Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups

Os 6 blocos fundamentais de marketing para startups

Poucas empresas pensariam duas vezes sobre a obtenção de aconselhamento financeiro - mas muitos ainda pensam que podem inverter a ordem e fazer o mark

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Poucas empresas pensariam duas vezes sobre a obtenção de aconselhamento financeiro – mas muitos ainda pensam que podem inverter a ordem e fazer o marketing de si mesmas. Mas às duas coisas mais importantes para uma empresa startup são finanças e marketing, e isso que iremos falar no artigo de hoje.

Um dos pilares fundamentais para um negócio bem sucedido é o marketing. Sem metas dificilmente uma empresa será capaz de entregar a sua mensagem e proposta de valor aos clientes potenciais.

No entanto, no mundo das startups é comum encontrar exemplos onde a técnica consome todo o tempo e orçamento, e só prestam atenção ao marketing quando é tarde demais. Portanto, antes de começar a construir, é preciso criar uma base sólida que suporta todos os esforços subsequentes para ter sua recompensa e que os objetivos sejam alcançados.

analisedemercado

1. Analise seu mercado

Os fundadores de startups sempre estão extremamente motivados e sempre começam a pensar que o mundo inteiro precisa dos produtos que estão prestes a desenvolver. A realidade é muito diferente e apenas algumas pessoas realmente precisam do que você vai oferecer. Portanto, o primeiro passo é parar de pensar que você vai vender para 10% da população da China e identificar o nicho que você pode realmente vender.

Considere os seguintes parâmetros:

  • Tamanho do mercado: Defina o seu alvo, idade, localização geográfica e sexo para determinar o tamanho aproximado do seu nicho.
  • O poder de compra do mercado: por exemplo, não é o mesmo lançar um app para iOS e Android. Os primeiros usuários estão mais acostumados a pagar por aplicativos, enquanto no segundo caso, o pagamento é menos frequente.
  • Competição: investigar a saturação do mercado, número de concorrentes, qual é a sua proposta de valor, preço, etc.
  • Proposição de valor: oferecer ao mercado algo que faz você se destacar?

2. Análise de palavras-chave

Uma vez que você definiu o nicho em que você vai se mover, é hora de criar a lista de palavras-chave. Trata-se de saber o que seus clientes potenciais querem e como você os vai encontrar. Além disso, este conhecimento será muito importante para a sua estratégia de mídia social, conteúdo e SEO.

Comece com uma lista das principais palavras-chave que definem claramente o seu produto. Uma vez listadas, é hora de expandir-se com palavras-chave secundárias. Use ferramentas gratuitas como o Google, UberSuggest ou SEMRush.

3. Definir o sucesso

É uma única métrica para cada partida. Pode consistir em ficar com 500 assinantes cada mês, converter % dos usuários gratuitos para pagar ou gerar receita por X quantidade. O que você define como sucesso / objetivo deve ser realista e faça todo o trabalho em equipe para chegar a esse número.

Outro ponto importante é ser consistente com os objetivos. Não importa como você define o que é importante, mas se eles são viáveis ​​e estão ligados ao crescimento real.

4. Defina KPIs

Que métricas permitirá definir o sucesso? De nada serve utilizar métricas que não dão qualquer informação sobre a evolução da startup. Por exemplo, qual diferença entre 100 e 5000 download? ? 5000 para um milhão?. O problema é que não estão ligados ao crescimento da startup.

Certifique-se que as métricas são mensuráveis e específicas. A ideia é que os KPIs são distribuídos no funil de conversão desde o primeiro contato até rentabilizar.

5. Taxa de Conversão

O próximo passo é começar a medir as taxas de conversão e atribuir valor. Imagine o seguinte:

  • De cada 100 de downloads, 10 se tornam usuários registrados. A taxa de conversão seria de 10%.
  • O próximo passo é determinar quantos usuários registrados tornam-se usuários pagantes. Se a taxa de conversão é de 10% e 10 precisam de 100 de downloads registrados para 1 usuário pago.
  • Portanto, se a aplicação custa US $ 100, cada download é de US $ 1.

Abaixo você pode ver um quadro comparativo mostrando a evolução de duas startus (A e B) e as taxas de conversão significam que a empresa B, com menos transferências, virá a ter um maior crescimento:

valores

  • A taxa de conversão visita / download ao lead qualificado.
  • Taxa de conversão de lead qualificado para o usuário pagante.
  • Valor médio da compra.

Você sempre pode aumentar o orçamento de marketing para obter o maior número de downloads ou visitas se um aumento dessas métricas leva a um aumento no lucro. O desafio é a de aumentar a taxa de conversão e o valor médio de cada utilizador, sem aumentar o orçamento.

6. Defina um orçamento

Uma das questões fundamentais de qualquer estratégia de marketing é o quanto eu posso alocar para a comercialização da minha startup?

Uma vez com o orçamento definido é hora de começar a pensar sobre as ações que vão sair. As seguintes mensagens irão ajudar você a entender algumas das áreas que devem integrar a estratégia de marketing:

  • Networking e eventos
  • PR
  • SEO
  • Mídias Sociais
  • Marketing de Conteúdo

Se há uma disciplina importante para uma startup, é marketing. Não basta apenas criar um ótimo produto que atenda a uma necessidade clara. Deve saber levar o produto ao mercado e criar uma estratégia para evoluir e que irá ajudá-lo a melhorar suas margens e recorrência.

COMMENTS

WORDPRESS: 13
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    O que significa PR nesse contexto?

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      Bruno 7 anos

      Public relashionship = Relações públicas.

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    Paulo Simas 6 anos

    Pessoal, o marketing viral também é uma ferramenta muito importante, deixo aqui a dica de um eBook Gratuito sobre o assunto http://bit.ly/1jRstzT

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