Inbound Marketing: 4 formas de gerar mais leads

Inbound Marketing: 4 formas de gerar mais leads

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Anúncios e propagandas são as formas tradicionais de atrair a atenção do consumidor. Seja em comerciais na TV, rádio, impresso ou banners em sites, este tipo de publicidade muita vezes pode ser visto como invasivo e podem ter o efeito contrário.

Porém, esse cenário mudou bastante nos últimos anos. As estratégias mais utilizadas por empresas dos mais diversos portes, sobretudo aquelas que atuam na internet, é o inbound marketing, assunto que abordarei com mais frequência por aqui,  que tem como finalidade atrair o consumidor, convertê-lo, transformando-o em lead e a partir disto gerar demanda para determinado serviço ou produto.

Chamar a atenção dos clientes sempre em sintonia com uma marca é uma tarefa que exige prospecção e planejamento, uma vez que a interação assertiva entre cliente-empresa gera mais confiança na decisão de compra. Diversas estratégias podem ser utilizadas para aumentar a geração de leads e assim impulsionar os negócios da empresa.

A importância do marketing de conteúdo nos dias atuais

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Conquistar novos clientes e mantê-los conectados com a sua marca pode ser uma realidade antes mesmo de o consumidor realizar a primeira compra. Um simples telefone ou formulário não basta para envolver clientes: é preciso ir além disso. Produzir conteúdo relevante e interessante atrai público para o site ou blog da empresa, criando oportunidade para estreitar relacionamento, gerar e nutrir leads qualificados, a fim de atrair oportunidades de negócios.

O que são leads?

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Um lead nada mais é do que um cliente em potencial. Por exemplo: ao entrar no seu site, o usuário vai consumir o conteúdo da sua landing page. Nela, além do conteúdo, é preciso que você ofereça algum tipo de vantagem (pode ser um ebook, kits, webinar, artigos etc.), a fim de convencer o usuário a compartilhar dados e informações, fundamentais para que sua empresa conheça melhor este lead e possa criar um relacionamento mais próximo. Mas cuidado; ofereça algo de qualidade para que o seu consumidor realmente entenda qual a proposta de valor da sua marca.

Em linhas gerais, a lead é todo e qualquer visitante que informe seus contatos em troca de conteúdo relevante e de qualidade. Quanto mais conteúdo especializado o usuário receber, melhor. O modelo de lead passa por diversas etapas: Geração de Leads, Nutrição de Leads, Atingir o Lead e finalmente Vendas.

4 formas de gerar leads para seu site

 

●     Ebooks

Os ebooks são alternativas mais tradicionais para gerar leads em um site. Trata-se de um conteúdo aprofundado sobre determinado tema, permitindo que os tópicos sejam abordados de forma mais completa. Esse tipo de mídia digital é uma excelente forma de oferecer conteúdo valioso para o usuário, além de ser mais econômica, sustentável e interativa.

●     Whitepapers

Os whitepapers são uma espécie de ebook, com uma ressalva: são mais formais e têm um tom mais acadêmico, além de serem mais longos. Esse tipo de conteúdo é valiosíssimo e geralmente é elaborado por experts em determinada área ou assunto. Quem faz o download de um whitepapers deseja acessar informações mais detalhadas, em formato de relatório. São um canal excelente para aumentar a rede de links, uma vez que servem de fontes para outros sites e blogs.

●     Webinar

O webinar é uma webconferência que consiste na apresentação de material ou para transmissão de uma comunicação em tempo real. O objetivo do webinar é promover uma interação entre o palestrante e o ouvinte. Para funcionar, esse tipo de conteúdo necessita de intenso planejamento, além de um bom trabalho de divulgação. A estratégia valoriza a imagem da empresa e é fundamental para gerar leads.

●     Amostras

Outra forma de atrair clientes em potencial é oferecendo amostras gratuitas para o usuário. Oferecer 15 dias de serviços grátis é uma maneira prática e convidativa de aproximar o cliente de determinada marca. Empresas que comercializam softwares ou plataformas têm apostado em trials para fidelizar clientes, que têm a oportunidade de experimentar os serviços de determinada empresa.

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