Como criar hashtags eficazes para seu negócio

Como criar hashtags eficazes para seu negócio

"Coloque uma hashtag", uma frase que estamos acostumados. Mais e mais usuários não conseguem ficar sem fazer uso em suas contas socais, por vezes, não

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“Coloque uma hashtag”, uma frase que estamos acostumados. Mais e mais usuários não conseguem ficar sem fazer uso em suas contas socais, por vezes, não tendo nenhum papel inteiramente claro e a utilização adequada do mesmo.

Por outro lado, mesmo para empresas a ciência da hashtag permanece um mistério, então a questão é esta: “Para que realmente servem as hashtags e como elas podem ajudar o seu negócio?”.

O papel principal de uma hashtag, como a palavra hash (Hash) + tag (etiqueta), é rotularcategorizar o conteúdo postado em redes sociais de modo que seja facilmente acessível por usuários.

Introduzido pelo Twitter em 2009, é um dos grandes pontos fortes da plataforma, uma vez que permite dividir os segmentos da comunidade por temas de interesse, bem como destacar uma tendência, ou os tópicos da moda.

Na onda das hashtags do Twitter estão: Instagram, Pinterest, Google Plus e, finalmente, o Facebook a partir de 2013.

Está claro que as hashtags são uma ferramenta indispensável para as estratégias da empresa, abaixo estão algumas dicas para usá-las de forma eficaz, utilizando de forma correta todo o seu potencial.

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1. A regra do KISS (mantê-la curto e simples)

Primeiro, uma hashtag deve ser curta e simples para que possa ser facilmente lembrada e facilitar a busca pelos usuários.

No caso em que são inseridas muitas palavras, é bom distingui-las por uma letra maiúscula para facilitar a leitura.

2. Marca ou sem marca?

A hashtag deve conter o nome da sua marca?

A este respeito, o debate está ainda em aberto, embora as grandes marcas, sem dúvida, têm algo a nos ensinar. 

Grandes marcas como Coca-Cola ou Kit Kat usam hashtag sem o nome da marca, mas sim certas palavras que resumem o conceito de sua imagem ou identidade de marca. 

Hashtags como #thirstoasis de Coca-Cola ou #haveAbreak Kit Kat são um exemplo claro.

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3.Incluir em campanhas de comunicação on-line

Quando você cria uma campanha de publicidade on-line está correto em criar uma hashtag ad hoc.

A dificuldade reside na concepção de um hashtag que representa de forma concisa e direcionada a mensagem de que a própria campanha pretende transmitir aos consumidores.

O papel das hashtags em campanhas on-line é para que você possa ampliar a visibilidade e o Compartilhamento, de fato, graças à hashtag, a comunidade de marca é fortalecida e também facilmente alcança clientes através de várias redes sociais.

4. Poucos, mas bom

Quanto ao número ideal para ser usado, é bom evitar o uso de uma sucessão de hashtag sem fim, o risco, de fato, é que sejam classificadas como spam, e criando confusão na leitura.

Por esta razão, faça o uso de uma forma eficaz, para reenviar diferentes conteúdos em diferentes plataformas sociais.

Em conclusão, é necessário enfatizar o fato de que as hashtags têm um poder e eficácia da indexação diferente de acordo com a empresa utilizou.

COMMENTS

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar

    Esse artigo é muito interessante. Trabalho desde 2010 com marketing digital e esse artigo deixa ainda mais claro como usar hashtag de maneira eficaz nas redes sociais. O que sempre ficou claro para mim é que hashtag é como uma categorização nas redes sociais. Pelo Twitter é mais clara a importância por que eles deixam abertamente para consulta. Já no Facebook, nós não encontramos essa categorização facilmente e os resultados de buscas da rede social também não contemplam.

    Acredito que a efetividade é mais angariada com outras ações de marketing para memorização.

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