A Tabela Periódica do Marketing de Conteúdo
A Tabela Periódica do Marketing de Conteúdo

A Tabela Periódica do Marketing de Conteúdo

Se você trabalha com Marketing de Conteúdo, essa tabela periódica, fantástica, por sinal, pode virar um excelente acessório de decoração da sua agênci...

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Se você trabalha com Marketing de Conteúdo, essa tabela periódica, fantástica, por sinal, pode virar um excelente acessório de decoração da sua agência/escritório.

Chris Lake, Diretor de Conteúdo da Econsultancy e verdadeiro responsável pelo desenvolvimento da tabela, lista os 7 principais passos iniciais para o sucesso de uma Estratégia de Conteúdo, e brinca, de forma bastante criativa, com os vários elementos da tabela, fazendo uma relação direta com os vários caminhos e estratégias disponíveis para que sua atuação seja objetiva e gere resultados.

Fiz questão de enfatizar que o nome autor da tabela, porque tenho visto algumas agências, não me interesse divulgar nomes por aqui, que se dizem especializadas em Marketing de Conteúdo, simplesmente removendo os créditos reais, e se apoderando do Conteúdo alheio. Algo extremamente antiético.

Quem atua na área sabe que não existe receita de bolo. Existe muito estudo, pesquisa e, principalmente, mensuração no universo do Marketing de Conteúdo.

Além dos 7 passos listados por Chris, existe também uma legenda dos elementos que vão ajudar a definir alguns “indicadores” na sua Estratégia de Conteúdo na hora de planejar.

Achei a tabela bastante útil, mesmo que seja “apenas” um complemento visual, pode ajudar muito na hora de uma reunião de planejamento com a sua equipe de conteúdo.

Confiram a tabela, gentilmente traduzida pelo pessoal do Conteúdo e CIA:

 tabela-1800

Download em alta resolução

Os 7 passos para o sucesso da sua Estratégia de Conteúdo (eles só estão na Tabela original em inglês)

  1. Reserve um tempo para definir a sua Estratégia de Conteúdo;
  2. Defina os formatos ideais que você planeja usar;
  3. Pense quais tipos de Conteúdo vai disponibilizar;
  4. Compartilhe sua ideia através de conteúdo-chave e plataformas sociais;
  5. Acompanhe as métricas-chave para poder mapeá-las e atingir seus objetivos;
  6. Entenda bem sobre os seus Triggers, ou gatilhos sociais, e veja se ele condiz com a sua persona.
  7. Verifique se tudo está OK.


Os elementos da Tabela Periódica do Marketing de Conteúdo, segundo Chris lake, com comentários meus. 🙂

Estratégia

Como diria Michel Porter: “A melhor estratégia começa com a definição correta do objetivo.” A primeira legenda, lista os elementos que você deve se preocupar na hora da sua estratégia de conteúdo. Princípio básico e mais importante.

Formato

Antes de definir a plataforma, liste o formato que mais vai atender a estratégia de conteúdo que você elaborou.

Tipo de Conteúdo

Já que você tem o formato, hora de se preocupa com o tipo de conteúdo que sua marca está disposta a apresentar ao consumidor. lembre-se que você precisa envolver o usuário e, pra isso, é preciso conhecer melhor suas personas.

Plataformas

Segundo a ordem periódica apresentada por Chris Lake, o campo azul claro representa aí a nossa cadeia de elementos que vão possibilitar que sua estratégia de conteúdo se una ao seu consumidor.

Encarnando a ideia criativa de Chris, digamos que a plataforma é o corpo responsável pela entrada do seu estudo químico. São os elementos que vão receber o que você acreditar ser a solução. A mídia. 🙂

Métricas

Como todo experimento, depois dos estudos e das aplaicações, é hora de olhar para as métricas e ver se os indicadores (KPI´s) definidos estão condizentes com o que você planejou para que sua estratégia tenha uma resultado saudável.

Metas

Hora de medir se seu estudo estava certo ou vai precisar mudar alguma coisa na fórmula.

Triggers (ou gatilhos)

Esse é o elemento da sia estratégia, que você acreditou ser ideal para envolver seu consumidor de algumas forma. Se você fez um bom estudo das suas personas, creio que a definição do seus gatilhos não tenha sido tão complicado.

Checklist

Hora de verificar se está tudo OK, ou falta ajustar alguma coisa na sua experiência, para que não deixei a desejar na experiência da sua audiência.

Por hoje é isso.

Até o próximo post. 😉

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