5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia

5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia

Vamos supor que eu tenho uma grande ideia, durante alguns dias pesquiso, amadureço a ideia e finalmente percebo que é uma excelente oportunidade para

Um pouco de humor em conteúdo B2B?
8 segredos para escrever mais no blog da empresa
Qual o tempo necessário para escrever um excelente artigo?

Vamos supor que eu tenho uma grande ideia, durante alguns dias pesquiso, amadureço a ideia e finalmente percebo que é uma excelente oportunidade para empreender. Os dias passam e penso que para executar a ideia, preciso de dinheiro, recursos, pessoas que querem trabalhar, etc… mas a minha ideia é tão boa que, tenho medo de mencioná-la, e se alguém a roubar!

 As pessoas que estão nesta situação, são conhecidas como “Empreendedores Gollum ” (referindo-se ao popular personagem do romance” O Senhor dos Anéis “). Eles são empresários que protegem a sua ideia como se fosse o seu maior tesouro.

terideias

Este artigo destina-se a uma grande quantidade de empreendedores. Aqui eu compartilho as razões pelas quais eu parei de ter medo de compartilhar minhas ideias. Estas razões são baseadas em lições que aprendi trabalhando com outras pessoas, participando de vários eventos e se aventurando meus próprios projetos.

Não tenha medo de roubarem sua ideia.

1 – Ideias são inúteis

É algo que eu me esforçava para entender porque grande parte da informação relacionada com o tema do empreendedorismo gira em torno de ideias de negócio, mas a realidade é que nestes tempos de mudança uma ideia não vale nada. Parece duro e existem talvez muitos argumentos para o valor das ideias, mas é muito prejudicial dar as ideias mais valor do que elas merecem.

Recebi vários e-mails de pessoas me perguntando sobre os mecanismos para proteger suas ideias e não correr o risco de serem roubada, mas não há nenhum mecanismo jurídico único para garantir proteção total para as suas ideias, porque uma ideia realmente não vale nada. Certamente existem direitos autorais, patentes, registro de marcas e acordos de confidencialidade, mas uma ideia é extremamente difícil de proteger através destes mecanismos a ser um intangível.

Eu recomendo a implementação da sua ideia o mais cedo possível. Leve a sua ideia e transforme em um modelo de negócio.

2 – Uma ideia na cabeça é como uma planta sem adubo

O medo nos paralisa. Quando o medo de roubarem a nossa ideia é muito forte, nós preferimos deixá-la em nossa cabeça antes mesmo de mencioná-la na frente de outra pessoa, mas, as ideias crescem quando colidem com outras ideias.

3 – Se a sua ideia é boa, talvez alguém já esteja trabalhando nela

Enquanto guardo zelosamente minha ideia, a certeza de que, se realmente é uma boa ideia, em algum lugar seguro no mundo, haverá um grupo de empresários a trabalhar nela.

Minha intenção não é menosprezar suas habilidades criativas, mas convidá-lo a puxar ideias para fora de sua cabeça e começar a trabalhar nelas.

4 – Duas pessoas podem ter a mesma ideia, mas a execução será sempre diferente

O que faz a diferença não é a ideia em si, mas a maneira como é executada, e se alguém tem uma ideia semelhante a sua e você não é capaz de implementá-la melhor, significa que você realmente não merece possuir a ideia. Parece duro, mas essa é a realidade.

5 – Apaixonar-se por a sua ideia faz você “um idiota”.

Este é outro ponto que demorei a entender, mas ao longo destes 5 anos de trabalho tenho notado que quando centramos nosso foco na ideia, cometemos o erro de fechar completamente a nós mesmos para outras possibilidades.

É ótimo que você acredite fortemente em sua ideia ou seu produto, mas olhae para o seu projeto a partir do problema que você está resolvendo ou a necessidade que você está cobrindo e não a partir da ideia, isso lhe dará uma perspectiva muito mais ampla.

Como dizem no filme O Ilusionista:

“Quanto mais perto você olha, mais longe está de descobrir o truque.”

COMMENTS

WORDPRESS: 17
  • comment-avatar

    Novo artigo => 5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/W3i9xKOecN

  • comment-avatar

    Novo artigo => 5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/EzwUyTT6uF

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia: Vamos supor que eu tenho uma grande ideia, … http://t.co/OHkCIvN0rM

  • comment-avatar

    Prezado Bruno,

    Já faz um tempo que vejo o seu site e encontro algumas dicas úteis aqui. Sinceramente acho que esse artigo foi feito especialmente para mim, estava passando por algo parecido ultimamente. Como você pode ver no site que coloquei nos comentários estava fundando uma empresa chamada Pagblogueiros. Eu realmente evitei compartilhar mas mesmo assim umas 10 pessoas já sabiam que eu ia fundar o Pagblogueiros, tudo culpa minha é claro. Porém depois que criei não é mais aquela maravilha que eu pensava. No final é apenas uma ideia como outras, o que vale é o jeito que você executa ela, como você mesmo disse.

    Sucesso!
    Abraços, Émerson Felinto | Fundador e Diretor do Pagblogueiros

    • comment-avatar

      Obrigado peo comentário Émerson!!

      Ideias são ideias!!

      EU mesmo pra executar o startup101 demorei 6 meses, pois queria focar em algo especifico, temos muitos blogs e temos que ter bastante cautela na hora de executar as ideias.

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/OHkCIvN0rM

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/UzBCCexU71 via @101startup #startup

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/sqFBPwy866 #eukolaboro #empreendedorismo #fikdik

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/ZT35Cnumqo #paperli

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/sqFBPwh546 #eukolaboro #empreendedorismo #fikdik

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia http://t.co/xkwoX9S2u9 via @101startup

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia – #startup #marketing http://t.co/UzBCCegR51 via @101startup #startup

  • comment-avatar

    5 razões pelas quais você não deve ter medo de roubarem sua ideia – #marketingdigital http://t.co/UzBCCePvf5

  • comment-avatar
    Luis Fernando 4 anos

    Muito se fala sobre o fato de as pessoas terem medo de mostrar suas ideias de negócio, com receio de terem seu projeto roubado. E o argumento para tirar esse receio é sempre o mesmo: “uma ideia não vale nada, o que vai fazer diferença é a forma que ela será executada”.

    Agora eu pergunto: em qual situação é possível encantar alguém ou algum investidor sem mostrar como a ideia será executada?

    Do jeito que os artigos abordam o assunto, para conquistar um investidor ou pedir opinião de pessoas é só falar em poucas palavras sobre o que é a ideia que todo mundo já vai estar 100% interado sobre o negócio. Isso simplesmente não existe.

    A execução caminha junto e ela pode, sim, ser completamente copiada. Picaretas não faltam, ainda mais se tratando de “Brasil”. É impossível apresentar uma ideia com “cinco” palavras e querer encantar alguém. É a forma que ela será executada que fará as pessoas terem brilho nos olhos e, como é IMPRESCINDÍVEL que os planos de execução também sejam apresentados, o pacote todo pode sim ser roubado por alguém de má-fé (embora seja uma possibilidade um tanto remota).

    Não acho que isso seja, de forma alguma, um fator impeditivo para prosseguir com uma ideia. É indispensável que ela seja apresentada para várias pessoas antes que se comece a escrever a primeira linha de código (em caso de projetos TI) para que se tenha opiniões externas. Infelizmente, ter a possibilidade de a ideia ser roubada faz parte do processo. O negócio é ficar atento aos “Zuckerbergs” da vida.

  • comment-avatar
    Tiago Correia 4 anos

    Obrigado pelo aviso amigo! Estava com esse receio, espero que tudo corra bem. Obrigado mesmo por partilhar a sua experiência.
    Deus esteje contigo
    Abraço!

  • DISQUS: