Carta para Facebook: nós perdemos o controle

Carta para Facebook: nós perdemos o controle

Fui fazer uma faxina digital em algumas redes minhas e acabei encontrando uma "carta" que escrevi para o Facebook, em 2013, em um blog onde eu falava

O alcance orgânico do Facebook reduziu de novo?
Redes Sociais: a ansiedade do pequeno empresário pelo ROI
Os desafios da produção de conteúdo em vídeo – Ep.05: organização | JobCast 74

Fui fazer uma faxina digital em algumas redes minhas e acabei encontrando uma “carta” que escrevi para o Facebook, em 2013, em um blog onde eu falava de tudo um pouco. A única conclusão que eu tiro do texto é que hoje em dia eu sou uma pessoa menos hater e mais controlada quando vou expor minha opinião na caixinha azul.

Estávamos vivendo uma época de protestos nas ruas, época em que animais estavam sendo resgatados de cativeiros, época onde o ativista de rede social atuava para mudar o país com toda sua fúria ao troca o seu avatar ou tirar aquela selfie sorridente em meio a bombas de efeito moral.

De qualquer maneira, vou reproduzir o texto – devaneio – aqui, sem mudar uma vírgula, pois boa parte do texto ainda faz sentido. Principalmente o final.

Dear Facebook,

Eu entendo que nós perdemos o controle. Eu, você e todos os engajados com qualquer que seja a causa compartilhada na caixinha azul. Eu sei, Mark, a culpa não é sua. A culpa é nossa. Você criou uma rede social, mas não adianta. A tal da inclusão tem que vir depois da educação. A grande verdade é que não estamos aqui preocupados com o que acontece com o mundo, não estamos aqui preocupados com os Beagles, e muito menos com a corrupção (pfff). Com a Brasil? Muito menos. Direitos Humanos? Pula essa parte…

Cansei de manifestante retardado que sai do Facebook e vai pra rua, – sem saber bem o motivo – mas volta pra jogar Candy Crush tomando todinho na zona de conforto diária com o carro do papai na garagem. Cansei de gente anônima.

Não estamos aqui em prol de causa social alguma. Estamos aqui vivendo uma vida perfil, completamente filtrada, onde é fácil ser legal, sincero e super profissional, basta escolher.

Estamos aqui apenas para ganhar LIKES em posts. É complicado assumir, mas sim, NÓS estamos aqui com um único objetivo, que por sinal mostra o quanto nós perdemos o controle: mostrar que somos melhores uns que os outros. EGOÍSMO.

A opinião alheia incomoda. O pessoal dessa caixinha azul aqui tem preguiça de pensar. Discordar é mais fácil.

Cansei. Cansei de gente tentando formular frases super legais para somar likes, e eu não estou fora dessa. Cansei de farofeiro digital tentando ser quem não é. Cansei de todo esse falso moralismo que rola aqui na caixinha azul.

Cansei de gente que não tem argumento, mas que o share de piadinha “meme” faz essa parte – já fiz muito isso. Cansei desse jornalismo barato em busca de likes e sem fontes. Cansei de gente manipulada dizendo que a TV manipula. Pouco me importa se você quer salvar o planeta, pouco me importa se você quer a evolução da ciência, mesmo não entendendo uma vírgula do que acontece nos bastidores dos laboratórios.

Cansei de gente com preguiça de pensar. Casei desse meu post. Me coloquei em prova e vi que é hora de mudar alguns conceitos. Espero conseguir, pois mesmo cansado disso tudo que citei acima, acredito que a falha pode ser nossa ao não conseguir controlar os impulsos emotivos diários. Eu acredito e sei que é possível fazer amigos na caixinha azul, mas é bom ver como isso está – e se está – acontecendo.

Eu não sei se estou preparado para o ano que vem, vai ser um ano “coxinha” demais pra mim, tome essa carta como uma “medida preventiva”, talvez.

Bom, acho que é isso.

Vejo vocês por aí.

😉

Ah, claro, CANSEI desse povo que dá spoiler de Game of Thrones só pra mostrar que viu primeiro.

 

COMMENTS

WORDPRESS: 2
DISQUS: