Branding para blogueiros: 4 dicas práticas

Branding para blogueiros: 4 dicas práticas

Você já pensou sobre o seu blog como uma marca? Hoje vou dar-lhe alguns conselhos práticos para que seu blog seja reconhecível como uma marca. Que ma

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Você já pensou sobre o seu blog como uma marca? Hoje vou dar-lhe alguns conselhos práticos para que seu blog seja reconhecível como uma marca.

Que marca?

Vamos começar com o básico e tentar definir o que é uma marca em português, embora os nossos equivalentes não inclua todos os conceitos do Inglês. Uma marca forte é a identidade de um produto ou uma empresa, que desperta certos sentimentos em quem a vê.

A marca deve ser única, deve ser reconhecida, deve ter uma forte identidade. Uma marca é mágica, como é bem explicado neste vídeo de David Brier , um dos mais populares Estrategista Americano de Branding.

Sim tudo de bom, mas eu gostaria de fazer marca para o meu blog? Não se desespere abaixo de 4 dicas para fazer a marca para o blog. Você está pronto?

Nome e tagline

Você é único. Entre toda a população mundial, que conta com mais de 7 bilhões de pessoas, não há nenhuma outra como você. É, portanto, que entre os milhares de blogs on-line não deve haver outro como o seu. Seu blog deve refletir a sua singularidade. Deve, portanto, ter um nome exclusivo e original que você se lembre facilmente, deve se adaptar a novos horizontes.

Para acompanhar o seu nome deve ter um slogan, uma frase curta, mas intensa, que conta a essência do seu blog. Em poucos personagens, o leitor deve entender quem você é e o que você faz especialmente. O slogan deve dizer os tópicos, quais são as suas áreas de especialização e deve definir as expectativas, o que, naturalmente, então você terá de cumprir.

Fazer um pequeno exercício: descrever seu blog com um Tweet. Você pode descrever a essência de seu blog em 140 caracteres? Pense em seguida, o seu slogan como este: uma breve apresentação e descrição do que nós fazemos.

Identidade visual

Assim como na vida real, também na Web, a primeira impressão é tudo. Aqueles que chegam por acaso, ou melhor, pela busca orgânica em seu blog, precisam ficar fascinado como ele. Você tem cerca de três segundos para levar o leitor a lê-lo e encontrar-se. Três segundos que você tem de melhor uso.

Você deve ter um curso claro, limpo e único estilo visual. O layout, gráficos, fontes e paleta de cores devem refletir a sua marca, a sua identidade. Devem ser estudados e não deixados ao caso. Pense em investir em um layout para uma taxa, em uma personalização e aconselhamento ad hoc. Lembre-se, você só tem 3 segundos para impressionar o próximo jogador.

De todos os aspectos visuais de seu blog preste especial atenção ao cabeçalho do blog. É a primeira coisa que um leitor vê e deve conter o seu logotipo e seu slogan, elementos que devem ser decodificadas pelo jogador em uma fração de segundo.

Estilo

Eu vou repetir-me, mas eu acho que é o que diferencia cada blogueiro, independente do campo: você é único e sua singularidade deve ser refletida em todos os aspectos do seu blog. estilo de escrita deve ser sua marca registrada, para ser a quintessência de sua marca. Eu, jogador devo escolher você, entre todos os outros blogs do setor, porque eu adoro o seu estilo, porque eu amo a sua voz e reconhecê-lo entre mil.

Felizmente não estamos no mundo da moda, onde o estilo você tem ou não tem. Em estilo de blogs você pode encontrá-lo e fortalecer, cargo após post. A escolha das palavras, o tom que você usa, o modo de apresentação do tema e o formato são a chave para o seu estilo.

Faça um tour rápido on-line e analise criticamente os blogs influentes de diferentes setores. Você vai notar um estilo claramente definido no léxico, no tom, na exposição e na formatação. Você vai notar a sua singularidade estilística.

Sociais & Co.

Por último, mas não menos importante: a sua presença social. Se o seu blog é chamado startup101, seus canais sociais terão o mesmo nome. Eu jogador eu tenho que ser capaz de reconhecê-lo e encontrá-lo em todas as plataformas. Eu sei que soa piegas, mas eu lhe asseguro que não é.

nome, o logotipo, a identidade visual do blog devem ser os mesmos utilizados em todas redes sociais. Use a mesma capa, a mesma bio, os mesmos gráficos, obviamente otimizados para canal diferente.

Agora você está pronto para investir em seu blog e torná-la uma marca?

Imagem: The LEGO woman

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