Ambiente Digital: Todo mundo quer ser o “Prefs”

Ambiente Digital: Todo mundo quer ser o “Prefs”

OK, o título foi bem forçado. Reconheço. Tão forçado quanto a forma como algumas empresas estão se aventurando com estratégias de comunicação no Ambie

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OK, o título foi bem forçado. Reconheço. Tão forçado quanto a forma como algumas empresas estão se aventurando com estratégias de comunicação no Ambiente Digital hoje em dia. Exagerar tá na moda e gera clique! 🙂

Mas, hoje não é dia de falar de estratégias matadoras. Hoje o assunto é gestão de marca no Ambiente Digital. Dia de falar da turma criativa do “Social Media”.

É assustador como algumas marcas tem cuidado dessa gestão. É assustador ver a facilidade que o posicionamento da marca é ignorado, e a primeira estratégia genial é ser divertido, usar muitos memes e colocar o planejamento de comunicação da histórico de marca na gaveta.

Não interessa o valor que  a empresa construiu ao longo dos anos, se elas vão pra internet, digamos, o Facebook, por exemplo, tendem a achar que a solução é serem engraçadas, descoladas. Tudo em prol do engajamento, mesmo que esse engajamento não signifique absolutamente nada para a marca e seja completamente irrelevante para o negócio propriamente dito. Não se tem um objetivo claro.

Todo mundo quer ser a prefeitura de Curitiba.

O case da Prefeitura de Curitiba é um case de sucesso, sim, mas não surgiu da noite pro dia e muito menos sem planejamento. Se você tiver interesse, os envolvidos no case gravaram um Webinar falando um pouco sobre a construção do “Prefs”, no Desafios do Conteúdo Estratégico nas Mídias Sociais” . Vale a pena assistir ~ depois de ler o post ~. O “Prefs” sabe o que faz.

Testes, testes e mais testes.

As redes sociais são sim, ambiente que nos permite, e devemos, testar a todo momento. Mas e os 3 P´s do bom senso, onde ficam? E o posicionamento da marca? E a identidade corporativa da empresa, como fica? E o Planejamento de Comunicação?

Não existe receita de bolo. No entanto, se você vai preparar algo, é necessário saber pelo menos o que que vai preparar. Não adiantar você ser uma marca que se comunica e posiciona-se de uma forma, fora do Ambiente Digital, e dentro dele se transforma em outra apenas para ter várias curtidas, visualizações, comentários ou seja lá qual foi o critério indicador que mais agrada quem está pilotado o conteúdo o cliente.

A fórmula é mais simples do que parece: invista em quem tem expertise e que vai planejar a comunicação da sua empresa de forma inteligente e focando em resultados alinhados com o planejamento desenvolvido. Nada em Comunicação Corporativa Empresarial funciona sem planejamento. NADA!

Tanto as agência de comunicação, quanto as empresas que contratam profissionais de Marketing Digital devem ter em mente que a ansiedade por resultados imediatos só vai prejudicar o andamento da gestão inteligente e estratégica do que foi planejado.

E, ainda sim, muitas agências, com medo de perder o cliente, acabam se rendendo ao que o cliente quer e deixando de executar o trabalho como deve ser.

O Ambiente Digital é um mundo paralelo e Marketing Digital não se resume em sites de Redes Sociais. Mas se sua marca optou por estar ali, faça bonito. Atue com responsabilidade. Muito do que vejo por aí, são profissionais criando conteúdo para outros profissionais e esquecendo do cliente.

Ou você está pronto para investir em conhecimento antes de se aventurar no picadeiro social online, e se relacionar com seu público, ou confia e investe em quem está realmente apto a manter o seu negócio com os holofotes certos em cima dele, seja ele pequeno, médio ou grande, conversando com a plateia sem se passar por mais um em uma infinidade deles que vem surgindo.

Quando estamos atuando no Ambiente Digital, estamos lidando com pessoas e pessoas mudam a todo momento. Tenha em mente que, uma vez que você investe em relacionamento com seu consumidor, esse consumidor tende a investir em você. Então por que não investir de forma inteligente?

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