5 dicas para uma estratégia de conteúdo bem-sucedida

5 dicas para uma estratégia de conteúdo bem-sucedida

Entre blogs pessoais, mídias tradicionais e mídias sociais, está se tornando cada vez mais difícil para as marcas serem capazes de se destacarem entre

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Marketing de Conteúdo: em que nível você está?

Entre blogs pessoais, mídias tradicionais e mídias sociais, está se tornando cada vez mais difícil para as marcas serem capazes de se destacarem entre todos os ruídos de marketing.

Se isto é verdade para grandes marcas, é ainda mais para pequenas e médias empresas que buscam ganhar visibilidade em digital a partir de uma estratégia de conteúdo estratégia

Aqui estão cinco dicas inspiradas no artigo de Jeetu Mahtani , CEO da HubSpot Internacional, dicas úteis no desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo que permite surgir no vasto mar de conteúdo digital.

1 – Passo a passo: não em todos os lugares, mas dentro de um roteiro

Você quer sair para um novo destino, sem um mapa? Provavelmente não. A criação de conteúdo sem uma meta não ajuda nem a empresa nem os clientes. A estratégia de conteúdo deve, portanto, ser alinhada com os objetivos de negócios. Você quer aumentar as vendas? Você quer vender um determinado produto? Você deve identificar claramente o que você quer alcançar e em que momento. Assim como você faz com um roteiro.

2 – “O meio é a mensagem”, como disse Marshall McLuhan: descubra qual metade do alvo

Conhecer o seu público-alvo é uma obrigação, mas também parece um clichê em demasia pelos departamentos de marketing. No entanto, é difícil de pôr em prática. Uma estratégia eficaz de conteúdo deve estudar o comportamento do alvo, ou seja, como e quando consumir conteúdo e o que eles esperam da marca.

Vamos supor que uma marca de carro tem entre seus compradores dois tipos distintos de pessoas: os pais que trabalham e jovens licenciados que compram seu primeiro veículo. A mensagem tem de ser diferente, não apenas em conteúdo, mas também no meio através do qual é transportada. 

Neste caso, significa diversificar e mensagem, a marca do carro poderia criar um manual de condução segura para blogs sobre a paternidade de modo a interceptar o alvo dos pais, enquanto um conteúdo visual posicionado no Twitter são mais propensos a atrair o jovem licenciado.

O conselho é, portanto, de investir tempo e energia para entender por aqueles que compõem o alvo e quais são os conteúdos que mais lhes interessam.

3 – Preencha os espaços em branco: encontrá-los com  Google

Analisar o conteúdo presente (a maioria) não está presente online. Seria aconselhável investir algum tempo na análise dos conteúdos que estão nas primeiras posições de pesquisa no Google, o conteúdo mais compartilhado no social. Você poderia fazer algumas descobertas interessantes, e saber que existem muitas páginas que falam sobre o mesmo assunto deixando descoberto muitos mais.

Aqui, uma escolha inteligente seria a de adaptar-se e preencher esse vazio de conteúdo em primeiro lugar. Você será bem recompensado pelo Google, que irá recompensá-lo com boas posições nos resultados de busca, porque você vai ter criado um conteúdo original.

4 – Excelência não é suficiente: você é incrível

A qualidade do conteúdo deve levar com ele uma promessa. Isso não deve apenas informar o alvo, mas deve entreter e inspirar. O conteúdo proposto deve ser: fácil de encontrar, fácil de ler e altamente envolvente e compartilhável.

5 – A medida do sucesso: tamanho total precisão

É importante identificar métricas específicas para os diferentes tipos de conteúdo. Pelo número de ações para downloads de materiais, ter indicadores de desempenho para determinar o sucesso ou o fracasso, isso é vital para uma estratégia de conteúdo saudável.

A produção e a proliferação de conteúdo é uma grande coisa. No entanto, sem um roteiro claro, objetivos mensuráveis, você corre o risco de estar em uma sala vazia para produzir e distribuir conteúdo em um estado de isolamento.

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