50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 1

50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 1

O que é comum para o trabalho de um Content Manager Marketing e a de Arthur Conan Doyle ? Ambos começam com um whitepaper. Especialmente para um profi

O excesso de informação está atrapalhando você?
Por que o neuromarketing pode mudar a sua vida
Um blog como alternativa ao currículo tradicional?

O que é comum para o trabalho de um Content Manager Marketing e a de Arthur Conan Doyle ? Ambos começam com um whitepaper. Especialmente para um profissional de conteúdo que tem contra ele também o fator tempo: deve preencher esse vazio e rapidamente.

Felizmente, na era da Internet, temos uma preciosa ajuda que o velho Arthur não tinha: uma infinidade de ferramentas que podem ser integradas com o trabalho de criação e distribuição de conteúdo.

Nenhuma dessas ferramentas para Marketing de Conteúdo pode substituir o estrategista de conteúdo: lembre-se sempre de que o cérebro é a ferramenta mais importante neste (ou qualquer outro) trabalho. De fato, alguns instrumentos podem sugar a sua produtividade, obtendo o efeito oposto ao que você quer.

Dica: se você (ou se você não é) um freelance e precisa de dicas para aumentar a criatividade e produtividade de sua rotina de trabalho, você deve começar a partir deste excelente livro: Manage Your Day-to-Day: Build Your Routine, Find Your Focus, and Sharpen Your Creative Mind (The 99U Book Series).

No meu trabalho eu conheci e tenho usado ​​diferentes instrumentos. Então aqui abaixo é a minha lista de ferramentas para o estrategista de marketing de conteúdo, que qualquer Content Manager vai achar útil. Aproveite a leitura!

1 – Produção de conteúdo textual

Minha ferramenta favorita é, sem dúvida, Google Docs e Google Drive, em geral, o meio ambiente. Principalmente porque:

  • Mais pessoas podem contribuir para o mesmo conteúdo.
  • Ele mantém o controle de revisões.
  • Tudo está disponível on-line.

Ultimamente eu aprecio cada vez mais o Evernote que ajuda a organizar as ideias. Isso me ajuda a manter o controle de ideias, notas, links que depois se transformam em conteúdo. Sua principal vantagem está sendo integrada a muitos outros serviços e plataformas.

E se eu encontrar artigos interessantes, mas não tem tempo para lê-los no momento, eu posso os manter a um clique. Outro serviço conveniente, pois muito bem integrado em diferentes plataformas.

Finalmente, muitos conteúdos são pesquisados em inglês, então, recomendo que você conheça a: A ferramenta Readability Test. Através da inserção de um texto como entrada (ou mesmo indicando uma URL) se aplica a este site vários testes de legibilidade de texto. Dando uma pontuação global de seu texto. Para fazer considerações laterais de SEO, geralmente uso a ferramenta Keyword Density do SEO Book.

Lista de ferramenta:

2 – Curadoria de Conteúdo

Os usuários de internet perceberam a visão de muitos escritores de ficção científica dos anos sessenta: uma espécie de memória coletiva, onde tudo é armazenado e onde tudo é acessível. Transformar a informação em conhecimento envolve um processo de elaboração.

A internet tornou figura tão indispensável de um intermediário. No caso da pesquisa “marketing de conteúdo”, o primeiro intermediário é o próprio Google: através de uma série de fatores decide qual página é mais importante. Este é o valor do intermediário: oferece-lhe a oportunidade de poupar tempo, fazendo o login diretamente para que o conteúdo seja mais útil para você.

Mesmo no conteúdo, a curadoria tornou-se indispensável neste processo. É por isso que, além da produção de textos para sua Estratégia de Conteúdo, o seu conteúdo de marketing deve ser focado na Curadoria de Conteúdo. Há um monte de ferramentas com diferentes características. Abaixo estão minhas favoritas.

Dica: quer cuidar da curadoria de conteúdo, mas você precisa de um pouco de dicas, melhores práticas e estudos de caso? Aqui é o artigo para te: http://moz.com/ugc/the-spotlight-on-the-content-curation-best-practices-tools-and-how-to-do-it-right

Lista de ferramenta:

Até agora, a primeira parte das minhas sugestões. No próximo artigo, vou revelar qual é a minha ferramenta favorita para outras operações relacionadas com a Estratégia de Conteúdo e Marketing de Conteúdo, como a busca de conteúdo e distribuição de conteúdo.

Já é um conteúdo profissional de Marketing? A Estratégia de Conteúdo é o seu pão de cada dia? Então, comente e compartilhe as ferramentas que você usa em seu trabalho, será útil para mim e para todos os outros leitores.

Fim da primeira parte.

COMMENTS

WORDPRESS: 3
  • comment-avatar

    50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 1 http://t.co/dnHfOQVx3x

  • comment-avatar

    50+ ferramentas de marketing de conteúdo para sua estratégia – Parte 1 http://t.co/dhoXQvzLqI, see more http://t.co/turwItOwoP

  • comment-avatar

    Amo artigos assim, que me dão idéias e ajudas essenciais para meu trabalho #ContentMarketing #Marketing #Conteúdo… http://t.co/VYmHBvuhNF

  • DISQUS: