5 dicas para encontrar amigos quando você está iniciando uma startup

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O empreendedorismo é um paradoxo. Se por um lado, ser um empreendedor é incrivelmente solitário (Não existem muitos loucos suficientes para iniciar um

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O empreendedorismo é um paradoxo. Se por um lado, ser um empreendedor é incrivelmente solitário (Não existem muitos loucos suficientes para iniciar uma empresa e, na empresa, não é tudo que você deve compartilhar com a equipe, do contrário, pode assustá-los.). Por outro, devemos admitir que é preciso de networking para ter um empreendimento de sucesso. Afinal, você precisa de network para fazer negócios com parceiros, para contratações importantes, para levantar capital e para um aconselhamento para os momentos difíceis.

E criar essas redes de contatos não é fácil. Mudanças são necessárias para se iniciar uma carreira de empreendedor, às vezes é preciso mudar de cidade ou até mesmo de país. Mas, mesmo que você comece do zero, sem qualquer network, será necessário construir uma realmente valiosa e capaz de ajudar a sua startup a ter sucesso mais cedo.

1 – Junte-se a um acelerador

 Aceleradores de trabalho, para lhe dar conselhos, orientação, algum investimento e, o mais importante, network instantâneo, em troca de uma pequena sociedade em sua startup.

Cada acelerador age de forma diferente. Eles possuem uma parte de sua empresa, então estão literalmente investindo no seu sucesso. Aceleradores de qualidade trarão uma lista de mentores para aconselhar e treinar o crescimento da equipe.

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imagem: http://luckyrobot.com/

Entretanto, sempre há mais empresas e desafios do que mentores e tempo para encontrá-los. Então, tire o máximo de proveito deles, esforce-se para estar sempre em contato com os mentores e construa seu network através dele. Uma orientação continua e capital inicial serão componentes vitais para o crescimento da empresa.

Além da orientação, você terá acesso a investidores que confiam nos Aceleradores para aceitar apenas os melhores talentos. Por que acreditam no programa, investidores estão dispostos a ouvir várias ideias nos dia.

2 – Vá a eventos e converse com outros participantes

 Centros de tecnologia e outros  estão sempre oferecendo eventos ideais para formação de relacionamentos empreendedores.

Só ir ao evento, no entanto, não é o suficiente. Esteja preparado, olhe a lista de convidados, pesquise sobre eles. Pois quando você reconhece um convidado do evento é mais fácil e confiante para se apresentar e consegue fluir uma conversa com ele.

No dia seguinte, dê continuidade de contato com seus novos amigos através de um e-mail amigável.

3 – Procure pessoas que já trilharam o mesmo caminho que você

Quando você vai a algum lugar e precisa conhecer pessoas, procure por pessoas que compartilham da mesma historia que a sua.

Quando for a algum evento do Sebrae, por exemplo, conheça empreendedores. Quando você se apresentar via Linkedin ou e-mail com eles, contar historias em comum torna mais fácil estabelecer uma conexão e fará com que eles te leiam e até mesmo te ajudem.

4 – Comente sobre artigos e blogs influentes

 “Trolagens” na Internet fizeram da leitura de comentários uma prática perigosa para muitos escritores, mas a tendência de comentar não-anônimo, via Facebook, tem feito os leitores mais responsáveis e escritores mais ágeis.

Não tenha medo de ser inteligente na internet, opine em discussões em fóruns online confiáveis. Começar ideias irá ajudar solidificar a sua voz e fará você começar o lento processo de estabelecer-se como um líder de pensamento em sua área.

Estes comentários são grande prática para futuras oportunidades. Estabelecendo sua opinião e crescer mais em relação a outras opiniões na sua área de negócio.

Inspiração e futuros colaboradores, bem como concorrência, são encontrados em toda parte que você presta atenção.

5 – Só. Diga. Sim

Este deve ser o mais importante de todos. Embor, eu não esteja defendendo que você diga “sim” para tudo que atravessa seu caminho, já que é uma maneira de perder o foco e falhar, primeiro pergunte “porque não” quando uma oportunidade aparece para você.

Quando uma oportunidade aparece em sua frente pergunte e concorde rapidamente, pois tal experiência poderá proporcionar e ajudar você a fazer novos relacionamentos profissionais. Saia de sua zona de conforto e se beneficie disso, esteja preparado para dizer “sim”, você nunca chegará a lugar nenhum dizendo “não” por padrão.

As conexões interpessoais são sempre uteis no negócio, ainda mais quando você está iniciando sua empresa. Criar um produto de qualidade é importante, mas entender seu público, concorrência e aliados irá solidificar a presença da sua startup em um novo lugar, em um novo status.

Até a próxima 😉

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