Aplicações Big Data em mídia social

Aplicações Big Data em mídia social

Quando falamos de Big Data, estamos falando de grandes quantidades de dados, servidores e ferramentas superpoderosas. Mas a realidade é que Big Data

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Quando falamos de Big Data, estamos falando de grandes quantidades de dados, servidores e ferramentas superpoderosas.

Mas a realidade é que Big Data não é uma inovação que surgiu de uma startup no Vale do Silício, mas o resultado da evolução de uma disciplina que foi especialmente descoberta em 2014.

Big Data

O volume e a velocidade na qual os dados são gerados, e nossa capacidade de processar, levaram muitas oportunidades abertas para otimizar estratégias de negócios, para tomar decisões.

O problema é que não é fácil. Além disso o volume e a velocidade, de dados são desestruturados.

Para nos dar uma ideia, de acordo com estimativas da IDC, para 2015 que 5.300 exabytes (1 exabyte = 1 milhão de terabytes) de dados não estruturados serão gerados pelos usuários.

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Esta é a razão que as grandes redes sociais estão criando departamentos e / ou aquisição de companhias para fortalecer esta área.

Qual é o problema real das estratégias de mídias social?

Como as empresas estão oficialmente presentes em redes sociais, tem havido dúvidas sobre a real eficácia dessas estratégias.

Existem milhares de artigos sobre a melhor maneira de fazer as coisas, quais devem ser os objetivos de estratégias de mídia social no cálculo de ROI para saber se você pode ou não vender através de redes sociais … as questões discutidas são inúmeras.

Por trás de todas essas discussões, descobrimos que as empresas acabam por não estarem 100% satisfeito com sua presença em redes sociais. Algumas obtém grandes resultados em termos de escopo (alcance) e tráfego, mas poucas exceções, nenhuma traduz suas estratégias em vendas diretas. 

O grande problema da mídia social é a dificuldade em ter uma medição correta e em saber como usar todos os dados disponíveis para otimizar a estratégia.

Ou seja, medir corretamente as ações das empresas e saber como explorar os dados gerados por usuários todos os dias. Lembre-se dos 5.300 exabytes que eu mencionei no início? Para isto quero dizer.

Vamos nos concentrar neste obstáculo “pequeno”.

Qual é o volume de dados gerados pelas principais redes sociais?

Alguns fatos para ter uma ideia:

Estamos apenas no início, e também nós não adicionamos os dados sobre as imagens e vídeos que são enviados (estão dando os primeiros passos no reconhecimento facial) faz começar a sentir uma dor de cabeça, certo?

Não se preocupe tanto, porque capitalizar sobre Big Data em Social Media é difícil, mas não impossível, longe disso!

Por quê? Para isso você precisa saber extrair os dados que você precisa, não analisar tudo para ver o que você recebe. É semelhante, mas o processo de muda completamente (por esta razão, torna-se o número mais importante do cientista de dados).

Como podemos tirar proveito de Big Data em Social Media?

1. As vendas diretas e serviços ao cliente

Usar ferramentas de escuta e monitoramento (não é o mesmo), são relativamente difundidas entre médias e grandes empresas comprometidas com as redes sociais.

Seus usos mais comuns são a reputação de gestão de crises e o estudo do sentimento em relação à marca (nos atributos considerar: marca, produto, preço, concorrência …).

2. Otimizar a nossa estratégia de conteúdo

A grande dificuldade das estratégias de conteúdo é obter o engajamento com suas publicações. Permitindo-lhes alcançar seus objetivos.

Depois de todo o esforço para planejar e produzir, não é alcançado o seu objetivo. O que podemos fazer para otimizar nossa estratégia de conteúdo e melhorar os resultados?

Se combinarmos os dados contidos no nosso site de maior sucesso e da concorrência (Google Analytics ou um semelhante + BuzzSumo), com os interesses declarados de nossos fãs e seus gostos em nosso conteúdo (Facebook)), dispomos de informação suficiente para oferecer conteúdo que cumpra a dupla condição a juros com o propósito de nossa estratégia.

3. Melhorar o relacionamento com os nossos clientes

Quanto mais informações temos sobre os nossos clientes, melhorar deverá ser o serviço, etc. Ainda mais complicado no caso de redes sociais, você pode obter para conseguir grandes coisas.

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