4 passos preliminares para uma estratégia de mídia social

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Um bem sucedido plano de mídia social não envolve apenas empurrar uma mensagem em uma certa rede ou a mesma mensagem em várias redes, mas sim orquestr

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Um bem sucedido plano de mídia social não envolve apenas empurrar uma mensagem em uma certa rede ou a mesma mensagem em várias redes, mas sim orquestrar várias mensagens através de múltiplas redes. Na pesquisa da Wildfire, as empresas que afirmaram estar tendo sucesso em redes sociais estão presentes, em média, em cinco delas. 

Um bom plano é o ponto de partida fundamental para qualquer negócio, especialmente na área de marketing de mídia social.

Algumas semanas atrás, eu expliquei como configurar uma estratégia de mídia social bem sucedidaMas antes de se sentar à mesa e definir a sua estratégia, você precisa de um plano de ação que não vai deixar nada ao acaso. Precisamos saber, mesmo antes de sair, especialmente o que estamos fazendo e se estamos fazendo a coisa certa.

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Assim, existem quatro etapas preliminares fundamentais para a construção de uma estratégia de mídia social bem sucedida.

1. Defina suas metas

Sempre comece a partir de seus objetivos. Não perguntar limites, mas certifique-se de que seus objetivos são claros e definidos mais precisos nesta fase, o que é mais fácil para planejar sua rota e fazer medições precisas sobre a sua realização.

Alguns exemplos:

  • Aumentar a visibilidade e o valor da marca: meta difícil de medir, mas que poderia ligar o número de interações obtidas em um determinado período de tempo;

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  • Criar lealdade: objetivo que pode ser combinado para criar uma verdadeira comunidade com a qual estabelece uma comunicação estável e bilateral, que também pode ser um feedback constante para o seu negócio;
  • Torne-se um ponto de referência: que é conhecer o seu trabalho e os seus conhecimentos em uma área específica, aumentando assim a credibilidade de sua marca;
  • Aumentar as vendas: isso poderia ser feito diretamente nos canais sociais, com a criação de negócio dedicado com a capacidade de rastrear facilmente os números desse tipo de atividade.

Seja qual for o seu objetivo, nunca se esqueça de ligar as medições de padrões e prazos específicos, porque se envolvem em uma atividade sem sucesso medido e é contraproducente e destrutivo.

2. Sempre coincidir com a pesquisa

Depois de ter identificado os seus objetivos, é fundamental realizar uma fase de investigação aprofundada que permite:

  • Identificar o seu público-alvo na web: analisar os dados pessoais das páginas sociais de seus concorrentes, a partir do qual você pode tirar parte do seu público.
  • Pesquisar concorrentes e analisar o que está a trabalhar para eles: nós temos uma variedade de ferramentas, desde o clássico Google Search ao novo  Facebook Graph search. Em qualquer caso, analise cuidadosamente as atividades de concorrentes: você nunca vai repetir os mesmos erros ou dar-lhe ideias sobre a melhor forma de abordar a sua estratégia.
  • Localize as últimas novidades e tendências na indústria: em pesquisas, estudos, manter-se atualizado. E, em particular, estar preparado antes de sair.

3. Seja consistente com o progresso da empresa

Outro aspecto importante a ter em mente nesta fase preliminar é a consistência. Sempre ser consistente a imagem off-line da sua empresa e seus objetivos de negócio. Sua estratégia fora da mídia social deve ser o guia pelo qual passa a criação de sua estratégia online.

Para essa reunião, perguntas, comparações com a gestão de topo são fundamentais. Desta forma, você tem uma ideia clara de onde a empresa deve estar e como a mídia social pode facilitar esse processo.

4. Defina um orçamento

O último, e talvez o mais delicado passo a tomar antes de mergulhar ativamente na criação de sua estratégia de mídia social é a definição de um orçamento. Nesta fase, a questão-chave não é “o quanto você está disposto a gastar? ‘”, Mas sim “o quanto você precisa para investir?”.

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Muitas empresas tiveram um crescimento surpreendente, sem investimento milionários de mídia social, longe disso. Os casos de maior sucesso estão relacionados ao crescimento orgânico acompanhado por gastar algumas centenas de dólares.

A web é um lugar fantástico onde há recursos livres para todos os seus objetivos. Mas você pode crescer organicamente e não é caro apenas contanto que você tiver concluído todas as etapas anteriores de forma consciente: apenas as empresas que sabem o que querem ser e tem objetivos claros definidos podem ter sucesso on-line sem investir um capital .

Obviamente, um investimento mínimo é exigido. Existem ferramentas que você não deve desistir, mas é sempre essencial relacionar a despesa fixada no valor que damos ao nosso tempo.

É de fato desnecessário gastar horas comentando em blogs ou várias páginas diferentes para aumentar a sua visibilidade. É possível investir o tempo na criação de melhores conteúdos, compensando as interações em falta com as ferramentas de publicidade, com um investimento mínimo, que permitem chegar a um número de pessoas potencialmente maiores do que o que poderia ser feito em duas horas de conversa.

Se você sabe como dar valor ao seu tempo social, você vai descobrir qual é o nível aceitável de despesas para este tipo de atividade.

Depois de ter feito os primeiros passos, você pode dar um mergulho na criação de sua estratégia de mídia social. Seja profissional, divirta-se e continue se mantendo atualizado sobre Marketing.

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