sou gerente de negócio da Inbloog, uma nova empresa de publicidade digital que chegou no mercado,
    criando alguns diferenciais, afim de ser uma das maiores empresas do segmento.

    Trabalhamos com monetização de sites e blogs através de campanhas com Banners (chamamos os donos dos sites e blogs de Publishers).
    Hoje temos 2 tipos de Contas Publishers. Basic e Professional, onde cada uma tem suas formas de ganhos.
    A Conta Publisher Professional, lhe dá a oportunidade de ganhar dinheiro de 13 Formas diferentes.

    Estou entrando em contato para convidar você a uma parceria de negócio.

    Nossa ideia é lhe oferecer uma Conta Publisher Professional totalmente gratuita, em troca de um artigo falando sobre nosso sistema em seu blog.

    Conheça nosso sistema em http://inbloog.com/pb/cadastro e analise a proposta. Caso seja do seu interesse, faça seu cadastro e entre em contato conosco através do email
    fabio.andrade@inbloog.com , estaremos informando os próximos passos.

    Desde já agradeço.

    Fabio Andrade
    Diretor de negócios
    fabio.andrade@inbloog.com
    http://inbloog.com

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    Gostei do artigo direto e objetivo gosto disto parabéns!

    Abraços e sucesso.

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    Um blog corporativo, creio que sempre vai pedir um domínio exclusivo para ter o efeito desejado, a menos que se queira utilizar ferramentas já pré prontas como o autoblogg.com tem, tipo para enviar conteúdo para as redes sociais, etc.

    Abraço!

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