Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade

Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade

Tempestade Cerebral, uma palavra ou conceito que temos ouvido muitas vezes e acima de tudo, usamos.  Brainstorming é uma técnica criativa em grupo ,

Marketing de conteúdo de qualidade para o seu e-commerce
3 dicas que vão ajudar a sua startup nas mídias sociais
SEO, Conteúdo e Mídia social: soluções de Inbound marketing

Tempestade Cerebral, uma palavra ou conceito que temos ouvido muitas vezes e acima de tudo, usamos. 

Brainstorming é uma técnica criativa em grupo , que pretende trazer para fora as ideias para resolver um problema: quando somos confrontados com um dilema que não podemos resolver e uma das melhores maneiras é contar com esta técnica . 

Uma tempestade de ideias que nos ajuda a encontrar a solução.

Brainstorming não é uma atividade trivial como muitos possam pensar. Alguns processos que usamos estão errados e alguns podem mesmo causar danos à criatividade do grupo, em vez de facilitar a descoberta de uma solução. 

Tem sido documentado que o processo tradicional, em que grupos de pessoas se reúnem para dar vazão à sua criatividade, podem estar com defeito e com diferentes problemas como:

  • Falta de preparação: não sabemos as metas do brainstorming com antecedência e, em seguida, chegamos sem saber o assunto.
  • Diferentes contribuições: o brainstorming tende a favorecer a personalidade extrovertida, isso significa que, em muitos casos será apenas o mais “ousado” a expressar opiniões e oferecer mais soluções que os outros, mas cujas soluções podem ser igualmente válidas.
  • Medo de julgamento: “todas as ideias são válidas”!É verdade, mas as pessoas tendem a ser inclinadas para expressar somente aquelas ideias que consideram ser bem recebidas pelo grupo de pares.

Mostrei apenas alguns pontos que podem afetar o processo de brainstorming. Outro também, incluindo a falta de criatividade, mas em qualquer caso, se é que podemos estruturar essa atividade em etapas, podemos gerenciar o processo de uma forma ordenada.

Vamos tentar definir os passos que podem ser utilizados durante uma sessão:

  1. Nós definimos o problema
  2. Nós estimulamos a criatividade
  3. Criamos
  4. Compartilhamos

Problemas? Defini-los para resolvê-los

É inútil iniciar uma sessão de reflexão, se alguns participantes, ou todos, não conhecem o problema! Vamos nos organizar: antes de fixar a reunião (não sou fã de reunião), deve ser enviado a todos os participantes o que será apresentado quaisquer problemas para lidar com eles. 

Uma dica: não seja muito específico. Tente de informar, mas não demasiadamente, de modo a não limitar a imaginação dos participantes. Nós também podemos fornecer, se você acredita, o material de suporte ou orientações, para entender a evolução dos trabalhos e que todos saibam sobre o anterior. 

Ginástica para fantasia

Às vezes, os participantes, após a definição do problema, são convidados a encontrar uma solução, de modo que muitos não sabem por onde começar. Muitas vezes acontece que nós nos concentramos apenas em um aspecto e permanecemos focado no presente. Deve ser capaz, por conseguinte, diferentes interpretações.

  • Perspectiva:oferecer diferentes perspectivas do problema, isso vai transmitir diferentes soluções.
  • Mundos paralelos:os problemas são recursivos, criando assim um mundo paralelo com problemas semelhantes que já ocorreram e você pode ajudar o processo de resolução; nós estimulamos e fornecemos, além disso, diferentes interpretações, por isso, se pode obter mais respostas para o problema.

Os truques para gerar mais ideias

Cada participante deve ser capaz de expressar a sua ideia. Não devemos, contudo, deixar muito espaço para os “gritadores”, e tornar está uma boa solução, após a definição do problema, deixe um pouco de tempo para cada participante pensar por si mesmos para uma possível resolução. Isso permite que mais tarde recolha opiniões de todos e gere mais ideias. 

Outra forma de gerar mais ideias, especialmente diferentes entre eles, é convidar um grupo diversificado de pessoas. Pode se conseguir algumas grandes ideias, não só de pessoas afetadas diretamente, mas também pelas partes interessadas no projeto, que pode lançar luz sobre problemas e soluções, a partir de uma premissa diferente.

Convidar para analisar

Uma vez que as ideias foram geradas, cada pessoa deve ser capaz de compartilhá-las sem qualquer tipo de discussão ou crítica; compartilhe uma vez que você deve ser uma solução com uma breve descrição, talvez em um post-it, e pendurá-lo em um quadro de avisos, ou representá-lo na forma digital, para que permaneça visível e de fácil acesso. 

Uma vez que todas as ideias foram partilhadas, podemos começar a discutir e analisá-las, usá-las para chegar a uma solução. Neste ponto, é possível criticar, uma vez que o brainstorming é um processo crítico que leva a evisceração do problema, e permite uma maior compreensão. 

Aproveitamos a conversa entre os vários membros do grupo, de modo que todas as propostas sejam analisadas e avaliadas.

Estas são apenas algumas das dicas que podemos seguir, para criar um processo baseado na busca de soluções que é funcional e nos permitirá atingir a meta. 

Lembre-se de uma coisa importante, porém: é dito que as ideias propostas representam o melhor ou mais adequado para o seu problema, então é provável que eles não sejam, mas é concebível que graças a elas também seremos capaz de encontrar outra, que permitirá contornar o obstáculo.

 

COMMENTS

WORDPRESS: 6
  • comment-avatar

    Novo artigo => Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade http://t.co/TTrFGUuzTh

  • comment-avatar

    Novo artigo => Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade http://t.co/cbsa4Gh5rm

  • comment-avatar

    Novo artigo => Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade http://t.co/iO7CP9LjOC

  • comment-avatar

    Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade http://t.co/EGlKUWIOAe

  • comment-avatar

    Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade https://t.co/oN9VveBJYj #socialmedia #marketingdigital

  • comment-avatar

    Brainstorming: as soluções nascem de uma tempestade – https://t.co/eNClWXpxKt #contentmarketing #marketingdigital

  • DISQUS: